No verão ou no inverno, Penedo (RJ) é ótima opção

Sauna finlandesa e Casa de Papai Noel para curtir o ano inteiro!
06 de Fevereiro de 2020

Céu azul e clima ameno Céu azul e clima ameno (foto enviada por Rose)

Um dos destinos de serra mais bacanas para curtir com as crianças – em especial, para as famílias de Rio de Janeiro e São Paulo - é Penedo, subdistrito de Itatiaia (RJ). Além da natureza exuberante, do clima mais fresco e do cheiro de mato, a cidadezinha abriga a Casa de Papai Noel, aberta o ano todo, e é uma verdadeira aula sobre a cultura e os costumes da Finlândia! 

Penedo foi colonizada por imigrantes finlandeses há 90 anos e, até hoje, as heranças dos fundadores se fazem presentes. Entre elas está a sauna - na tradição finlandesa, o calor do banho energizante deve ser produzido jogando-se água fria sobre as pedras aquecidas pelo forno a lenha. Não por acaso, foi em Penedo que surgiu a primeira sauna do Brasil. Quase todos os hotéis e pousadas da região oferecem o serviço.

Até mesmo na Casa do Papai Noel, instalada na vila Pequena Finlândia, tem um exemplar de uma sauna tradicional! Por lá, há muitas atrações, como um trenó centenário trazido da Lapônia, e as casinhas que abrigam lojas de artesanato, chocolates e souvenirs – os sobrados pintados com cores variadas, são típicos das cidadezinhas finlandesas. As placas das ruas são bilíngues, escritas em português e finlandês. 

Vila ainda mais colorida no Natal Vila ainda mais colorida no Natal (foto: Divulgação)

Bailes, Cavalgadas & Cachoeiras
Da Pequena Finlândia sai um trenzinho de turismo que passa por diversos pontos, como o Clube Finlândia, onde acontece o Baile Finlandês de Penedo, que mistura danças antigas do país com músicas atuais brasileiras. O baile é realizado sempre no primeiro sábado de cada mês e em sábados de feriados prolongados, a partir das 20h30. 

Duas atividades imperdíveis para quem viaja com crianças com mais de sete anos são a cavalgada, que acontece em uma fazenda particular, e o passeio de triciclo. Os trajetos são feitos por estradinhas de terra em meio à natureza, com direito à observação de animais típicos da região e cachoeiras - no verão, há paradas para banho! 

Passeios reúnem adultos e criançasPasseios reúnem adultos e crianças (foto enviada por Válber)

Por falar em quedas d´água, Penedo é procurada também por conta de suas cachoeiras. Na parte alta da cidade fica a bela cachoeira das Três Bacias. Um pouco abaixo, a cachoeira de Deus, alcançada depois de apenas cinco minutos de caminhada. E ainda tem o poço das Esmeraldas e as Três Cachoeiras, todas acessíveis para crianças. 

História e boa mesa
Também vale a pena levar os pequenos ao Museu Eva Hilden para uma aula de história. No acervo, centenas de objetos trazidos do país nórdico pelos imigrantes desde o começo da colonização, além de artesanato e obras de arte.

A gastronomia de Penedo merece um capítulo à parte! A truta é a estrela dos cardápios e aparece nas mais variadas versões, até mesmo em forma de patê. E ainda tem os chutneys (geleias), os biscoitinhos de gengibre, os pães doce e de canela, os chocolates, sorvetes...  Deguste sem moderação!

Guloseimas sempre por perto!Guloseimas sempre por perto! (foto: Divulgação)

A variedade de hotéis e pousadas em Penedo é grande. Há muitas opções para famílias, mas também para casais que chegam em busca de um ambiente romântico. Em todas elas, o contato com a natureza é garantido!  

Planeje sua ida para Penedo


Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©