Na onda do stand up paddle

De Norte a Sul do país, cenários não faltam para a prática do esporte
08 de Fevereiro de 2018

Na cachoeira Central Na cachoeira Central (foto: D´Pé na Prancha - Divulgação)

Basta uma prancha, um remo e uma praia (ou um lago, um rio...) de águas calmas para praticar o esporte, perfeito para contemplar a natureza ao redor enquanto se trabalha pernas, braços e abdômen. 

Em várias regiões do país, a modalidade, também chamada de SUP, caiu no gosto de moradores e turistas de todas as idades, sendo praticada, inclusive, em companhia de cães! Confira os locais mais bacanas do Brasil para curtir o stand up padle e remos à obra!

No balneário, considerado um dos mais charmosos do Brasil, o esporte é praticado em diversas praias – Geribá, João Fernandes, Manguinhos, Ferradurinha... e o que mais surpreende são as companhias - as tartarugas marinhas! 

Independente do cenário escolhido, lá estão elas, sempre perto das pranchas. Anualmente, a cidade sedia do Rei de Búzios, competição que reúne remadores profissionais e amadores para belas travessias. Em 2018, a prova acontece dia 03/03.
Na estância paulista, a atividade acontece no Parque do Monjolinho, até pouco tempo exclusivo dos adeptos do rafting... O cenário da aventura é o rio do Peixe, repleto de corredeiras, ilhas e remanso. 

O ponto alto do passeio é subir até a cachoeira Central (remando ou a reboque de lanchas) e, de lá, descer o rio surfando! Quer mais? Os cães são bem vindos e podem acompanhar os donos!

Na Bahia, a atividade é praticada não somente nas praias de Salvador e de Itacaré! No Pantanal Marimbus, em plena Chapada Diamantina, as remadas acontecem em meio a canais estreitos, trechos largos do leito do Rio Santo Antônio, lagoas de vários tamanhos e labirintos repletos de vitórias-régias e samambaias-d'água.

Na ilha paradisíaca, o mergulho não é o único esporte praticado nas águas cristalinas e repletas de peixes. O stand up paddle também aterrissou naquelas bandas e é praticado nas águas calmas das praias do Cachorro e da Conceição. 

Um dos melhores momentos para curtir a remada é durante o pôr do sol, espetacular em ambas as praias. 

A Lagoa da Conceição, cenários dos mais variados esportes como windsurf e kitesurf é um dos melhores locais para a prática do SUP na Ilha da Magia por conta das águas calmas. O esporte também é praticado na badalada praia de Jurerê Internacional, com mar tranquilo e barracas de praia que bombam no verão. 
O pranchão e o remo conquistaram os cariocas e os turistas que chegam à Cidade Maravilhosa. No verão, é grande o movimento nas águas calmas do Posto 6, em Copacabana. 

Também é concorrida a prática da atividade na altura do Posto 8, em Ipanema, e na vizinha praia do Arpoador, que descortina uma das mais belas paisagens da cidade. Em todos os pontos é possível alugar o equipamento.

Fotos
Alexandre Macieira /Riotur (Rio de Janeiro)
D´Pé na Prancha / Divulgação (Socorro)
Michelle Croce (Búzios)
Daniel Moreira (Chapada Diamantina)


Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©