Dicas de Viajantes

Guia da Cidade Hotéis e Pousadas Aluguel por Temporada Envie sua dica
Filtrar por categoria
Em destaque
Mais recentes

"Apaixonante!!!!!"

Enviada por Amanda

Foi a dois em 2015 e achou Excelente!

Belezas vistas do alto
Belezas vistas do alto Foto: Alex Oliveira / Setur
Eu e meu namorado estivemos em Morro do dia 15\10\2015 até o dia 20\10\2015. A principio a viagem foi um pouco transtornada porque compramos o pacote pela CVC para ir de Catamarã e chegando em Salvador o serviço de translado foi semi terrestre, que para mim foi cansativo, barco, ônibus e barco. Na chegada a Morro decidi não pegar o primeiro carregador de malas, até que um no inicio da subida ofereceu um preço bem mais em conta que os outros. Pelas reportagens essa ladeira na entrada da ilha parece assustador, mas para mim que moro em cidade histórica acabou não sendo nada difícil. Ficamos na Pousada Borakay, muito aconchegante e bem localizada. Acabei ficando mais na segunda praia, não temos um perfil desbravador, gosto mesmo de chegar cedo, escolher uma boa mesa perto da água e curtir o sol e aquela cerveja gelada(coisas de Mineiros rsrsrs). Fiquei todos os dias no restaurante TopGrill, o garço Jhoy super atencioso, na realidade toda a equipe do restaurante. Gostei muito dos preços também, nada explorador, principalmente o filé a milanesa(eu não gosto de muquecas e nem frutos do mar então como mais carne ou filé de peixe frito), uma porção bem servida. Todos os dias que estive na ilha não senti nenhuma insegurança, por varias vezes ficou sobre a mesa bolsa e celular e não tivemos nenhum problema. Sobre os passeios fica a dica igual dos carregadores, nunca feche com o primeiro guia, procure e pesquise porque os preços podem variar. Eu fiz apenas um passeio, que foi o do banho de argila( que só observei não me atrevi a me lambuzar rsrs.) Nesse passei o guia do barco acaba tentando forçar a barra quando chega na praia da Gamboa a ir no restaurante que ele tem convenio, mas vc é livre para escolher, acabei almoçando no restaurante ao lado do indicado bem mais barato e muito gostosa a comida.

A unica coisa que me chateou na ilha foi a Tirolesa, vc sobe uma escadaria e quando chega la em cima descobre que para descer na Tirolesa não pode tirar nenhuma foto ou filmar do seu celular, eles alegam que é por questão de segurança, mas existe um serviço de fotografia para te vender fotos suas. No mais eu amei a ilha, um clima aconchegante, ótima comida, moradores atenciosos, até o posto médico vi aberto todos os dias. Dias lindos e perfeitos e com toda certeza voltarei!!!!

"Caminhada com lindo visual"

Enviada por Zuca Souza

Foi com a família em 2014 e achou Muito bom

Praia Linda
Praia Linda Enviada por antonio
A caminhada até praia de Gamboa compensa, mas não pense que vai ser rapidinho pois o caminho é longo (aproximadamente 1 hora). A praia é calma e tem o necessário para passar o dia. Pegue um barco para retornar a Morro e vá apreciando a paisagem (pagamos R$4,00 por pessoa).

"Maravilhoso, mas cuidado!"

Enviada por Leandro

em 2021 e achou Muito bom

Morro de São Paulo é um lugar incrível! A cidade é uma graça, tem muitas lojas, restaurantes e lindas praias, mas tenho algumas ressalvas importantes.

Estive em morro entre os dias 22/06/2021 a 27/06/2021. O primeiro impacto que eu tive foi em relação à forma como nos atendem, desde os agentes de turismo aos vendedores, garçons, etc. Na sua maioria são ríspidos, impacientes e grosseiros. Não podem ser contrariados que respondem de forma bruta. 

Tivemos muitos aborrecimentos, mas o pior foi quando marcamos o passeio de volta a ilha e o agente fez um desconto para o nosso grupo. Quando encontramos com o responsável pela lancha, cujo nome é Ulisses, ele quis aumentar o valor e não aceitamos. Então, ele disse que era pra gente pagar o valor maior que depois ele devolveria, pois precisava prestar contas com o sindicato. É claro que era mentira. 

Como nós recusamos, ele simplesmente nos disse: então procurem outra pessoa e nos deu as costas. Foi muito revoltante! Mas como disse: grosseria é uma prática comum lá e conversando com um nativo, ele me disse que essa é a cultura deles. 

A outra situação que eu alerto é: não façam nenhum passeio com a Cassi Turismos. Eles não têm ética. Cobram um valor diferente para cada pessoa. Mentem na maior cara de pau! 

Como viajamos num período que o governador decretou restrições dos meios de transportes, a travessia pelo catamaram estava paralisada. Então, na ida, fizemos a maior parte do percurso de carro e pegamos o barco em Valença. Deu tudo certo! Tudo isso por 250 reais por pessoa! 

Na volta, contratamos a Cassi, porém o governador liberou a travessia de ferry boat no dia do nosso retorno. O que a Cassi fez? Pegou todo mundo e colocou no transporte semi terrestre. Pagamos por um carro privativo privativo e a Cassi nos colocou numa lancha, depois num ônibus, depois num barco cheio de carros e depois numa Van. Ate aí seria aceitável, só que esse traslado custa pela tabela 120 reais, contudo descobrimos que pelo mesmo serviço a Cassi cobrou vários preços diferentes. Teve gente que pagou 120, 250, 280, 310, 340, 440 reais por pessoa. 

Ficamos revoltados e é claro, quando reclamamos, fomos ignorados. Então, não façam passeio pela Cassi de jeito nenhum e se preparem para ouvir grosserias dos comerciantes e agentes de turismo de Morro de São Paulo.

"A verdade sobre o Morro"

Lígia Pazetti Aires

Enviada por Lígia Pazetti Aires

Foi a dois em 2014 e achou Bom

Voltei ontem do Morro de São Paulo, passei 6 dias quase perfeito com o meu esposo por lá, ri, conheci pessoas que vou levar para a minha vida toda e chorei, chorei de raiva, chorei porque existe tanta mentira e gente desonesta no nosso país...enfim, chorei.

A viagem estava ótima, tirando a chuva, a falta de sol, mas isto não atrapalhou a viagem em momento algum, mas se o sol estivesse presente todos os dias por lá, a viagem seria muito mais linda, mas eu já sabia que no mês de maio chove nesta região, mas vamos logo ao ponto X das minhas considerações.
O Morro de São Paulo não é um local seguro como todas as empresas de turismo, pousadas, e pessoas dizem e vendem, lá acontecem constantes assaltos como qualquer outro lugar do Brasil, mas para a minha tristeza, tive que descobrir isto sozinha, pois o meu esposo e eu, mais uma moça (que agora é uma amigona) que estava hospedada na mesma pousada que eu e mais um casal de franceses fomos assaltados enquanto caminhávamos da quarta praia para a praia do Encanto. Nem chegamos a conhecer a praia do Encanto, porque o nosso encanto com a viagem acabou naquele momento: em que fomos assaltados.

O mais triste disso tudo é que as pousadas, as pessoas que trabalham nelas, os moradores do vilarejo escodem estas informações dos turistas, eles acreditam que se esta notícia for espalhada o fluxo de turistas diminuirá.
Não estou dizendo aqui para vocês não viajarem para o Morro, lá é lindo, um lugar que podemos ter a certeza que Deus existe, porque ele caprichou demais na Bahia, mas caso você queira ir, não acredite quando te falarem que lá é seguro, porque por experiência própria sei que não é. Os assaltos são mais frequentes na quarta praia, e na do Encanto. Se quiserem caminhar, caminhem, apenas caminhem, não levem nada junto para a caminhada, nada de câmera fotográfica, celular, dinheiro e qualquer outro objeto que se você for roubado, você sentirá falta. Muito cuidado ao caminhar pela quarta praia, e evitem tentar atravessar o mangue para a praia do Encanto porque foi lá que fomos assaltados, com direito a ameaça de atirar em nós caso não parássemos de correr e não jogássemos as nossas bolsas no chão, foi horrível, nunca pensei que passaria por isto no Morro de São Paulo. Se soubesse que acontecia isto nas praias que caminhei sozinha é claro que deixaria todas as coisas de valor na pousada. Apenas quero que isto não aconteça com outras pessoas, não desejo isto para ninguém.
Agora os franceses sofreram muito mais porque o ladrão colocou a arma na cabeça deles, o nosso assalto foi de longe, mas assim foi triste, muito triste.
De resto a viagem foi ótima, a pousada é perfeita, nenhuma reclamação, fiquei hospedada na Bahia Bella, a Jô que trabalha lá é muito atenciosa e o café da manhã e a rede são as melhores coisas na pousada. 

O chuveiro também é excelente, e a localização da segunda praia, é a melhor do Morro, a praia do agito. Restaurantes para todos os gostos e bolsos, preparem o bolso porque a alimentação lá é cara.

"Pedacinho do paraíso..."

Anna Claudia

Enviada por Anna Claudia

Foi a dois em 2015 e achou Excelente!

Olá pessoal, resumindo um pouquinho desse lugar incrível.
Para chegar em Morro de são Paulo, fizemos a opção de transporte semi terrestre (catamarã, micro ônibus, catamarã ) uma dica boa para quem enjoa fácil e não se assuste com a distancia pois vale a pena. Chegando la vocês irão encontrar os ¨taxi¨ garotos com carrinhos de mão, que irá levar as malas até o hotel ou ponto de apoio ao turista, pois é um caro que se torna barato devido a várias subidas e ladeiras, preço cobrado pelo tamanho da mala. 

Para quem gosta de badalações recomendo a praia 02 onde tem vários barzinhos. Ficamos na praia 03, praia muito boa e para quem gosta de tranquilidade, ficamos no hotel Catavento ótimo lugar, de frente para o mar, quartos bons, e oferece transporte para ir até a praia 02, durante o dia da para fazer uma bela caminhada tbm.
Vários passeios bons, o mais común é o volta a ilha, porém pegamos o mar agitado e acabamos passando mal, recomendamos tomar remedio uns 30 minutos antes do passeio.

Bom passeio galera!!!

"Morro é maravilhoso!"

Enviada por Ale

Foi a dois em 2009 e achou Excelente!

Morro é lindo realmente! No entanto, se você for de catamarã (sem problemas na ida), volte de avião! A travessia por mar na volta é horrível! Mesmo quem nunca passou mal, vai passar!

Passeie a pé pelas praias, em especial pela quarta por causa das piscinas naturais. Vá a Gamboa caminhando e lambuze-se de argila. É muito legal e divertido!

Vá a Boipeba: é imperdível!

Coma no restaurante Tia Dadai: maravilhoso! Ah, coma o peixe vermelho.
Como fomos em baixa temporada, a oferta de serviços e produtos nas ruas chega a ser impertinente. Leve apenas chinelos, pois lá é só areia.
Veja o pôr do sol no Forte: é lindo (pena que está caindo).
Não deixe de mergulhar nas piscinas naturais, é o melhor do passeio.

Em Salvador a Pousada Noa Noa é boa pela localização (em frente ao Farol da Barra), mas os quartos são pequenos e não tem frigobar. Vá à Ilha dos Frades, se possível sem passar por Itaparica (não vale a pena). Os pedintes na rua atrapalham um pouco. Mantenha os olhos abertos no Pelourinho.
E curta bastante !

"Lugar Fantástico"

Enviada por Fabio Rodrigues de Souza

Foi com a família em 2019 e achou Excelente!

Viajamos em 4 pessoas, para chegar a Morro de SP, pode ser de Catamarã ou semi terrestre (Ferry boat,ônibus e Lancha), no 1º gastaríamos R$ 400,00 e dura 2h30 já o semi terrestre, o qual optamos, gastamos R$ 250,00 e levamos 4h para chegar, a saída é em Salvador.

Ferry boat atravessa para a Ilha com destino a Bom Despacho, lá pegam os o ônibus com destino a Valença, compramos a passagem em salvador, onde pegamos o Ferry. 

Em Valença pegamos um taxi e menos de 5 minutos chegamos ao porto, onde pegamos a lancha rápida até Morro de SP. Lá é preciso pagar a taxa da cidade R$ 16,00 por pessoa, estudante com carteirinha paga meia, o pessoal leva as malas em carrinhos de mão acompanhando-os até o hotel, cobram em média R$10 por mala, negociável.

Morro tem as praias 1 a 5, a praia 2, a qual ficamos é a mais movimentada, restaur., estruturas, mercadinhos (aceita vale alimentação) e tem vida noturna.

Ficamos no restaurante de praia 2 Fany Fany, ótima estrutura, cadeiras confortáveis, sofá na areia, bebidas, alimentação, atendimento excelente, música ao vivo, eles cobram 10% das despesas sendo esse repassado aos garçons que atendem.

As cadeiras que são colocadas mais próximas ao mar pertence a associação dos moradores, cobram taxa para usar, em média R$ 30,00, alguns tem convênio com os restaurantes para alimentação, já as cadeiras dos restaurantes só consumação.

Ficamos no hotel Bahia 10. Cordialidade, limpeza, café da manhã maravilhoso, Crepe do bar do hotel é muiiito bom!

"Não dá para ficar só um dia"

Enviada por Myrian

Foi com a família em 2007 e achou Excelente!

Na realidade estávamos em Salvador e resolvemos ir conhecer Morro de São Paulo, sabíamos que iríamos gostar,mas o lugar e fantástico, principalmente a
3ª e 4ª praia, águas cristalinas e com peixinhos. Para chegarmos lá pegamos uma lancha rápida até Itaparica depois um micro ônibus nos levou até Valença, via Nazaré das Farinhas e depois, mas uma lancha rápida até o Morro(mais o menos 3 horas), o receptivo do Hotel disse-me que era melhor do que o Catamarã (são 2 horas), pelo mar poderia ficar mais chato para as crianças. Andamos a ilha toda. Lá você só deve ir com roupas leves, chapéu e filto solar e chinelos pois o primeiro acesso é uma escadaria e depois só caminhadas. Os restaurantes oferecem espreguiçadeiras. Um conforto. Se eu tivesse levado mais uma muda de roupa principalmente para as crianças teria ficado mais uma noite e um dia lá, naquelas pousadas de frente para o mar, mas á noite soube que tem agito. Quem tiver com um pouco mais de dinheiro lá tem aeroporto.
Voltarei lá com certeza!

"Tudo de bom, lugar perfeito"

Enviada por maria de lourdes

Foi com a família em 2012 e achou Excelente!

Estivemos em Morro agora no inico de 2012 e foi tudo de bom. Fomos por terra, indo para Itaparica, depois para Valença e dai a lancha para Morro, viagem tranquila.Em Morro ficamos hospedados na Pousada Vista Bela, excelente localização, realmente uma vista bela, otimo quarto e cafe da manha, a piscina tem um visual bem legal. As praias são otimas, um pouco cheia de argentinos, mas isso acaba dando um toque alegre nas conversas. Os restaurantes são excelentes.

No primeiro dia comemos no ultimo restaurante da calçada de madeira que segue para as praias, lugar simples e gostoso. O restaurante da Piscina na 4a. praia é imperdível, o melhor bobo de camarão existente na face da terra! Não deixe de ler a historia do restaurante no cardápio. No centrinho tem uma pizzaria na subida, com um nome italiano muito boa. Bem na praça tambem tem um restaurante com nome italiano, fuja de lá, o dono é muito mal humorado. Os passeios valem a pena, da para ir a pé pela praia em um deles, somente na parte da manhã com a mare baixa, foi bem divertido.

As pessoas são muito amáveis e tratam bem os turistas, a cidade é alegre e descontraida. Vale uma volta. Maria de Lourdes, Antonio, Luisa, Andre e Laura

"Morro de Saudades <3"

Enviada por Letícia Nascimento

Foi com amigos em 2012 e achou Excelente!

Bom, queria começar dizendo do quão lindo é o lugar. É um paraíso, águas cristalinas, povo hospitaleiro, lugares históricos... muito lindo mesmo! fui com duas amigas e dois amigos, ficamos hospedados no Hotel Morro de São Paulo, situado entre a 2º e 3º praia, fomos muito bem recebidos, café da manha gostoso, piscina grande, quartos limpinhos e bem arejados. ficamos em uma barraca na 2º praia muiiito boa, se não me engano o nome é (Boteco's Cachaçaria) é uma das primeiras, o garçom (Ney) que nos atendeu, sempre muito atencioso, nos indicou um peixe para o almoço, simplesmente divino. fui na tirolesa (não deixem de ir) é espetacular, gostei tanto que no outro dia meus amigos não queria ir comigo, acordei cedo e fui novamente. rsrs

A noite a praia fica linda, cheia de rodas de amigos com seus violões... ahh o mesmo garçom nos informou de uma festa que teria no outro dia, a festa da espuma no Espaço Funy, foi muito bom e engraçado, eu e meus amigos nos divertimos muiito! infelizmente não conheci a 4º praia, pois não tive tempo, fiquei três dias, uma dica vá no 1º dia, pois a segunda praia é tão boa que você não acredita que tem outra melhor! mas da próxima vou conhecer, pois dizem que é um paraíso.

A praça praça principal oferece muitas opções de bares e restaurantes, de todos os preços e gostos. o artesanato é lindo, brincos, colares, pulseiras... enfim o morro é maravilhoso, um ótimo lugar para viajar com a família, amigos, casal, sozinho, de todo jeito.
Mais dicas

Mais informações e atrações de Morro de São Paulo

Copyright 2000-2024 Férias Brasil©