De Minas ao Rio de trem

Viagem entrará em operação ainda em 2018
27 de Março de 2018

Viagem em meio às montanhas leva à charmosa Tiradentes Viagem em meio às montanhas leva à charmosa Tiradentes (foto: Beni Jr)

Para os fãs de viagens de trem, uma ótima notícia: um novo trem turístico ligará Cataguases (MG) a Três Rios (RJ). O percurso, de 160 km de extensão, passará ainda pelas cidades mineiras de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, além de Sapucaia, no Rio.

De acordo com o do Ministério do Turismo, a operação começa a partir do segundo semestre de 2018. As viagens, que devem durar de seis horas, vão acontecer aos sábados, domingos e feriados, nos dois sentidos da ferrovia. 

Os trens partirão simultaneamente de Cataguases e Três Rios, permitindo que os passageiros façam o trajeto completo ou voltem à origem trocando de trem no meio do percurso.
Os trens estão sendo renovados pela OSCIP Amigos do Trem, que coordena o projeto. Cada composição contará com nove vagões, que poderão transportar até 850 passageiros por dia, em ambos os sentidos. O valor da viagem deverá ser de R$ 100. 

Outras viagens
Além do novo trem turístico, diversos passeios ferroviários podem ser feitos no país, revelando lindos cenários. Entre os mais bonitos está Curitiba x Morretes (PR), que corta a Serra do Mar. O passeio de três horas passa por 30 pontes, 14 túneis e belas paisagens cobertas de mata Atlântica. 

Já a viagem mais animada, com certeza, é Bento Gonçalves x Garibaldi x Carlos Barbosa (RS), com direito a degustação de vinhos e apresentações de grupos folclóricos que capricham na tarantella. Para curtir o clima histórico e os cenários típicos de Minas, vale embarcar na maria-fumaça que a linha São João del Rei x Tiradentes (MG). 

O trecho de ferrovia mais elevado do país, o Alto do Lageado, a 1.743 metros de altitude, é a principal atração da rota Campos do Jordão x Santo Antônio do Pinhal (SP). Já a viagem Vitória (ES) x Belo Horizonte (MG) é uma das mais longas do país, somando 664 km. O ponto alto da viagem é o trecho que corta as belas montanhas capixabas. Boa viagem! 

Fotos
Carlos Rento Fernandes (Curitiba x Morretes)
Denis Ferreira Neto / Div. Serra Verde Express (Curitiba x Morretes)
Divulgação Serra Verde Express (Estação Araguaya)
Beni Jr (Tiradentes)



Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©