Todos os anos, mais de um milhão de turistas visitam a pequena Caldas Novas. Eles chegam em busca das
águas quentes do balneário, considerado a maior estância hidrotermal do mundo. Com temperaturas variando entre 30 e 57 graus, as centenas de piscinas dos hotéis e dos clubes atraem especialmente grupos da terceira idade e famílias com crianças, que lá encontram atividades recreativas e muita diversão dia e noite. Relaxar também faz parte do programa – quem resiste a uma banheira de
hidromassagem ao ar livre com água bem quentinha?
Parque Estadual da Serra de Caldas tem trilhas, mirante, cachoeiras e flora e a fauna típicas do cerradoFora dos hotéis também há muito o que fazer. Imperdível é passar um dia no
Hot Park, que oferece muito mais que piscinas térmicas. O maior complexo de lazer da região - instalado na cidade de
Rio Quente, a 30 quilômetros - tem corredeiras e toboáguas radicais que encantam crianças e adultos.
Já na Lagoa de Pirapitinga, onde estão as nascentes com as mais altas temperaturas de Caldas Novas, o destaque é o Poço do Ovo, com águas que borbulham a 57 graus.
Caso o corpo sinta falta da água fria, tome a direção do Lago de Corumbá, um espelho d'água com 65 quilômetros quadrados, perfeito para a prática de esportes náuticos e passeios de barco. A área já começa a oferecer hotéis de lazer, com infraestrutura para a pesca esportiva e exploração das cachoeiras da região.
Não deixe de conhecer o Parque Estadual da Serra de Caldas, entre as cidades de Caldas Novas e Rio Quente. As caminhadas pelas trilhas, feitas exclusivamente acompanhadas por guias, conduzem a refrescantes banhos nas quedas da Cascatinha e do Paredão. Ainda no tour pela reserva, aprecie a flora e a fauna típicas do cerrado, que conferem cores e formas únicas à paisagem.
A natureza, aliás, é generosa também com a culinária da região, fornecendo os frutos que dão o gosto tão especial aos pratos tradicionais, como a galinhada com pequi e guariroba. Para a sobremesa, doces de frutas e de leite produzidos artesanalmente e que merecem ser levados para casa. As delícias são encontradas, ao lado de licores e laticínios, em lojinhas no Centro – bons motivos para sair da piscina do hotel e dar uma volta pela cidade.