48 horas em Foz do Iguaçu (PR)

Por Marília Wolff
25 de Maio de 2017

Para entrar, mulheres precisam usar véu Para entrar, mulheres precisam usar véu (foto: Helcio Alves)

O que fazer em Foz do Iguaçu? Localizada na tríplice fronteira, a cidade paranaense é um excelente ponto de partida para visitar os vizinhos argentinos e paraguaios com facilidade. 

Dá para conhecer Foz em um fim de semana? Não é pouco tempo? Sete dias seriam ideais para conhecer a região, porém, em um fim de semana é possível fazer programas diversos que fazem valer muito a viagem. 

A cidade é famosa, principalmente, por conta das Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das Sete Maravilhas da Natureza, que correspondem a um conjunto de mais de 275 cascatas rodeadas pelos parques nacionais do Brasil e da Argentina. Além disso, a Hidrelétrica Itaipu Binacional (Brasil e Paraguai), a maior geradora de energia renovável do mundo, é aberta a visitação.

Para circular entre as atrações e as cidades vizinhas há transfers privados, mas também é possível fazer tudo de ônibus - urbano e internacional. Foz não é tão grande e as distâncias até Ciudad Del Este e Puerto Iguazú não chegam a 30 minutos.

Sexta-feira
Tarde
Para quem tem pouco tempo, a dica é fazer um city tour. O Sightseeing é feito em ônibus panorâmico e circula por várias atrações como Templo Budista, Mesquita Islâmica, Hotel Cassino e Marco das Três Fronteiras. Não deixe de descer em alguns pontos, entre ele, o Templo Budista, um lugar calmo, de muita paz, com estátuas belíssimas representando os mais diversos Budas. A tranquilidade do local induz a uma parada reflexiva sobre a vida e seu significado. 

Conhecer uma Mesquita Islâmica foi algo inusitado nessa viagem. Apesar de ser católica, sempre tive curiosidade de conhecer uma mesquita. As mulheres devem entrar de calças e usar um véu (as peças estão disponíveis para empréstimo na recepção). Já o Marco das Três Fronteiras é um lugar interessante, vale a visita pela simbologia.

Noite
Para o jantar, uma boa pedida é a Churrascaria Rafain Show. No cardápio, muitas carnes nobres. Mas, além da refeição, a casa oferece uma interessante programação. O show Latino Americano, faz uma viagem pela cultura e o folclore de oito países - Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Uruguai, México, Argentina e Brasil. Vale a pena! 

Sábado
Dia
O sábado é dedicado às compras em Ciudad Del Este, no Paraguai. Se for a sua primeira vez por lá, fique atento pois tem muita coisa falsa. Esta fama do país já é bem conhecida, então, evite os camelôs. Prefira as lojas dos shoppings como o Del Este, o Paris e o China, além do Cell Shop. Eles são divididos em vários setores, facilitando na hora de procurar roupas, malas, cosméticos, perfumes, brinquedos, chocolates, bebidas e produtos eletrônicos. 

Noite 
As agências de passeios de Foz vendem pacotes para curtir a noite de sábado na "La Feirinha”, em Puerto Iguazú, na Argentina. É um pequeno centro comercial popular, frequentado por moradores e turistas que se espalham pelos pequenos bares. Escolha um deles, ou siga para os restaurantes nos arredores. Vale a pena comprar produtos regionais na feirinha, como queijos e azeitonas.

Domingo
Manhã
Reserve a o domingo para se encantar com a beleza exuberante das Cataratas do Iguaçu e da região. Visitar o parque nacional é uma experiência única de imersão na natureza. A trilha até as cataratas é bem tranquila e o visual é sensacional. É indescritível a sensação quando nos deparamos com a imensidão das quedas d'água do Rio Iguaçu. Tendo tempo, recomendo visitar também o lado argentino do parque.

Não deixe de levar (ou comprar no parque) repelente, capa de chuva (você vai se molhar quando chegar perto das quedas), capa para proteger o celular, água e um lanchinho. Informe-se sobre as atrações incluídas no ingresso do parque, caso tenho interesse em fazer outras atividades - nem todas estão incluídas.

Tarde
Na sequência, a visita é o Parque das Aves, um passeio imperdível para crianças e adultos e próximo das Cataratas. O espaço abriga mais de 1300 aves de 143 espécies diferentes. A diversidade e a interação com os animais é muito interessante. 

Noite
Para quem ainda tem mais um pernoite em Foz, a dica é relaxar no Rafain Chopp - as mesas na calçada são as mais disputadas para degustar as comidinhas de boteco. Também casual é o Capitão Bar, com ótimos drinks e um ambiente mais aconchegante para curtir a dois.

Fotos
Paraná Turismo (Cataratas - passarela)
Helcio Alves (Mesquita Islâmica, Ciudade del Este e Cataratas)
Marcos Labanca (Marco das Três Fronteiras)
Dário Correia da Silva (Parque das Aves)

Planeje sua ida para Foz do Iguaçu


Marília Wolff

Radialista e devota de Nossa Senhora Aparecida, depois de aposentada trocou as notícias pelas artes - criar mini oratórios e imagens do Divino Espírito Santo são sua nova praia. facebook.com/mariliawolff6

Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©