Turismo Consciente: respeite as regras e seja bem-vindo!

Portal tem informações úteis para viagens ao estado do Rio
17 de Agosto de 2020

Em locais públicos, não deixe de usar máscara! Em locais públicos, não deixe de usar máscara! (foto enviada por Natalia)

Para facilitar a vida dos turistas que pretendem curtir os variados destinos do estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Turismo lançou uma iniciativa bacana: o portal Turismo Consciente. Lá, é possível acompanhar, em tempo real, a situação de dezenas de cidades do estado nas questões relacionadas ao lazer. 

Em tempos de “abre e fecha”, as informações reúnem dados fundamentais para os visitantes como acesso (se há barreiras sanitárias e quem pode passar por elas), o que está funcionando (restaurantes, hospedagens, comércio, praias, pontos turísticos) e como está funcionando (parcialmente, sem restrição, etc...).

Na página, há ainda uma lista com os estabelecimentos que receberam do governo o certificado de biossegurança "Turismo Consciente", concedido pela Setur e desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e representantes do trade turístico. 

O site traz ainda o manual “10 Mandamentos para o Turismo Consciente”. Ele apresenta regras e boas práticas a serem adotadas pelas empresas.

Respeite as regras!
Está todo mundo cheio de vontade de sair por aí, viajar para uma praia, curtir um mergulho... Com a reabertura dos destinos turísticos, o sonho vai, aos poucos, tornando-se realidade. Porém, o visitante precisa saber que há muitas regras e protocolos a serem seguidos, além de muitas restrições e, claro, bom senso.

Antes de cair na estrada, não custa lembrar que algumas das cidades turísticas mais concorridas do país estão no interior, onde o sistema de saúde costuma ser limitado, quando não é precário. É nessa hora que entra a empatia, o cuidado com o próximo – nesse caso, com os moradores locais. 

Não deixe de usar máscara em locais públicos (obrigatório em muitas cidades, graças a decretos municipais), manter o distanciamento entre as pessoas e higienizar as mãos sempre que possível. Siga as regras estabelecidas pelos órgãos sanitários do destino onde você está passeando. Isso é educação.   
Para caminhar nas praias de Búzios (RJ) é obrigatório o uso de máscaraPara caminhar nas praias de Búzios (RJ) é obrigatório o uso de máscara (foto: Gracie Croce)

Lembre-se de que os profissionais que estão trabalhando nos hotéis, pousadas, bares, restaurantes, comércio, pontos turísticos... fazem parte de segmentos econômicos que estão entre os mais afetados pela pandemia. Respeite-os, muitos não tem a opção de ficar em casa, assim como os profissionais essenciais (saúde, segurança, serviços púbicos). 

A curva da doença no Brasil estabilizou – em um número altíssimo de contaminados e mortos -, mas não achatou. Informe-se sobre todas as regras obrigatórias para os cidadãos, seja morador ou visitante, no seu destino de lazer. Colabore e seja sempre bem-vindo! 


Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©