48 horas em Lençóis Maranhenses

Por André Babilônia, jornalista convidado
13 de Setembro de 2016

Belo rio é emoldurado por buritis Belo rio é emoldurado por buritis (foto: André Babilônia)

Um dos destinos mais belos que conheci dentro do Brasil, os Lençóis Maranhenses ficam a 257km da capital de São Luís. Os Lençóis são conhecidos, principalmente, pelos desenhos, quase que póeticos, formados pelas bancadas de areias e lagoas de cores exuberantes. Mas não são apenas estes dois atrativos que o local compreende. Um dos rios mais importantes do Maranhão, o Preguiças, abriga um verde sem igual e, em suas margens, além dos burutis (uma especia de palmeira típica), é possível apreciar variados animais silvestres. Porém, o verdadeiro espiríto desta viagem fica com a gentileza e humildade de seus moradores que, com certeza, vão conquistar você. 

Sexta-feira
Desembarque do avião, embarque no transfer. Destino: Barreirinhas. O trajeto do aeroporto  até a cidade base para os passeios aos Lençóis leva em torno de 3 a 4 horas de carro.  A estrada, um pouco castigada, corta diversos municípios e povoados, que já acenam pela simplicidade da região. Se o cansaço não bater, ao chegar em Barreirinhas, arrisque um passeio na pequena orla do Centro da cidade, que beira o Rio Preguiças. O ponto turístico possui alguns restaurantes, entre eles o Canoa e o Bambaê, oferecendo o melhor da comida maranhense, à base de frutos do mar. 

Sábado
Manhã
Programe seu passeio com atencedência, de preferência antes de viajar. Ou, ao menos, estipule um roteiro para não perder tempo. As opções são diversas e as empresas de receptivo também. Todos os passeios são realizados em veículos 4x4. Apesar das inúmeras lagoas, a minha dica é aproveitar o dia para conhecer a mais bela de todas, a Lagoa Tropical. Apesar do nome no singular, a Lagoa Tropical é formada por centenas de lagoas com cores que variam do azul ao verde, do jade a esmeralda. Para chegar a este paraíso, é necessário embarcar em uma pick up, atravessar o Rio Preguiças de balsa, voltar ao veículo e prosseguir por um caminho de areia com muitas sacudidas e diversão. 

Tarde
Após os banhos refrescantes, é hora de partir. O destino é Canto de Atins. Simpático vilarejo conhecido, principalmente, por sua gastronomia. No caminho é possível ver a variedade de frutas tropicais e animais típicos como cabras e bodes. Chegando ao destino, a única obrigação é provar a especialidade da casa, ou melhor, das casas. Você pode optar pelo famoso restaurante Camarão da Luzia ou pelo Restaurante do Antônio - ambos servem os deliciosos e enormes camarões grelhados. Antes de retornar para Barreirinhas, ainda dá tempo de um mergulho no mar. 

Noite 
Fim de tarde, chegar da noite. Se tiver dinheiro sobrando e disposição, não deixe de viver a experiência de sobrevoar o Parque dos Lençois Maranhenses de monomotor. De lá, é possível avistar toda exuberância das lagoas e dunas ao anoitecer. Lembrança que ficará para a história e dará uma selfie bem badalada! E se bater fome, prove os deliciosos super hamburguers de carne, calabresa e bacon do Hôrras Lanches, no bairro residencial de Ladeira.

Domingo
Manhã 
Para sair um pouco do sacolejo dos 4x4, a dica é um belo passeio de voadeira pelo Rio Preguiças até a comunidade ribeirinha de Caburé. A exuberância do verde e os caminhos sinuosos deste majestoso rio, levará você até a pacata Vassouras, onde a atração principal são os macaquinhos que ali habitam. Tirar fotos com eles não é nada fácil. Sem banana, nada feito! Mas é bom ter cuidado, pois nem todos são dóceis.

Tarde 
Após este pit stop, a direção é o Farol de Preguiças. São 160 degraus até seu topo. Apesar de cansativo, a vista compensa o esforço. De um lado, o rio. Do outro, o oceano. Com direito a visualizar os Grandes e Pequenos Lençóis. Não deixe de provar os sorvetes caseiros com frutas locais, com destaque para o de bacuri. 

E vamos ao destino final: Caburé. Ao chegar, vá direito a um dos restaurantes locais para solicitar a sua refeição, que levará em torno de 45 minutos. Enquanto isso, aproveite para andar de quadricíclo, veículo muito comum na região. O aluguel de 30 minutos é suficiente para percorrer a praia e ver de perto o Rio Preguiças encontrando com o mar.  

Noite 
Hora de partir novamente para o ponto inicial desta aventura – o aeroporto. Se der tempo, fique um dia em São Luís. Apesar de um pouco abandonada, a cidade guarda belas construções do período colonial, com destaque para as influências espanholas e portuguesas. 

Dicas importantes
. Confira o tempo em Barreirinhas antes de ir, pois as lagoas secas ou quase vazias não são tão belas. São Luís chove muito, mas em Barreirinhas a chuva nem sempre chega, o que prejudica um pouco
. Roupas leves, protetores, repelentes e chinelos são os mais indicados. Esqueça os sapatos fechados e saltos. Você não vai utilizá-los 
. Prove de toda gastronomia local, incluindo sorvetes, frutas, sucos e bolos. São sabores que, dificilmente, você vai encontrar em outro estado do país 

Fotos
Lagoa Tropical, Rio Preguiças e Restaurante do Antônio - André Babilônia 
Aérea - Secretaria de Turismo do Maranhão 
Planeje sua ida para Lençóis Maranhenses


Andre Babilônia

Brasiliense, carioca de criação e jornalista. Tem o coração divido entre o Rio e Vancouver, no Canadá, onde viveu por quatro anos. Futuro blogueiro de viagem, quer explorar os quatro cantos do mundo onde a natureza esteja sempre presente.

Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©