Outubro chega com festas do espumante e da cerveja

Fenachamp anima Garibaldi (RS) e Oktoberfest agita Blumenau (SC). Saúde!
01 de Outubro de 2019

Desfile reúne adultos e crianças Desfile reúne adultos e crianças (foto: Divulgação - PMB )

O mês de outubro será de muitos brindes no Sul do Brasil! Enquanto em Garibaldi (RS) a Festa Nacional do Champanhe agita o Parque da Fenachamp entre os dias 03 e 27 de outubro; em Blumenau (SC), é o chopp quem anima os fãs da festa mais alemã do país, a Oktoberfest! De 09 a 27, o Parque Vila Germânica e a Avenida XV de Novembro ganham shows e desfiles regados a muita cerveja.

Mais que brindes
Na cidadezinha gaúcha, a festa do champanhe celebra não só a bebida, mas também a história dos colonos italianos que mantém viva a tradição do cultivo de uva e vinhos, desde o século 19. 

Espumantes para todos os gostos!Espumantes para todos os gostos! (foto: Rafael Atz)

Na programação, além de shows, cursos de harmonização, feira comercial e delícias da cozinha da mama, um ritual anima os visitantes – o Sabrage Coletivo: seguindo a tradição francesa, para comemorar suas vitórias, Napoleão Bonaparte realizava a degola das garrafas de champanhe com um único golpe de seu sabre.

Hoje, o espetáculo de destreza, cultura e sincronia, é um dos pontos altos da Fenachamp, reunindo mais de 200 pessoas dispostas a abrir as garrafas de maneira esplendorosa!  

Sabrage Coletivo é espetáculo imperdível!Sabrage Coletivo é espetáculo imperdível! (foto: Divulgação)

Além de apreciar (o participar!) do Sabrage, vale a pena passear pela Vila Típica, um espaço rústico que reúne diversão, comida e cultura – aproveite para pegar uma taça de espumante de vinícolas como Chandon, Salton e Peterlongo e flanar por lá! O ambiente ao ar livre também oferece shows folclóricos e feirinha de produtos coloniais e artesanais.

Aproveite para se hospedar na cidade e degustar as bebidas sem preocupação. Veja aqui as opções de hotéis e pousadas em Garibaldi.   

Prost!
Blumenau é sinônimo de folia no mês de outubro, quando acontece a segunda maior festa da cerveja do mundo. O cenário do evento é o Parque Vila Germânica, onde cerca de 500 mil pessoas circulam pelos três pavilhões em busca de chopp gelado, pratos da culinária alemã e muita diversão, garantida pelos concursos e apresentações de bandas de música e de danças típicas.

Chopp é combustível para turistas e moradores!Chopp é combustível para turistas e moradores! (foto: Marcelo Martins - Sectur Blumenau)

Aos sábados (16h) e às terças, quartas e quintas (19h30), o burburinho agita a rua XV de Novembro, cenário dos tradicionais desfiles das fanfarras, dos carros alegóricos e do bierwagen (carro da cerveja), que distribui bebida de graça. 

É o esquenta para seguir para a ponto alto da festa, que acontece todos os dias no Parque Vila Germânica, a partir das 18h (abertura dos pavilhões) e segue até às 5h nos fins de semana (durante a semana, o horário de encerramento é variado, entre meia-noite e 3h). Por lá, a cervejaria oficial é a Eisenbahn, que oferece inúmeros estilos - Pilsen, Dunkel, Pale Ale... 

Brindes à boa mesa
Para dar conta de tantas horas de festa e de degustações, os pratos típicos alemães enchem os olhos da turma: Apfelstrudel, Drumet Crocante, Pato com Repolho Roxo e Purê de Batata, Eisbein, Torta Alemã... 

Para quem quer degustar os comes e bebes típicos com mais tranquilidade ou fora da hora do burburinho, o Parque abre as portas da praça de alimentação e da Eisenbahn Biergarten, onde rolam alguns shows, às 11h. 

O "carnaval fora de época" dura 17 dias e teve a primeira edição em 1984, inspirada no evento que movimenta a cidade de Munique há mais dois séculos. 

Para não ficar de fora da folia é recomendável fazer reservas de hospedagem com antecedência - veja aqui as opções de hotéis em Blumenau - assim como comprar ingressos para a Vila Germânica. Quer desconto? Vá com um belo traje típico ou fique de olho nas datas em que a entrada é gratuita!


Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©