Juazeiro do Norte (CE)

  • Juazeiro do Norte - Arvores belissimas Juazeiro do Norte - Arvores belissimas
    Enviada por Gleice Englis
  • Juazeiro do Norte - Varios momentos lindos Juazeiro do Norte - Varios momentos lindos
    Enviada por Gleice Englis
  • Memorial  Padre  Cícero - Lugar onde se encontram  objetos da época. Memorial Padre Cícero - Lugar onde se encontram objetos da época.
    Enviada por Neide
  • Serra  do  Horto - Estátua do Padre Cícero Serra do Horto - Estátua do Padre Cícero
    Enviada por Neide

Porque Ir

Milhares de fiéis visitam Juazeiro do Norte ao longo do ano, seja para pagar promessas ou apenas rezar pela memória de Padre Cícero, o maior mito da religiosidade nordestina. O movimento é grande nos dias 24 de março e 20 de julho, datas de nascimento e morte do religioso; e também no mês de setembro, quando acontece a Festa de Nossa Senhora das Dores. Nenhum evento, porém, supera o Dia do Romeiro, comemorado em primeiro de novembro com missas, procissões e "aceno de chapéus de palha", uma recriação coletiva do gesto com que o padre saudava o povo.

Centro de Cultura Mestre Noza tem esculturas sacras de madeira e de barro

O cartão-postal da cidade é a estátua de "Padim Ciço", com 25 metros de altura. Instalada na Colina do Horto, oferece vista panorâmica e abriga uma capela e um museu onde estão expostos objetos pessoais, pinturas e fotos do religioso. O roteiro dos peregrinos inclui ainda o santuário do Coração de Jesus, a matriz de Nossa Senhora das Dores e a capela do Perpétuo Socorro, onde o padre está enterrado.

Para divertir os pequenos, estique o passeio até o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, a 18 quilômetros. O sítio arqueológico está entre os mais importantes do país, reunindo mais de sete mil fósseis de peixes, insetos, répteis, anfíbios e vegetais. Já o Arajara Park, em Barbalha (28 km), oferece piscinas, toboáguas e corredeiras.

Na hora das compras, visite o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, com esculturas de madeira e de barro. Para adquirir peças religiosas - imagens do Padre Cícero, santos em gesso e pó de pedra, terços e medalhas - siga para as lojinhas próximas às igrejas e aos santuários. 

A culinária também faz a fama de Juazeiro, que tem o baião-de-dois com pequi como carro-chefe. Também enchem os olhos o queijo da terra, a carne de sol com macaxeira e o mugunzá salgado, feito com milho, feijão, charque e mocotó de boi.
Copyright 2000-2018 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.