Passo a passo para tirar passaporte


05 de Fevereiro de 2019

Documentos são fundamentais em viagens para outros países Documentos são fundamentais em viagens para outros países (foto: Gracie Croce)

O nosso negócio é viajar pelo Brasil! Mas também damos uma mãozinha para quem pretende desbravar outros países e continentes. Sem contar que, muitas vezes, as oportunidades nos levam para outros destinos fora do nosso país. Nesse caso, ter um passaporte é obrigatório - exceto se a viagem for para algum cenário do Mercosul, onde a identidade brasileira é aceita na hora do check-in, embarque e imigração.

Porém, o documento internacional válido (a validade é de dez anos) também pode ser usado em viagens dentro do Brasil - vai que a identidade está para lá de passada ou a CNH venceu? 

Documentos
Tirar ou renovar o passaporte é bastante simples. Reúna os seguintes documentos:
– Documento de Identidade
– Passaporte antigo (quando houver)
– CPF

Em seguida, entre no site da Polícia Federal para preencher o Formulário Eletrônico de Solicitação. Ao fim do processo será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Depois de pagá-la, aguarde o prazo de compensação bancária e, em seguida, faça o agendamento eletrônico do atendimento presencial.

No dia e horário agendado, apresente-se no posto de atendimento escolhido portando todos os documentos originais pertinentes. Inclusive, o comprovante bancário de pagamento da GRU.

Atenção
Além dos documentos listados acima, vale levar os documentos de quitação com o serviço militar (para homens) e com a justiça eleitoral (que pode ser impresso no site do TSE). Desde 2017, as consulta às duas situações são feitas online, no momento do atendimento. Contudo, caso a situação se encontre irregular ou se houver divergência de dados, os documentos de quitação poderão ser solicitados. Para evitar dores de cabeça, leve todos os comprovantes impressos.

Dica
Antes de dar início ao preenchimento da solicitação, leia atentamente as orientações no site da Polícia Federal. Elas são fundamentais para sanar todas as dúvidas relativas à documentação. 

Boa viagem!


Compartilhe:
Veja também
Escolha seu destino
+ Ideias de Viagens
Copyright 2000-2019 Férias Brasil©