Praias: uma paixão nacional quando o assunto é férias

Pesquisa aponta as sensações associadas ao lazer - contato com o mar é uma das principais
10 de Janeiro de 2022

Afastada, Cassange é uma das mais bonitas praias de Barra Grande, na Bahia Afastada, Cassange é uma das mais bonitas praias de Barra Grande, na Bahia (foto: Solange Rossini - Arquivo Setur - Bahiatursa)

Com mais de 7 mil quilômetros de extensão, o litoral brasileiro figura constantemente nas listas de destinos mais visitados do país. E as praias também são uma preferência nacional quando falamos sobre as sensações que elas despertam no corpo e na memória dos viajantes. 

É o que mostra uma pesquisa que entrevistou mil brasileiros no final de 2021, com o objetivo de descobrir as principais experiências sensoriais que os viajantes associam às férias. 

O levantamento revelou quais são os cheiros, os sons, as texturas e os cenários específicos que os turistas do país mais relacionam às viagens, e em todas as listas despontam experiências litorâneas. Confira:

Cenários mais relacionados às férias:
1) Nascer ou pôr do sol à beira mar (75%)
2) Paisagem montanhosa (55%)
3) Cenários aquáticos, como lagos e rios (40%)
4) Hotéis (40%)
5) Palmeiras (32%)

Quando perguntados quais paisagens mais gostam de admirar em uma viagem, 64% dos entrevistados optaram por uma praia paradisíaca deserta, com águas cristalinas e areia branca. Já a visão de um pequeno vilarejo, rodeado de montanhas verdes e lagos, ficou em segundo lugar, com 48%.

Odores mais associados às férias pelos brasileiros:
1) Cheiro de mar e praia (73%)
2) Mato e campo (54%)
3) Ar puro (45%)
4) Temperos e especiarias (36%)
5) Café da manhã de hotel (34%)

Sons mais relacionados às férias
1) Sons das ondas do mar quebrando na praia (70%)
2) Pássaros cantando (57%)
3) Sons de cachoeira (44%)
4) Música ao vivo (30%)
5) Comida sendo preparada (29%)

Texturas mais associadas às férias:
1) Areia da praia (74%)
2) Água do mar ou da piscina (53%)
3) Grama (42%)
4) Pele bronzeada ou queimada de sol (32%)
5) Pedras de rio (30%)

A pesquisa também constatou que a visão e o paladar são os sentidos mais aproveitados quando os brasileiros viajam, dado que admirar uma paisagem diferente é a experiência que 62% deles mais relacionam às férias, seguida de provar um prato típico (19%). 

Além disso. Três em cada quatro brasileiros (74%) disseram preferir mergulhar no mar, em vez de na piscina, e um número similar (75%) associam as férias a um clima quente.

Por fim, no ranking das maiores saudades relativas às viagens, a ausência de preocupações e a descoberta de novos lugares figuram em primeiro lugar, com 53%, seguidos da sensação da brisa do mar no rosto (47%) e de provar um novo prato (40%).



Veja também
Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2022 Férias Brasil©