Como funcionam as gorjetas no Brasil e no mundo

Costumes diferentes na hora de pagar a conta em restaurantes ou corridas de táxi
21 de Maio de 2019

Bandeira 2 é usada mesmo durante o dia no  bairro de Santa Teresa, no Rio Bandeira 2 é usada mesmo durante o dia no bairro de Santa Teresa, no Rio (foto: Pedro Kirilos - Riotur)

Táxi, restaurante, hotel... alguns serviços costumam ter gratificações diferenciadas mundo afora e que muitas vezes passam despercebidos pelos turistas. Que tal ficar atento ao assunto quando estiver seguindo para seu próximo destino de férias?

Acostumados com os 10% incluídos nas contas dos restaurantes em nosso país, os brasileiros acabam esquecendo que a prática não é comum em outros destinos. Entre eles estão Estados Unidos, Canadá, Argentina, Itália e África do Sul, onde a gorjeta não vem na conta e os funcionários aguardam ansiosamente por ela. Na Argentina e na África do Sul, espera-se 10% do valor da conta, enquanto nos outros países, a gorjeta gira em torno de 15% a 20%.

Fique atento se os 10% do garçom estão na conta!Fique atento se os 10% do garçom estão na conta! (foto: Alexandre Macieira - Riotur)

Em dinheiro
Os restaurantes da Europa, em geral, já possuem o valor de serviço inserido nos preços. Porém, confirmar nunca é demais. Quando em dúvida, dê 10% ou arredonde a conta e não peça pelo troco. Procure pagar a gorjeta sempre em dinheiro, direto ao garçom. 

Já quando o serviço é o táxi, no Brasil não deixamos gorjeta pelo fato de existir a bandeirada e as bandeiras 1 e a 2. Nos Estados Unidos e no Canadá, a gorjeta faz parte da tradição e deve equivaler a um valor entre 10% e 20% do preço da corrida. Na África do Sul, a gorjeta é de 10%. Na Argentina, não é preciso deixar gorjeta, mas é recomendável arredondar o valor e deixar o troco para o motorista.

Serviços de limpeza e mensageiro merecem gorjetasServiços de limpeza e mensageiro merecem gorjetas (foto: Divulgação)

Agrados também na hospedagem 
Nos hotéis e pousadas brasileiros, é de bom grado recompensar as camareiras com R$ 10 por noite de hospedagem pelos serviços de limpeza. O mesmo valor pode ser dado ao mensageiro, ao carregar as bagagens até o quarto. Já nos outros países, é de praxe agradecer os serviços de limpeza com US$ 2 por noite e o mesmo valor por mala carregada. 
Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©