Dicas de Viajantes

Guia da Cidade Hotéis e Pousadas Aluguel por Temporada Envie sua dica
Filtrar por categoria
Em destaque
Mais recentes

"Pense duas vezes antes de ir"

Carlos Dias Dias

Enviada por Carlos Dias Dias

Foi com a família em 2018 e achou Ruim

Acessos - Não é para qualquer um. Você não dará 3 passos sem estar subindo ou descendo com exceção das praias. Acessibilidade não existe para todos aqui.

Preços - Caros, muito caros, principalmente quando relacionados aos serviços e qualidade oferecidos. Na maioria dos restaurantes em que comemos a comida era ruim e o atendimento péssimo. Um casal com duas crianças não conseguem uma refeição com menos de R$ 180,00. E como eu disse, normalmente ruim e sem atendimento ou serviço razoável.

Passeios - Cuidado, os guias sempre vão dizer que o passeio é lindo mas depois que você comprou vai descobrir que foi enganado. Se viajar na baixa temporada a maioria das atrações não estará disponível como bar flutuante, caiaques, carroças e outros mais, só te avisarão quando chegar no destino.

Piscinas Naturais - Se você já viajou para Porto Seguro, Maceió ou Porto de Galinhas, você com certeza já viu as mesmas piscinas que existem em Morro, e a vantagem é que nessas praias você gastou menos, viu mais peixes e não sofreu tanto para chegar ao destino.

Pousadas - Em comum, todas exibem fotos de espaços muito bonitos em seus interiores mas cuidado. As fotos são velhas. A maioria das pousadas que pesquisamos e depois visitamos para um eventual retorno praticam isso. As fotos são antigas e as pousadas tem instalações bem desgastadas como ventiladores que estão enferrujados e sem funcionar, camas ruins e outros itens bem usados já.

Restaurantes - Cuidado ao escolher. Alguns servem comida estragada como o Point ou tem uma péssima cozinha como o Capitão Pipoca em Garapuá. Jantamos duas vezes no Casarão e também no Marilyn, que foram os únicos que serviram comida bem feita com serviço a altura.

Conclusões - Já visitamos quase todo nordeste brasileiro e, em alguns destinos, estivemos três vezes. Morro de São Paulo, que visitamos entre 23 e 30 de junho de 2018, não voltaremos com certeza absoluta!

"Comida Caseira, Saborosa e com Custo Beenefício"

Leila Brito

Enviada por Leila Brito

Foi com amigos em 2014 e achou Muito bom

Pôr-do-sol em Morro de São Paulo
Pôr-do-sol em Morro de São Paulo Enviada por Paulo Nunes
Recebi a dica de um guia da região e amei o local. Custo benefício, sabor, sem contar que o prato que eles apresentam pra uma pessoa comem duas tranquilamente.
Recomendo!!!

"Lugar Incrível"

Enviada por Karina Freitas Costa

Foi a dois em 2014 e achou Excelente!

Piscina da Pousada
Piscina da Pousada Enviada por Karina Freitas Costa
A Limpeza estava incrível, a pousada é linda, bem de frente para o mar, com as piscinas naturais mais lindas que já vi na vida, o restaurante é top, tomar café da manhã com a vista do oceano é tudo de lindo!
Os quartos são aconchegantes, limpos e cheirosos, inclusive os banheiros.
Amei o lugar, voltaria com certeza.

"Morro de São Paulo, delícia de lugar!!!!"

Enviada por Lídia Marina

Foi com a família em 2012 e achou Excelente!

Vista da terceira praia do Morro
Vista da terceira praia do Morro Enviada por Lídia Marina
Morro de São Paulo fica a 248 km de Salvador, na Ilha de Tinharé.
Um lugar lindíssimo, apaixonante.

Chegando no Morro, ficamos hospedados na Pousada Vista Bela, maravilhosa, aconchegante, tudo funciona muito bem, limpíssima, organizada, um café da manhã delicioso e com muitas opções,o restaurante é ótimo, a vista da piscina é linda!
As praias lindas de águas cristalinas, a pracinha,as lojas, tudo perfeito.

"Parece um morro do RJ no quesito violência"

Herlanio

Enviada por Herlanio

Foi com a família em 2015 e achou Bom

Muito tiro em disputas de pontos de drogas, assaltos nas trilhas, a ponto dos próprios comerciantes de bom coração alertarem os turistas.

"Lugar maravilhoso"

Enviada por Adriana Gonçalves de Miranda

em 2020 e achou Excelente!

Viajei com meu marido para Morro de São Paulo. Desembarquei em Salvador às 11:00hs, como o tempo era curto para pegar o Catamarã às 13:00hs, optamos pelo metrô por ser mais rápido. Pegamos o ônibus ( não precisar pagar) que sai do aeroporto e fomos para a estação de metrô, paguei um valor de $3,80 por pessoa, quando chega na estação norte, troca de metrô para ir até a estação Campo da Pólvora, achei super tranquilo, viemos sentados, o metrô é bem novinho e super sinalizado. Leva em média 50 minutos. Vale muito a pela.

Desembarcamos na Estação Campo da Pólvora e já pegamos um Uber até o atracadouro, paguei $15,00. O tempo foi a conta, chegamos faltando uns 15min para o Catamarã sair, nem deu tempo para almoçar. O valor do catamarã foi quase $100 por pessoa, comprei antecipado pois fiquei com medo de não consegui vaga no dia, mas vi que não foi cheio.

A experiência do Catamarã não foi muito legal, fiquei enjoada, ainda bem q não tinha almoçado. Tem até uns saquinhos nas cadeiras para caso precisem, achei as poltronas muito desconfortáveis para uma viagem de mais de 2hs. Como vai por mar aberto balança muito, é o caminho mais rápido, mas bem desagradável.

Chegando em Morro, não foi cobrada a taxa lá cobram do turista, me parece que está suspensa deste período de pandemia. Fica uns carregadores oferecendo p levar as malas ($30,00 mala grande e $20,00 pequena), como minha pousada era bem na entrada não achei necessário, só é difícil subir o morro, mas depois mais tranquilo. Mas se a pousada fica longe, vale a pena.

É interessante verificar a tábua das marés antes de ir, pois terá um passeio mais proveitoso.
Morro é lindo, como o acesso é difícil as coisas lá são um pouco mais caras.

Segunda praia:
Para curtir o mar é a melhor, principalmente se a maré estiver baixa, areia clarinha e água quentinha. Em relação às cadeiras de praia, o valor cobrado é bem salgado cobram no fim de semana $50,00 (primeira fila), $40,00 (segunda fila), durante a semana $40,00 (primeira fila) e $30,00 ( segunda fila), valor somente para sentar para um casal, achei bem caro, sem falar a cerveja que é em torno de $10,00 a latinha e $20,00 a garrafa, com isso as pessoas costumam levar e acabem bebendo menor por causa do preço alto.

Tirolesa:
Não tem como ir a Morro e não visitar o ponto onde fica a tirolesa, a vista é maravilhosa e de lá vc vê a praia, se a maré estiver baixa a vista fica melhor ainda. 

Quanto a descida na tirolesa não tivemos coragem de fazer, achamos com pouca segurança, o ponto onde está situada a tirolesa está desfazendo e com isso a estrutura está comprometida, há várias rachadura na parte da estrutura de mureta, que é de concreto que fica no alto no Morro, pontos interditados devido ao problema e sem falar na falta de infraestrutura para receber o turista, já que cobram $60,00 pela descida deveriam melhorar o acesso ao local onde há muito mato. Mas apesar de todos os problemas encontrados vale a pena ir até o local para ver a vista lá do alto.

Passeio volta a ilha:
Vale muito a pena ir, pagamos $180,00 por pessoa ( valor tabelado), por empresas credenciadas.
O ideal é ir em um dia que a maré esteja baixa por volta de 10:30.

Saímos 9:30, fomos para as piscinas naturais, lá fica cheio de peixinhos, se jogar ração ou até mesmo biscoitos eles ficam ao redor da gente e é possível tocar várias foto lindas, a água é cristalina e quentinha. De lá fomos para a praia onde fica o Restaurante do Guido, não ficamos lá pois não comemos lagosta e tudo lá é mais caro. Almoçamos ao lado e a comida estava muito boa.

De lá fomos para uma parada para quem gosta de ostra, como também não comemos ficamos lá apenas curtinho o local, a volta cem pelo rio e é mais tranquila, passamos no restaurante Mama África para ver o por do sol, lugar bem legal, porém não achei muito limpo, a cozinha estava cheia de moscas, mas o ambiente do restaurante é legal, a vista é excelente e tinha Dj, muito bom. Logo após o por do sol voltamos para Morro. Passeio que vale a pena fazer, não dá p ir a Morro e não fazer.

Restaurante Casarão
Comemos o Camarão no abacaxi ($100,00p 2 pessoas), simplesmente perfeito, prato muito bem servido, delicioso. Bebida gelada, atendimento perfeito, música agradável. Vale muito a pena ir.

A volta de Morro resolvemos vir no semi terrestre porque a ida não foi muito agradável, pegamos a lancha rápida ($28,00 por pessoa) no atracadouro de Morro sentido Valença, leva em torno de 1h, mas é bem tranquilo não dá p enjoar, chegando em Valença pegamos um táxi ($20,00) até a rodoviária, lá pegamos um ônibus ($30,00 por pessoa), até a cidade de Bom Despacho, leva em torno de 2hs, chegando lá pegamos o ferry boat ($5,10 por pessoa), leva em torno de 1h Para chegar até Salvador, achei bem desconfortável, quente e sujo. Chegando em Salvador pegamos um Uber até a pousada, pois ficamos um dia até o nosso retorno.

Achei que pelo trajeto semi terrestre é muito cansativo.

Resumindo:
Morro é lindo, vale muito a pena conhecer, uns 5 dias já é o suficiente, tem bons restaurantes ( não citei nomes por não me lembrar), dá para aproveitar, descansar e curtir baladas, como estamos em período de pandemia evitamos um pouco esse tipo de evento, mas lá tem para todos os gostos.

Morro é um morro, então tem que ter disposição para subir e descer ladeira, a não ser que queira ficar apenas na região da praia. Quanto a locomoção, mesmo passando muito mal no catamarã achei o melhor percurso para chegar a Morro, pois o semi terrestre demora muito e é cansativo, vale a pena procurar um médico e ter informações sobre medicamentos para enjoo, para assim não passar mal caso vá de Catamarã.




"Morro de saudade, mesmo!!!"

Enviada por Cynthia

Foi com a família em 2012 e achou Excelente!

Segunda Praia
Segunda Praia Enviada por Cynthia
É o lugar! Gente, li muitas dicas aqui antes de ir, então vim retribuir, deixando as minhas impressões.
O Catamarã nos enganou. Estamos acostumados a andar de barco, mas ele realmente balança demais, quase metade do barco chama o Raul!Fomos para a popa, pegando um vento no rosto, pra enganar o enjôo.

Tirando a primeira subida do portal, o resto tiramos de letra. Morro é de tirar o folego! É lindo demais! Pegamos o TAXI Hélio, rs rs rs
Táxi em morro são carrinhos de mão, empurrados ladeira acima por rapazes de muito preparo fisico e bom humor. Vou postar a foto do Hélio como prometi. Ele nos levou a pousada e foi nos buscar no dia marcado pra volta. Ficamos hospedados na segunda praia, na Pousada da Torre.

A Pousada é lindissima, confortável e perto de tudo. Realmente a segunda praia é o melhor lugar. Alem da piscina, da hidro, sauna, ainda ha o serviço de praia: Espreguiçadeiras branquinhas esperando vc relaxar! Ahhhh... é uma delicia!
Comida, é meio complicado, ja que nao posso comer nada do mar. E um bom filet é sempre dificil de encontrar, mas... Os restaurantes do caminho da praia, na rua principal do centro tem grande variedade. O restaurante Carpaccio e Pizza- forno a lenha- é excelente! O rodizio de pizza estava delicioso. Bianco e Nero, idem.
O restarante da Pousada tambem é otimo, embora não haja variedade.
Ao lado da pousada tb há um muito bom para sanduiches, mas só a noite. Durante o dia vc nao consegue comer por causa das moscas!

O Restaurante tia dadai que todos falam aqui que é uma delicia, me perdoem, mas pelo cheiro nem comi. Enfim, no centro ha crepes, pizzas, sorvetes, carnes e frutos do mar. Fome vc nao passa! rs A praia, a vista compensa qualquer coisa! É um dos lugares mais belos que conheci. A toca do morcego, o farol, e a tiroleza, são lugares imperdíveis. Enfim, só posso dizer que morro de saudade, e vou voltar.

"As melhores coisas a serem apreciadas em Morro"

Irene Aparecida de Almeida

Enviada por Irene Aparecida de Almeida

Foi sozinho em 2014 e achou Excelente!

A melhor comida sabor da terra e o tempero caseiro, melhor café, no café caramelo, bom e barato.
A melhor pizza é a amoroma, a dona é uma italiana, tem na fonte grande e na 2ª. praia.
o melhor açaí é no pedra sobre pedra, melhor acarajé é o da fonte grande.
a padaria do seu bonzinho, adoro o pão sírio, pão com queijo quente e café com leite e outras coisinhas, fonte grande.

A pousada com melhor custo benefício é a passarte, acho linda, rústica, fica na praça da vila, se ficar 30 dias = 1.800,00, a coqueiro do caitá, na 3ª. praia, ótima tabém, mesmo preço, esses valores baixa temporada.
mas se for de melhor comida é na gamboa, barraca do pescador josué, vale a pena passar um dia nessa barraca e comer o risoto de camarão, meu predileto. pode dizer que foi a marinheira irene de são paulo que indicou. 

Pôr-do-sol no portalô, do forte e do farol, são lindos, mas adoro o do portalô.
O passeio para boipeba vale a pena, com maré baixa.
a praia que mais gosto é a 4ª., porém caminho no máximo até o patachocas, depois acho arriscado roubo, aproveite as piscinas naturais quando a maré está baixa, muito lindo e gostoso, água quentinha. 

Casa noturna a melhor é o teatro.
barraca de praia havana, é o que mais gosto, bolinho de bacalhau com saladinha, vale a pena para passar o dia inteiro na beira do mar e cervejinha ou caipirinha.
standap é bom, mas muito cuidado com as pedras, tem uma coisa chamada piauna o que chamamos de ouriço do mar, cheio de espinho, se cair e pisar nelas vai acabar com sua viagem.
se quiserem ir a praia do encanto ou 5ª. aconselho ir de charrete ou de cavalo, tem para alugar, partindo da 4ª. praia.

Morei 4 meses e meio em morro e pretendo voltar a morar depois de aposentar em definitivo.
visitem o zimbo, um vilarejo 5 minutos da 4ª. praia.
as 18 horas o que mais gosto no verão é sair para caminhar e sentir a brisa, amo!!!
boa sorte a todos que visitem morro de saudades.

"Tudo sobre esse lugar"

Enviada por Pamela costa

em 2018 e achou Excelente!

Bom, estive em morro de São Paulo agora em setembro/2018. Algo me dizia que eu não me arrependeria, e assim foi. Optamos pelo transporte de catamarã, que da em média 2:30 +- até morro sp. Compramos passagens no terminal marítimo do mercado modelo que fica em Salvador.

O valor da ida foi R$96,00 por pessoas, se comprasse a volta sairia por R$86,00, pela empresa Farol do Morro. Indico quem optar por esse transporte,tomar remédio para enjoo, eu tomei e não tive problemas no trajeto. Achei super tranquilo a ida. 

Mas como nem tudo são flores e, como já havia efetuado a compra da volta pela empresa Farol da ilha, acabou que no dia eles inventaram que o catamarã tinha estragado, porque estávamos em um número pequeno de pessoas então eles optaram por nós levar de semi terrestre.. 

Galera é muita mão esse tipo de transporte, pelo fato de tu ter que pegar uma lancha rápida ate valença e de valença uma van até vera cruz e depois um barco até Salvador.. é massa  pous tem que andar com as malas pra cima e pra baixo.. e fora que não efetuaram o valor da diferença pois esse tipo de transporte é mais em conta . 

Detestei, minha mala estragou as rodinhas de tanto carregar. E a empresa avisou no dia, não teve a capacidade de avisar antes via e-mail ou telefone. Bom mas chegando na ilha encontrei os famosos "ubers" de carrinho de mao. 

De início achei que não seria necessário contrata-los mas ainda bem que mudei de ideia, pq é uma subida entanto. Então, aderi ao serviço R$30,00.Malas acomodadas, agora era só passar e efetuar o pagamento de conservação da ilha , no valor de R$15,00 .

Feito isso, agora faltava achar um lugar, na qual o Jaílson que estava carregando as malas sugeriu que ficasse entre as praias 1 e 2 . Não tinha reservado nenhum hotel , e ele se propôs a andar comigo até encontrar um que se encaixasse no meu orçamento. A diária custa em média R$180,00 pra mais.. só que tive a sorte de encontrar por R$110,00 uma pousada que fica na 1°praia bem localizada ,chamada Manaia. Incluía café da manhã quarto privativo com banheiro, e embaixo ficava uma agência de passeios, ao lado mercado, lojas..enfim, bem localizada. Tudo muito simples ,mas limpo.

Nós acomodamos , e resolvi desbravar o lugar. Quando falam em praia 1,2,3,4 e ,5 todos acham que fica longe uma da outra ,mas não até a praia 3 é super perto , A 4 e a 5 sim ,são mais longe mas tudo dá pra fazer caminhando. 
 
Tem diversos tipos de bares e restaurantes..lojas enfim tudo ..

O que chama atenção é que na ilha os valores são praticamente iguais dos comerciantes , as vezes um te dá um drink e tal, mas o valor dos pratos não muda muito, assim como os passeios, caso pense em pechinchar não perca tempo, eles tem uma associação na qual ficou definido que o valor do passeio das ilhas seria tabelado R$130,00, é lei lá.entao não perca tempo. 

As pessoas são muito receptivas..a energia do lugar é incrível. Tem bons restaurantes .. comi uma pizza maravilhosa no restaurante FUNNY..ótimo atendimento, e delicioso ,conta com música ao vivo e um ambiente agradável beira mar. Já para quem quer assistir a um futebol , tem o bar do Peter...muito descontraído, e as pessoas muito queridas. Outra opção TB que experimentei foi a choperia gourmet, serve uma costelinha barbecue e tem cerveja artesanal, ambiente aconchegante. 

Tem aquele dia que tu quer um prato feito não indico nenhum, experimentei mas o tempero é ruim e o ambiente não é climatizado, as mesas são na rua e tem muita moscas por devido a região que o restaurante fica. Outro restaurante maravilhoso é o Pedra sobre pedra, ele é 24 hrs e tem um cardápio bem variado além de uma vista espetacular.

Comi também no restaurante OhLala..uma massa vem feita e o suco é muito bom também, ambiente agradável com música ao vivo. Tem muitas opções ,citei as que me chamaram mais atenção. 

Bom ,na ilha tem muita coisa pra fazer, e uma delas foi assistir a um por do sol lindo ,lá do farol. Não quis ir na toca do morcego pois além de caro a entrada a vista é bela mas não tanto quanto to do farol que é de graça. Vale a pena . 

Já na praia o que me chamou atenção foi ,ao locar uma cadeira para se bronzear , inclui um serviço de um senhor que fixa molhando teus pés , e milha também o lugar que tu está transitando, para que o turista não queime o pé na areia.. é muito legal..de início estranho mas depois tu se sente uma rainha. O valor para locar duas cadeiras é R$ 30,00 e tem que ser Av, fora oq tu consumir.Depois descobri que o bar Point empresta a cadeira e tu só para oq consumir e isso é ótimo e justo.

De todas as praias realmente só atw a 3 é legal e limpa, as demais não tem estrutura e sai sujas. A maioria das coisas fecha meia noite. O lual acontece na segunda e na quinta feira, nada mais é que uma caixa de som gigante onde as barraquinhas de drinks ficam abertas e os locais e turistas dançam , começa meia noite e vai até às 04:00. As bebidas são muito delicia, tomei uma que vai dentro do cacau.. espetacular mas custa R$25,00 .

Outro ponto importante,tudo cobra 10% de início me neguei a pagar de vários locais que freqüentei, mas depois descobri que a maioria do pessoal que trabalha de garçom e/ou atendente não ganham salário fixo ,o estabelecimento soma quanto deu na noite e divide os 10%por todos que ali trabalham. Resumo, eles ganham por dia somente os 10% que geram no decorrer daquela noite. Então o que eu tiro disso é que o turismo é a grande fonte de renda de todos que moram ali. São pessoas sensacionais, então não se apegue em pagar.

Outra coisa interessante em falar é a respeito do passeio a boipeba, que seria das ilhas, ele super vale a pena. Tu sai às 09:00 e retoma somente 16:00 ,ele é feito em uma lancha rápida , e é pura emoção o deslocamento. Contratei esse passeio com o João,  outra atividade que eu fiz ,foi locar um caiaque na praia 3, esse passeio é feito pelo Edi ,cara gente fina e custa R$40,00 ,mas super vale a pena ele te empresta snorkel e te leva em alto mar pra mergulhar nos corais, em torno de 1:30 de passeio e ele te mostra tudo, tira fotos ..enfim amei ter feito . 

Acho que as principais coisas citei. Lugar incrível, quero voltar com certeza.

"Lugar incrível faça sol ou chuva!"

Mônica Radünz

Enviada por Mônica Radünz

Foi a dois em 2012 e achou Excelente!

Eu e meu marido chegamos a Morro de São Paulo com base nas dicas que pegamos daqui do site e foi melhor mas muito melhor quê esperávamos!

Em Salvador ficamos hospedados(apenas pernoite) na Pousada da Praça por ser próxima ao Mercado Modelo. Fomos para o Morro de catamarã e o mar e o dramim contribuíram pois não houve nenhum enjoo.

Em Morro ficamos hospedados na pousada Bahia Bella (segunda praia) e é uma pousada linda, aconchegante, organizada, limpa com excelente café da manhã além de ser muito em conta. A localização da pousada ajudou muito pois era próximo de tudo.
Em relação a comida, o restaurante da Tia Dadai serve um peixe grelhado com azeitonas muito bom! Além de um camarão a milanesa que nunca havia comido igual...tipo um bolinho de arroz...vários camarões empanados com salsinha...uma delícia!

Mas o melhor restaurante foi o Bar da Marilyn Monroe (segunda praia), lá comemos uma moqueca de camarão com dendê imperdível e um peixe vermelho frito, mas o detalhe deste peixe é que ele vem inteiro, primeiro é assado e depois ele é feito a milanesa, é de comer rezando e sem contar que o preço é muito em conta!

Os passeios foram um show a parte: o de Gamboa feito com o barco Pirata do Morro tivemos o privilégio de vermos golfinhos além de do banho de argila. Entretanto o mais encantador foram os passeios ao vilarejo de Boipeba, recomendado fazer a parada no restaurante do Guido que tem uma lagosta natural maravilhosa, depois façam a caminhada por dentro de Boipeba até o outro lado da ilha (onde há o encontro do rio com o mar). Este passeio tem a parada no Bar das Ostras (flutuante) muito bacana.
Não pode-se perder o pôr-do-sol no farol do Morro que é maravilhoso!

Na segunda praia há barraquinhas de drinks com frutas que são muito legais, a barraquinha da dona Idy é a mais famosa além dela ser uma vendedora nata!
Voltamos por Valença (via ferry boat) para vermos outros lugares, vale a experiência.
Tivemos o privilégio de ficarmos 6 dias em Morro de São Paulo e com certeza é um lugar para todas as idades!
Mais dicas

Mais informações e atrações de Morro de São Paulo

Copyright 2000-2024 Férias Brasil©