Aberta a temporada para avistar baleias

Praias do Nordeste, Sul e Sudeste se preparam para receber as ilustres visitantes
06 de Junho de 2019

Mamíferos fazem a festa de nativos e visitantes na Praia do Forte Mamíferos fazem a festa de nativos e visitantes na Praia do Forte (foto: João Ramos - Bahiatursa)

A temporada de observação de baleias vai de junho a novembro nas praias de Santa Catarina e de julho a outubro no litoral da Bahia. Aproveite as férias para curtir os espetáculos, que acontecem em alguns dos cenários mais cobiçados do país: Praia do ForteMorro de São PauloPraia do Rosa, GaropabaImbituba...

No Sul da Bahia, as embarcações para avistar as jubarte partem de Caravelas e Alcobaça, portas de entrada para o Arquipélago de Abrolhos. Santuário natural, o parque marinho é uma das paisagens preferidas das baleias para namorar, cuidar dos filhotes e dar shows acrobáticos, com direito a saltos e piruetas. Ainda na Bahia, o espetáculo pode ser observado em embarcações que partem de praias de Salvador

Baleias franca dão show na Praia do RosaBaleias franca dão show na Praia do Rosa (foto: Markito)

Já no litoral de Santa Catarina, a observação das baleias franca é bastante tranquila, uma vez que nos meses de inverno as praias ficam praticamente sem banhistas (e lotadas de surfistas!). 

Na Praia do Rosa e em Garopaba, os animais podem ser vistos dos costões rochosos que contornam as praias da região. Não esqueça o binóculo!

Sudeste também se prepara!
Algumas praias da região Sudeste também se organizam para fazer passeios de observação das baleias. Em Arraial do Cabo (RJ), os tours são acompanhados por biólogos e, além do barco, o roteiro oferece a bela trilha do Pontal para ver os cetáceios do alto. Aproveite o passeio até Arraial do Cabo para conhecer algumas das praia mais bonitas do Brasil, como a do Farol, do Atalaia e Forno, com águas cristalinas.  

Em Vitória, passeios encantamEm Vitória, passeios encantam (foto: Amigos da Jubarte)

Já em Vitória (ES), a observação é organizada pelo Projeto Amigos da Jubarte. Para curtir a experiência, basta se cadastrar no site e informar a data pretendida para o passeio. As saídas regulares acontecem aos sábados e domingos (dependendo das condições climáticas). A duração prevista é de 6 a 8 horas. É recomendável tomar remédio para enjoo. 
Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©