Novidades de verão

Serviços e programas incentivam moradores e turistas a curtirem atrações
09 de Janeiro de 2019

Linha Turismo passa pelo Aquário Linha Turismo passa pelo Aquário (foto: Rubens Chiri - FCVB-SP)

Não adianta, em janeiro, todas as atrações, do mar à montanha, ficam lotadas. Pensando nos turistas e também nos moradores, as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Santos (SP) oferecem serviços que prometem facilitar - e até mesmo incentivar – os passeios que tenham a natureza ou atrativos históricos como pano de fundo. Em Brumadinho (MG), o Instituto Inhotim montou uma programação especial para os visitantes durante as férias.

Na capital carioca, o grupo Mateiros da Rio Ecoesporte convidam a conhecer a cidade de forma diferente, por trilhas menos conhecidas. O programa busca reunir amantes da natureza interessados em conhecer os quatro cantos da cidade. Com uma equipe especializada em esportes, a empresa promove roteiros nos finais de semana com retribuição voluntária.

Confira a programação
 
13/01 - Açude do Camorim, na Zona Norte
O açude está localizado entre as Serras do Quilombo, do Nogueira e o Pico do Sacarrão, em um vale cercado de muito verde. Abaixo, encontramos as cachoeiras do Camorim e Véu-da-Noiva, essa última junto à represa de captação e à caixa d’Água, construídas em 1908. Infelizmente não é permitido o banho nas águas do açude, pois eles abastecem até hoje parte da Zona Oeste do Rio.
Horário: 7h30
Nível: Moderado
Ponto de encontro: Supermercados Unidos – esquina do Camorim com estrada dos Bandeirantes
Agendamento prévio via telefone
Valor: Retribuição voluntária

20/01 - Morro Dois Irmãos
O acesso ao topo do morro é feito por trilha leve a moderada. A paisagem no pico é sensacional, com visão de 360º da Cidade Maravilhosa. 
Horário: 7h30
Nível: Moderado
Ponto de encontro:  Mirante do Leblon
Agendamento prévio via telefone
Valor: Retribuição voluntária

27/01 - Pão de Açúcar
Na aventura, nada de subir até o cartão-postal de bodinho e sim, trilhando o costão. É uma caminhada relativamente longa, porém compensadora ao final, com vista espetacular. 
Horário: 12h30
Nível: Pesado com exposição à altura
Ponto de encontro: inicio da pista Claudio Coutinho
Agendamento prévio via telefone
Valor: Retribuição voluntária

Conheça Santos
Já em Santos (SP), a Linha Turística Conheça Santos circula de terça a domingo, até o dia 03 de fevereiro. O tour é bastante concorrido, uma vez que acontece em micro-ônibus com ar-condicionado, monitoria de guia de turismo e uma parada para visitação em um equipamento diferente a cada semana. Até o dia 13, o ponto de parada do passeio, com cerca de duas horas de duração, é o Palácio Saturnino de Brito, sede da Sabesp.

As saídas são sempre às 10h e às 14h, do Posto de Informações Turísticas (PIT) do Gonzaga, que funciona no Posto de Salvamento 3, na orla. As passagens custam R$ 15. 

Linha Turismo passa pelo AquárioLinha Turismo passa pelo Aquário (foto: Rubens Chiri - FCVB-SP)

Verão das artes
Instituto Inhotim, em Brumadiho (MG), a cerca de uma hora de Belo Horizonte, está com programação especial para o verão, com atrações para adultos e crianças neste período de férias escolares.

Até o fim de fevereiro, os visitantes podem participar de oficinas, com direito a interação com as obras de arte do local. A “Difusor pessoal”, que promove técnicas de aromaterapia, acontece no espaço de pesquisa e conservação Viveiro Educador. Na oficina de “Xilogravura coletiva”, os participantes conhecem a história, os materiais e os procedimentos básicos deste tipo de arte. A atividade acontece no espaço Tamboril.

As paredes coloridas da Magic Square, de Hélio Oiticica, são o cenário para uma oficina voltada especialmente para os pequenos, “Frutas do verão”, que mostrará curiosidades sobre as frutas do jardim botânico de Inhotim.

Não deixe de levar roupas de banho: a obra “Piscina”, de Jorge Macchi, também é uma boa dica para interagir com o ambiente e aliviar o calorão!

Mergulhando na obra de arte!Mergulhando na obra de arte! (foto: Carol Reis - Divulgação Inhotim)

Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©