Vindima: colheitas e brindes no Vale dos Vinhedos (RS)!

E ainda tem muitas delícias nas vinícolas, hotéis e restaurantes de Bento Gonçalves (RS)
29 de Janeiro de 2020

Garotada faz a festa durante a colheita na Villa Michelon! Garotada faz a festa durante a colheita na Villa Michelon! (foto: Divulgação)

Nos meses de janeiro, fevereiro e março, a colheita de uva transforma as vinícolas do Vale dos Vinhedos em uma grande atração para turistas e visitantes. Afinal, somente nesta época do ano é possível vivenciar a colheita da uva, seus aromas, sabores e prazeres.

Bento Gonçalves, a “capital do Vale”, é tomada pela Festa da Vindima, com muita comida, bebida, música e diversão entre os vinhedos – tem pisa de uvas, picnic e até yoga em meio aos parreirais! 

Selecionamos algumas atrações, mas você pode conhecer todas e seguir rumo às preferidas no site da Estação Vindima. E na hora de buscar hotéis e pousadas em Bento Gonçalves, pesquise no Férias Brasil!   

Pisa das Uvas & Merendim - Vindima da Miolo
Na Vindima da Miolo, a viagem pelos sentidos começa com uma visita pela vinícola, acompanhando a chegada das uvas e conhecendo o processo de elaboração dos vinhos e espumantes. Em seguida, caminhada pelo Parreiral Modelo, que reúne 45 variedades de uvas tintas e brancas. 

Pisa de Uvas é pura festa na MioloPisa de Uvas é pura festa na Miolo (foto: Divulgação)

O passeio continua coma a pisa das uvas, revivendo as vindimas de antigamente, ao som de músicas típicas italianas. A alegria se completa com o tradicional merendim, aos moldes do que os imigrantes faziam com pão colonial, queijos, salame, copa, grostoli e, claro, uvas. A experiência é harmonizada com vinhos, espumantes e suco de uva. A programação dura em média 2 horas.

La Bella Vendemmia – Hotel Villa Michelon
Até 08 de março, o pacote de fim de semana do Hotel Villa Michelon inclui a festa, que acontece no fim da tarde de sexta-feira, com recepção na Casa do Filó, visita guiada ao parreiral modelo, colheita simbólica de uvas, pisa de uvas e Filó na Casa do Filó – música, dança e comidinhas! E ainda tem os brindes: taça personalizada, avental e boné. Durante todo o período rola programação infantil, enquanto as uvas ficam à disposição dos hóspedes na recepção... delícia! 

Vindima & PickNick – Vinícola Cainelli
Para celebrar o trabalho de um ano inteiro, a festa vinícola inclui recepção pela família Cainelli, contação de histórias da família, visita ao museu, caminhada até os vinhedos, colheita da uva, pisa de uvas e merendim. Na hora de retornar à vinícola, o transporte é em um autêntico tuc-tuc agrícola! O evento acontece em todos os finais de semana, até 10 e março, e dura 2h30.

Tuc-tuc é o transporte oficial durante a festa da colheitaTuc-tuc é o transporte oficial durante a festa da colheita (foto: Almir Dupont)

E que tal um PickNick exclusivo no vinhedo? Até 22 de março é possível desfrutar do programa, que traz no cardápio pães artesanais de fermentação natural, grissinis, geléias, manteiga de limão bergamota do quintal, queijos brie, colonial e parmesão, copa e salame da região, mix de castanhas, pastinhas variadas, sanduíches, bolo, palha italiana, brusquetinhas, frutas da época e, claro,  muitos vinhos! 

Edredom nos Parreirais – Vinícola Cristofoli
De segunda a sábado é possível curtir o charmoso e privativo picnic, com direito a comidinhas regionais e, para harmonizar, vinhos e espumantes da marca – que podem e devem ser degustados na loja para escolher qual beber no vinhedo! O edredom, claro, faz parte do cenário e é usado como uma toalha mais que fofinha, com direito a almofadas! 

Picnic no edredom... beleza pura!Picnic no edredom... beleza pura! (foto: Divulgação)

Yoga entre Vinhedos
A Montanha dos Sentidos oferece aula de yoga e prática de meditação somente no dia 01/03, ao pôr do sol. A atividade tem duas horas de duração, com som de música e paisagens de vales e vinhedos de tirar o fôlego! Namastê!

Planeje sua ida para Bento Gonçalves


Veja também
Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2020 Férias Brasil©