Decidi contribuir pois este site e dicas me ajudaram muito em minha viagem.
Fui sozinha para Porto Seguro, sem conhecer nada. Em junho o tempo é meio chuvoso, mas o bom é que as chuvas são passageiras, e mesmo chovendo, não esfria muito. Digo, que o dia mais divertido que passei lá foi abaixo de chuva, pois o que faz esses passeios ficarem legais são os imprevistos e pessoas que você acaba conhecendo durante os passeios. Pesquisei bastante antes de ir, passeios e lugares a conhecer.
Comprei minha viagem pela CVC, mas já sabendo que lá eles tentam vender seus pacotes de passeios bem mais caros, nem tive muito contato com os guias da CVC, que já ficam no hotel. No primeiro dia, com traslado ao hotel Sueds Mairyporã peguei o ônibus e fui para o centro. Lá encontrei agências de turismo. Entrei na Tchê Turismo e como estava sozinha, resolvi fazer alguns passeios pela agência, pois eles vão te buscar e te levar no hotel.
Primeiro dia fui para Trancoso e Arraial D'Ajuda. Não indico fazer esse passeio com agência. É muito fácil ir sozinha. Eles te cobram 35,00 para te levar para Trancoso, já chega tarde porque vão pela estrada, e em Arraial, ficamos apenas 20minutos pra conhecer o centro. Nem fomos conhecer a praia. Tudo bem que choveu muito nesse dia, mas acho que mesmo assim não nos levariam conhecer. Para ir sozinho, basta pegar um ônibus (se você estiver longe da balsa) até a passarela do álcool. A balsa fica bem no final da passarela, não tem erro. Pegar a balsa e lá já estão várias vans, cada uma vai para um lugar diferente, basta você pegar para o lugar que quer ir.
É barato. 2,50. A única coisa, que para voltar, voce espera uma van no mesmo lugar, mas se não der um numero minimo de pessoas, às vezes eles não querem sair, daí tem que esperar o numero de pessoas. Mas é tranquilo. Paciencia. Fui várias vezes à noite para Arraial, lá tem a rua Mucugê, é muito lindo, não pode deixar de conhecer, com vários restaurantes, bares, lojas. Foi um dos lugares que mais gostei. Mas o que senti: em Porto Seguro, as pessoas são mais simples, e consequentemente, mais simpáticas, abertas. Em Arraial, é um nível mais alto e as pessoas são mais fechadas, se pode se dizer assim. Lá, não conheci ninguem para conversar! kkkkk.
Fui também à praia de Pitinga, sozinha. No mesmo esquema. Van para Pitinga. Saltei de paraglider com o Alex. Vale muito a pena!
A praia do Espelho é linda, mas estava um pouco nublado, quando saia o sol ficava lindo demais. Para essa praia, eu aconselho pegar por agência, pois é além de Trancoso, um pouco longe, e ainda pega estrada de chão. Fica mais afastado. Paguei 50,00.
Também comprei o passeio para mergulho com cilindro. É um mergulho em alto mar, com todo o equipamento. Esse eu amei! Como estava sozinha, foi um instrutor só comigo. Você fica uns 20min lá embaixo. Vão uns 5 mergulhadores e cada um desce com duas pessoas. A unica coisa chata é o enjoo que dá no barco. Levei plasil e dei para várias pessoas, algumas não desceram porque realmente passaram mal. Dá pra descer até 10m de profundidade. Se quiser as fotos, te cobram mais 45,00. Se tiver, leve sua camera a prova d água!
Conheci indo sozinha também Coroa Vermelha. Gente, é muito fácil o transporte. Você pega os ônibus sempre à beira mar, e é só perguntar no hotel qual deve pegar para ir a tal lugar. Coroa Vermelha é lindo. Sempre quando for parar em uma cabana, pergunte se não tem consumação minima. O garçom me disse que eles não gostam de atender uma só pessoa, pois gasta pouco.
Então se garanta! Geralmente, eles pedem que você apenas coma alguma coisa na barraca.
Todas as noites eu ia para Passarela do álcool ou atravessava a balsa para Arraial. Não fui em nenhuma balada nem luau. Queria muito, mas andava pra lá e pra cá o dia todo, chegava a noite estava muito cansada.
Comprei também o passeio para coroa alta nessa mesma agencia. Mas transferi para o ultimo dia pois fiquei gripada. E nesse dia, amanheceu chovendo muito.Liguei para o Ademir, da agencia e ele disse que estavam vendo se iria dar o passeio. Depois me ligou dizendo que haviam deixado para o outro dia por causa da chuva. E eu perguntei se devolviam o dinheiro então. Ele mudou a conversa dizendo que era porque eu estava gripada, melhor eu não ir, mas que o barco ia sair igual (naquela chuva). Mas que ia ver e me devolver o dinheiro. A noite, o vi e ele disse que iria no hotel pela manhã, antes de eu viajar. No outro dia, liguei e ele disse que só poderia devolver metade, mas que passaria lá. Esperei, e claro, que não devolveu e eu perdi o passeio e o meu dinheiro. Até então estava gostando da agência, mas não gostei da atitude de dizer uma coisa e não fazer, achei que não ficou claro, primeiro disse uma coisa, depois outra, jogando a culpa na minha gripe.
Enfim, estava lá para me divertir e não me estressar, mas por tais motivos, não recomendo esta agencia Tchê Turismo!
Outro passeio imperdível é a ilha dos aquários. É muito lindo! Tem todas as sextas feiras. O preço é unico, 55,00. Se voce compra o passeio, eles te pegam no hotel. Eu preferi, mais por causa da volta. Pois meu hotel ficava perto do aXé moi, e teria que pegar um onibus ou taxi a noite, sozinha. Na ilha, você vai caminhando e encontrando aquários. Mais a noite, começa a baladinha, Contei uns 4 ambientes. Aquele dia estava meio vazio porque na passarela estava tendo a festa de são joão. Mas mesmo assim, valeu muito a pena conehcer! Lá, algumas pessoas vão super arrumadas, de salto alto, vestidinho, mais quem vai pra balada. Mas existe de tudo e todos.
Quanto ao hotel, eu gostei. Mas pra quem vai sozinho, aconselho que fique perto do centro, pois lá estao as saídas de balsa e acessos. Eu tinha que ir de onibus todos os dias para o centro. Este hotel, sues mairyporã não fica a beira mar, e tinha que caminhar duas quadras para dentro. Então, não gostava de chegar muito a noite, para não ir caminahando sozinha. Se você não quer ficar pra lá e pra cá, o hotel é muito bom. Mas se quer conhecer, ter acesso mais fácil à restaurantes, lojas, balsa, etc. fique mais perto do centro. Eu ia ficar no Best Western, e chegando lá, me arrependi de não ter ficado, pois ficava bem na saída do centro e perto da praia.. Bom, no centro, você precisa pegar praia em outro local! Tudo tem seus prós e contras!!!
Fiz o passeio também ao memorial do descobrimento, pois estava chovendo, é um passeio para quem curte história. Eu preferi conehcer o Centro histórico!
Amei a viagem e iria novamente, mas agora indo mais por conta, pois o acesso a tudo é muito fácil. Basta ter boca e coragem!
Boa viagem pra quem está indo.