Viagens e exercícios

Caminhar e pedalar são as melhores atividades
22 de Maio de 2018

Pôr do sol é um convite para pedalar em Ipanema Pôr do sol é um convite para pedalar em Ipanema (foto: Pedro Kirilos - Riotur)

Em um país enorme como o nosso, longas viagens – de avião, ônibus ou carro - são comuns, assim como a garantia do cansaço ao chegar no destino. No caso de um voo, ainda tem a pressão e o ar seco das cabines. 

Algumas dicas podem ajudar a evitar a fadiga e a começar as férias com muita disposição. Mesmo para quem encarou uma viagem de carro ou ônibus de Brasília (DF) para Salvador (BA); ou um voo de Porto Alegre (RS) para Manaus (AM)! 

A principal orientação é fazer exercícios antes, durante e depois da viagem. No avião, o recomendável é se movimentar a cada duas horas. Viajando de carro ou ônibus, é sempre indicado aproveitar as paradas para esticar as pernas e se alongar. Hidratar-se também é fundamental.  

Pé na praia, no asfalto ou no pedal
Uma vez no destino, a principal dica é exercitar-se o máximo possível. Um das atividades mais tranquilas é fazer caminhadas, ou seja, conhecer as atrações e os pontos turísticos a pé. Para quem está em cidade de praia, não será sacrifício nenhum andar pela areia ou pelo calçadão, admirando a paisagem ou pulando de uma praia para outra, o que pode ser feito em João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) ou Pipa (RN).

Caso os pontos de interesse fiquem longe uns dos outros, vale alugar uma bicicleta, atividade bastante comum em cidades como Rio de Janeiro – a capital carioca tem cerca de 450 km de ciclovias, além de trilhas que levam a mirantes como a Vista Chinesa; e Recife (PE), onde aos domingos rola a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, com 36,5km de faixa exclusiva para bicicletas, skates e patins, todas seguindo para a bela Zona Portuária. 

Brindes e degustações
No Sul, as boas são as pedaladas pelo Vale da Cerveja, nos arredores de Blumenau (SC); e no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), com roteiros que levam ao Caminhos de Pedra ou às vinícolas. Em um vale ou no outro, as degustações e os brindes estão garantidos! Também Curitiba (PR) oferece ótimas rotas, afinal, são 120 km de ciclovia, motivo perfeito para abrir mão de táxi, uber, ônibus ou carro alugado. 

Independente da atividade escolhida (a pé ou de bike), não esqueça de levar uma garrafa de água e evitar os horários de sol a pino. Para ajudar a queimar as calorias que sempre se ganha em viagens, prefira as escadas aos elevadores e escadas rolantes, seja no hotel, nas atrações ou nas estações de metrô. Xô, preguiça! 

Fotos
Pedro Kirilos / Riotur (Bike/RJ)
Cacio Murilo (Praia de Tabatinga/PB)
Divulgação Dallonder (Bike/RS)


Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©