Centro Histórico

  • Igreja de Saõ Jorge Igreja de Saõ Jorge
    Enviada por Eneida Nini
  • Olhar de Jorge Amado Olhar de Jorge Amado
    Enviada por NILTON MESCOLOTTI
  • Prefeitura Prefeitura
    Enviada por virmondes dos passos
  • Palacete do Rei do Cacau Palacete do Rei do Cacau
    Enviada por virmondes dos passos
Por Editoria Férias Brasil Casarões, palacetes e igrejas em estilo neoclássico emolduram o Centro Histórico de Ilhéus e remetem aos tempos áureos do ciclo do cacau, no início do século 20. Entre os exemplares estão a Casa de Cultura Jorge Amado, instalada na residência onde o escritor morou; e os templos de São Sebastião e São Jorge dos Ilhéus. O passeio completo inclui ainda o Bar Vesúvio, que ganhou fama internacional com o romance Gabriela Cravo e Canela, e o cabaré Bataclan, hoje transformado em espaço cultural.

Dicas dos Viajantes

"Ilhéus: deixe para o final da sua lista de lugares para conhecer no Brasil."

Enviada por Vanessa

com a família em Abril/2012 e achou Ruim

Eu nunca escrevi nesse tipo de site, mas minha decepção com Ilhéus foi tanta que decidi prevenir outras pessoas que estejam procurando lugares para viajar. As praias são bonitas, mas na grande maioria bem desertas, com poucas barracas e essas tb abrem bem tarde. O centro histórico é legal, mas em meio dia vc viu tudo. Então se decidir visitar a cidade, pouco tempo é suficiente. O calçadão onde fica o centro histórico, igreja matriz etc. sequer tem iluminação noturna, e pouca movimentação. Não existe vida noturna na cidade, apenas alguns poucos restaurantes e bares.

A cidade não tem estrutura para turismo, o stand de informações turísiticas da cidade não tem nenhum tipo de folheto com mapa ou qualquer outra informação pra dar, a mocinha fica lá pensando na vida o tempo todo... até o rapaz que guarda carros falou que se vc sacar $ no caixa que tem em frente a matriz, não anda 20m sem ser assaltado, e que tem umas 20 ocorrências por dia, e vc não vê um guarda nas ruas... O mercado do artesanato é terrível, não tem quase nada que presta. Se vc conhece Ceará ou Pernambuco por ex. vai ficar muito decepcionado pq tem aquelas camisetas básicas, aquelas saídas de praias multicoloridas que vêm da China ou Índia e outras bugigangas, mas nada realmente artesanal a não ser por uns colarezinhos de côco muito legais.

Pra comer, depois de sofrer um pouco com restaurantes não muito legais e fiquei intercalando entre o Pinochio e o Vesúvio, ambos com atendimento legal e comida muito gostosa. Visitamos tb o Ceplac e a fazenda de cacau Primavera, ambos muito legais, com visita aos pés de cacau, a barcaça pra secagem das amêndoas etc. Mas chocolate que é bom, só tem a opção da Ilhéus Cacau que é gostoso, mas não o suficiente para custar quase 200,oo Kg. Fomos tb à fonte de águas ferruginosas de Olivença, mas eu achei a aparência meio estranha e não tive coragem de entrar. Tinham tb outros passeios que eu pesquisei pela internet, mas como eu estava com meu marido e nosso bebê de 1 ano não pudemos fazer, mas pareciam legais como a Reserva do Una.

Minha dica é, se vc for a Ilhéus planeje bem antes e vá com um roteiro pronto, pois eu fiquei achando que era igual a Porto de Galinhas *aliás lugar maravilhoso! onde há dezenas de agências com várias tipos de passeios etc., e acabei tendo que pesquisar tudo pelo computador... Devo estar esquecendo de alguma coisa, mas no geral é isso: espero ter ajudado!

"É uma Pena ..."

Enviada por Cristóvão

com a família em Janeiro/2009 e achou Bom

É uma pena ver como a parte histórica da cidade, está tão mal cuidada.
Já fui lá 2 vezes, em janeiro/09 e julho/10, hospedendo na primeira vez no Hotel Canabrava, com excelente estrutura, mas que não pudemos aproveitar adequadamente, devido as chuvas constantes. Na segunda vez que fui até lá, demos uma esticadinha até Itacaré, onde a culinária é espetacular.

"Fantástico o acervo de Jorge Amado"

Enviada por Terê

com amigos em Maio/2008 e achou Excelente!

Estive lá em maio de 2008. Foi uma das visitas que mais curti. Fui até o mirante do prédio e vi Ilhéus de cima. Adorei a cidade. Muito limpa e cheia de encantos.

Mais informações e atrações de Ilhéus

Copyright 2000-2020 Férias Brasil©