Na onda do stand up paddle

De Norte a Sul do país, cenários não faltam para a prática do esporte
08 de Fevereiro de 2018

No verão, águas calmas de Ipanema atraem os adeptos do SUP No verão, águas calmas de Ipanema atraem os adeptos do SUP (foto: Alexandre Macieira - Riotur)

Basta uma prancha, um remo e uma praia (ou um lago, um rio...) de águas calmas para praticar o esporte, perfeito para contemplar a natureza ao redor enquanto se trabalha pernas, braços e abdômen. 

Em várias regiões do país, a modalidade, também chamada de SUP, caiu no gosto de moradores e turistas de todas as idades, sendo praticada, inclusive, em companhia de cães! Confira os locais mais bacanas do Brasil para curtir o stand up padle e remos à obra!

No balneário, considerado um dos mais charmosos do Brasil, o esporte é praticado em diversas praias – Geribá, João Fernandes, Manguinhos, Ferradurinha... e o que mais surpreende são as companhias - as tartarugas marinhas! 

Independente do cenário escolhido, lá estão elas, sempre perto das pranchas. Anualmente, a cidade sedia do Rei de Búzios, competição que reúne remadores profissionais e amadores para belas travessias. Em 2018, a prova acontece dia 03/03.
Na estância paulista, a atividade acontece no Parque do Monjolinho, até pouco tempo exclusivo dos adeptos do rafting... O cenário da aventura é o rio do Peixe, repleto de corredeiras, ilhas e remanso. 

O ponto alto do passeio é subir até a cachoeira Central (remando ou a reboque de lanchas) e, de lá, descer o rio surfando! Quer mais? Os cães são bem vindos e podem acompanhar os donos!

Na Bahia, a atividade é praticada não somente nas praias de Salvador e de Itacaré! No Pantanal Marimbus, em plena Chapada Diamantina, as remadas acontecem em meio a canais estreitos, trechos largos do leito do Rio Santo Antônio, lagoas de vários tamanhos e labirintos repletos de vitórias-régias e samambaias-d'água.

Na ilha paradisíaca, o mergulho não é o único esporte praticado nas águas cristalinas e repletas de peixes. O stand up paddle também aterrissou naquelas bandas e é praticado nas águas calmas das praias do Cachorro e da Conceição. 

Um dos melhores momentos para curtir a remada é durante o pôr do sol, espetacular em ambas as praias. 

A Lagoa da Conceição, cenários dos mais variados esportes como windsurf e kitesurf é um dos melhores locais para a prática do SUP na Ilha da Magia por conta das águas calmas. O esporte também é praticado na badalada praia de Jurerê Internacional, com mar tranquilo e barracas de praia que bombam no verão. 
O pranchão e o remo conquistaram os cariocas e os turistas que chegam à Cidade Maravilhosa. No verão, é grande o movimento nas águas calmas do Posto 6, em Copacabana. 

Também é concorrida a prática da atividade na altura do Posto 8, em Ipanema, e na vizinha praia do Arpoador, que descortina uma das mais belas paisagens da cidade. Em todos os pontos é possível alugar o equipamento.

Fotos
Alexandre Macieira /Riotur (Rio de Janeiro)
D´Pé na Prancha / Divulgação (Socorro)
Michelle Croce (Búzios)
Daniel Moreira (Chapada Diamantina)




Compartilhe:
Veja também
Escolha seu destino
+ Ideias de Viagens
Copyright 2000-2018 Férias Brasil©