Viajando na gravidez

Dicas e cuidados para relaxar e curtir longe de casa
21 de Março de 2018

Ensaio em Genipabu Ensaio em Genipabu (foto enviada por Fernanda Colla Borrero)

Motivos não faltam para curtir uma viagem. Hoje em dia, até a gravidez é um deles! Seja para comprar o enxoval, fazer um álbum de fotos em um cenário especial, descansar antes da chegada do bebê ou apostar em uma segunda lua-de-mel.

Exceto no caso de uma gestação de risco, quando o repouso é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar da mãe e do filho, vale a pena dar um passeio para relaxar. Muitos casais acabam optando por destinos mais românticos, que nem tão cedo serão visitados com os pequenos. Foi o que fizeram Fernanda Colla Borrero e o marido, que curtiram Natal (RN) durante a gestação.

Antes de definir o tipo de viagem, porém, é preciso conversar com o obstetra e colocar o pré-natal em dia. Estando tudo ok, a prioridade na escolha do local e do roteiro é da grávida, que deve respeitar o seu ritmo e também ficar atenta ao tempo de gestação que ela estará durante a viagem.

De olho no calendário

Até os três meses de gravidez, quando acontecem os enjoos e o sono excessivo – além de ser maior a probabilidade dos abortos espontâneos – a dica é viajar de carro e para locais próximos.

Já o segundo trimestre é o período mais seguro e tranquilo para curtir fora de casa. A disposição aumenta e os riscos da gestação diminuem. A barriga já pode estar crescidinha, mas nada que atrapalhe os movimentos - a hora é essa para escolher uma viagem um pouquinho mais longa!

Não há restrição para viajar de avião (as companhias aéreas costumam pedir uma declaração de responsabilidade ou atestado somente a partir da 28ª semana de gestação). E as próprias companhias aconselham que a gestante reserve um assento próximo da asa, onde a estabilidade durante o voo é maior, e no corredor, o que facilita as frequentes idas ao banheiro.

Outras dicas: levantar-se a cada duas ou três horas para caminhar, usar meias compressoras para evitar inchaço e fazer pequenos exercícios de alongamento durante o voo.

Para os últimos três meses, voltam as recomendações iniciais de escolher destinos próximos e viagens de carro. Dessa vez, por conta do cansaço, do desconforto do peso, da azia, da mobilidade reduzida... Escolha horários com menos trânsito. E a partir do oitavo mês, é hora de ficar em casa.

Partiu praia?

O litoral é um sempre um bom destino na hora de relaxar. Mas alguns cuidados são fundamentais para garantir uma viagem tranquila. Entre eles, caprichar no filtro solar e no repelente (há alguns indicados para grávidas).

Hidratação é fundamental, logo, tomar muito líquido e ficar na sombra é o mais recomendável. Na hora do mergulho, caso a barriga já esteja crescidinha, vale ficar no raso para não correr riscos de quedas ou “caixotes”. Outra recomendação é evitar ficar com o biquini molhado por muito tempo, uma vez que grávidas estão mais suscetíveis a infecções urinárias e candidíase.

Foto

Studio Kinsley Santos (Natal/RN)

Lucio Silva - Setur/Garopaba (SC)

 

 

Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©