Oktoberfest, Fenarreco, Marejada... é festa que não acaba mais! Quem viajar por Santa Catarina durante o mês de outubro, terá a sensação de estar "cruzando" por vários países europeus! Em Blumenau e Brusque, as festas exaltam a cultura alemã. Já em Itajaí, são as delícias e a alegria portuguesas que invadem o balneário. E ainda tem homenagem aos austríacos em Treze Tílias e aos italianos, em Timbó.

O pontapé inicial é dado pela aguardada Oktoberfest de Blumenau, a segunda maior do gênero no mundo, ficando atrás somente da original, realizada em Munique, na Alemanha. São 18 dias de muita cerveja e bandinhas típicas - de 10 a 28 de outubro. A programação extrapola os limites do Parque da Vila Germânica e se espalha pela cidade: desfiles animam o público na Rua XV de Novembro, enquanto o Bierwagen (carro do chope) distribui cerveja de graça. À noite, a festa é no parque, com shows, concursos e degustação de dezenas de tipos de cerveja. Para acompanhar, salsichas, kassler (costeleta de porco) e eisbein (joelho de porco).

Já em Brusque, sai o porco e entra o marreco, mas também sempre acompanhado pela cerveja gelada! Durante a Fenarreco, de 10 a 21 de outubro, o astro é o "ente mit rotkohl", a ave recheada com repolho roxo. A festa acontece nas ruas do Centro, com desfile de carros alegóricos; e no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, onde rolam shows, concursos de chope em metro e corrida de... tamancos!

Apesar da cerveja e da gastronomia alemã serem os carros-chefes das festas catarinenses, não falta gente que faz questão de circular por outras comemorações, abastecendo-se de vinho, bacalhau, polenta... No litoral, o sotaque é português, em especial dos Açores. Tudo por conta da Marejada, que agita o Centreventos de Itajaí de 11 a 21 de outubro. Além de fado e shows de Luan Santana e Victor e Leo, tem sardinha na brasa, bolinho de bacalhau, pastelzinho de Belém, toucinhos do céu... De dar água na boca!

Para sentir os sabores da Itália, a dica é seguir para a Festa do Imigrante, em Timbó. De 11 a 14 de outubro, quando é celebrado o aniversário da cidade, tem dança e galeto, além de desfile na Avenida Getúlio Vargas. No Pavilhão Henry Paul, a festa é completa, com bailes, shows, parque de diversões e feira de artesanato. E quem estiver com traje típico italiano ou alemão, entra de graça nos bailes! Na mesma data, a Tirolerfest, em Treze Tílias, homenageia os imigrantes austríacos do Vale do Tirol com direito a Banda dos Tiroleses e Bierwagen (carro da cerveja). Para recarregar as energias, vá de goulash (músculo em cubos com molho pardo e páprica) e sopa knödel (feita com bolinho de pão e carne de porco defumada).

Programe-se!

Oktoberfest - Blumenau: De 10 a 28 de outubro

Fenarreco - Brusque: De 10 a 21 de outubro

Marejada - Itajaí: De 11 a 21 de outubro

Festa do Imigrante - Timbó: De 11 a 14 de outubro

Tirolerfest - Treze Tílias: De 11 a 14 de outubro

+ Especiais do Brasil
+ Ideias de Viagens
Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.
instagram
twitter