Preparando o mochilão

Estilo de viagem não é mais exclusivo dos jovens
06 de Março de 2018

Cenário é digno de uma obra de arte Cenário é digno de uma obra de arte (foto: Francinete Fróes - TurisAngra)

Os mochileiros estão em toda parte! Antes, eles eram vistos cruzando a Europa. Hoje, espalham-se pelo Brasil, pelo Sudeste Asiático, pela América do Sul... Fazer um mochilão é sinônimo de liberdade, praticidade, gastar pouco, fazer amizades e conhecer muitos destinos! E mais: a atividade, antes restrita aos jovens, atualmente é praticada por famílias, adultos e até idosos. 

Porém, assim como toda viagem, desbravar o mundo com uma mochila nas costas requer planejamento. Desde organizar o roteiro - levando em conta os países e cidades a serem visitados – até estudar as linhas de trem, ônibus e avião que levarão aos destinos. Também é preciso ficar atento e reservar hospedagens, em especial nas cidades mais concorridas.

Dicas úteis 
Fundamental também é saber o que levar no mochilão para evitar peso desnecessário e o mais importante: não esquecer de itens fundamentais! Para não sobrecarregar a coluna, o ideal é optar por um equipamento com capacidade entre 50 e 60 litros. Não deixe de levar uma mochila pequena para os passeios. 

No quesito segurança, os cadeados são fundamentais - leve ao menos dois, seja para trancar a mochila ou os armários das hospedagens, rodoviárias, estações de trem...  E não esqueça a doleira. Usada embaixo da roupa, garante guardar dinheiros, cartões e documentos sem chamar a atenção. 

De boa
Conforto é fundamental em uma viagem desse estilo. Aposte nos travesseiros de pescoço, nas calças confortáveis, nas meias e no casaco de nylon (geralmente, são fininhos e esquentam bastante). Um tênis e uma sandália também são bem vindos. Não deixe de incluir uma toalha de microfibra – seca rápido e não faz volume, podendo ser usada no banho, na piscina e em passeios para praias e cachoeiras.

E para deixar tudo organizado, aposte nas nécessaires para guardar itens de higiene pessoal, roupas íntimas, remédios, bijuterias... E lembre-se de levar sacos plásticos para guardar roupas molhadas e, principalmente, as sujas! 

Mochilando no Brasil
O Nordeste é um dos destinos preferidos para explorar com uma mochila nas costas. É possível cruzar vários estados e conhecer uma infinidade de praias. Mas quem prefere pegar leve, basta escolher apenas uma região – a Bahia, por exemplo – que reúne cenários que vão do mar à montanhas e cachoeiras.

O Sul do país também é uma ótima opção, levando em conta as paradisíacas praias de Santa Catarina, a rústica Ilha do Mel... E ainda tem a Rio x Santos, com paisagens como Ilha Grande (RJ) e Ilhabela (SP).

Fotos
Francinete Fróes / TurisAngra (Ilha Grande)
Heloisa Cestari (Ilhabela)
Priscila Forone (Ilha do Mel)

Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©