Circulando pelo Litoral Norte de Alagoas

Roteiro leva a praias paradisíacas a 140 km da capital
12 de Abril de 2018

Praia, piscina, livro e cenário encantador em Porto de Pedras (AL) Praia, piscina, livro e cenário encantador em Porto de Pedras (AL) (foto: Rogério Monteiro - Embratur)

A menos de 140 km de Maceió estão algumas das mais paradisíacas praias de Alagoas, espalhadas pela chamada Costa dos Corais. A região abriga piscinas naturais de águas cristalinas e mar em tons surreais de verde e azul, além de pousadas charmosas.

Partindo da capital, a primeira parada é em Barra de Santo Antônio, a 38 km. Por lá, a principal atração é Carro Quebrado, com coqueirais, mar verde e as famosas falésias de vários tons. Para explorar a bela praia, a dica é alugar quadriciclos que partem do restaurante Capitão Nikolas, com estrutura de piscina, espreguiçadeiras e redário.

Entre as opções de hospedagem estão as pousadas Jirituba, no encontro do rio com o mar; Ventos da Barra, a 4km de Carro Quebrado; e Arco Íris, a 4km da vila e próxima à praia de Tabuba (ao sul).

Caminhadas & coqueirais
A próxima parada é nas praias de Barra de Camaragibe e do Marceneiro, em Passo de Camaragibe, a 83 km. A primeira tem areia clarinha, coqueirais e mar verde, ela é ainda mais fotogênica no trecho em que encontra o rio Camaragibe, com belos manguezais. 

Já Marceneiro é bastante extensa e ótima para caminhadas. No cenário, coqueiros, barreiras de recifes e mar com tons de verde e azul. Na maré baixa, a paisagem é ainda mais bonita. Quer ficar por ali? As pousadas Infinito Mar e Marceneiro são pés na praia!

Cinco quilômetros adiante fica a pequena cidade de São Miguel dos Milagres, famosa pela praia do Toque, com bons restaurantes e pousadas perfeitas para uma lua-de-mel. A região abriga concorridas piscinas naturais – pegue a jangada na praia de Porto da Rua. Na volta, experimente as caipivodcas de caju e de cajá do Restaurante do Enildo, que caem bem com os petiscos à base de frutos do mar.

O belo entardecer em São Miguel convida a passar a noite na vila. São muitas as opções na beira da praia como as pousadas Do ToqueMilagres do Toque e Riacho dos Milagres

Peixe-Boi
E a viagem continua. A próxima parada é no povoado de Tatuamunha, a 12 km. Por lá, a principal atração é o passeio para ver os peixe-bois. Jangadas com guias partem da Associação Peixe-Boi pelo rio Tatuamunha e levam ao santuário dos animais – apesar de poderem chega a 600 kg, são super dóceis! 

Tatuamunha pertence à cidadezinha de Porto de Pedras, 8 km adiante. Por lá estão algumas das praias mais desertas e encantadoras do roteiro – Patacho e Lage, com coqueiros fotogênicos e quilômetros de piscinas naturais de águas cristalinas protegidas por recifes. Não há estrutura de bares e barracas na praia, somente pousadas estilosas como Xuê e Pedras do Patacho.

Do centro da cidade partem balsas rumo à Japaratinga. A viagem pelo rio dura menos de cinco minutos, permitindo observar o encontro do rio com o mar, os coqueirais e o farol de Porto de Pedras, no alto de uma falésia. Uma vez do outro lado, se joguei nas praias de Barreiras do Boqueirão, com quiosques que servem peixe frito; ou na deserta praia do Boqueirão, com densos coqueirais e as areias branquinhas. Não esqueça de parar no mirante que fica no caminho para apreciar tudo do alto. 

Para relaxar, opções de pousadas não faltam. A Paraíso dos Coqueirais, instalada em uma antiga fazenda, oferece passeios à cavalo e de bicicleta, além de trilha ecológica que leva ao mirante. Para ficar com os pés na areia as dicas são Venezia Tropicale e Vila Cobé. Já a Pousada do Alto oferece um incrível terraço panorâmico.

Piscinão
O ponto final da rota é Maragogi, 16 km à frente. Por lá, as famosas galés – enormes piscinas naturais a 6 km da costa, são os cartões-postais. Para fugir do movimento das galés, vale mergulhar nas piscinas de Taocas, Barra Grande e Barreira de Peroba, menores e menos concorridas. 

Não deixe de conhecer a praia de Antunes, deserta e considerada uma das mais bonitas da área. A cidade é repleta de opções de hospedagem para todos os gostos. Na beira da praia, as pousadas Encontro das Águas e Shalom Beach se destacam. A poucos metros do mar, a Porto dos Corais é ótima pedida.


Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©