Ubajara

Porque Ir

O menor parque nacional do país tem apenas 563 hectares. Porém, ele guarda uma infinidade de belezas, entre elas, a Gruta de Ubajara, acessível por um teleférico que desce mais de 500 metros para chegar à entrada. Lá dentro, galerias e salas com formações de estalactites e estalagmites, como a Pedra do Sino e a Sala das Sete Maravilhas.  A caverna soma 1.120 metros, sendo 420 metros abertos ao público.

Quem segue para a gruta a pé, ganha banho nas bicas da Gameleira, do Gavião e a do Cafundó
É possível desbravar a gruta em cerca de meia hora. São oito salões iluminados artificialmente. Todas as visitas são feitas com acompanhamento de guia. 

Além do acesso por teleférico, que descortina vista panorâmica da floresta de babaçus, é possível chegar à caverna a pé: a Trilha Ecológica do Araticum tem sete quilômetros e exige três horas de caminhada num nível médio de dificuldade. 

O esforço é recompensado pela contemplação da fauna e flora da região e pelos banhos nas bicas da Gameleira, do Gavião e a do Cafundó e na bela cachoeira do Frade

O parque, que preserva um trecho da Serra da Ibiapaba, tem uma paisagem cheia de contrastes, mesclando trechos de caatinga com outros úmidos e verdejantes. 

A cidade fica a 847 metros acima do nível, oferecendo temperaturas médias entre 18 e 25 graus. É recomendável levar um agasalho na mala - as temperaturas na região são bem mais amenas do que no resto do Ceará.

A melhor época para desbravar Ubajara é entre maio e setembro, época das secas. Nos dias chuvosos, em especial entre fevereiro e abril, o acesso à Trilha Ecológica é fechado. 

Copyright 2000-2024 Férias Brasil©