MiniIntro - Andaraí / Igatu

  • Casario de pedras é típico de Igatu Casario de pedras é típico de Igatu
    Enviada por Gracie Croce
  • Aluguel de Stand Up Paddle na Chapada Diamantina Aluguel de Stand Up Paddle na Chapada Diamantina
    Enviada por Daniel Moreira
Por Editoria Férias Brasil
A pequenina e antiga cidade de garimpeiros - Andaraí - é o ponto final da trilha do Vale do Pati. A infraestrutura é pequena, porém, as belezas naturais são surpreendentes. Por lá estão o Poço Azul, uma caverna inundada por águas cristalinas; e os Marimbus, como é chamado o trecho alagado da região, também conhecido como Pantanal da Chapada. Para explorar a área há passeios de canoa em meio a vitórias-régias, samambaias d'água, jacarés, pacas e capivaras.

Uma estrada sinuosa leva ao fotogênico distrito de Igatu, cerca de 15 quilômetros adiante, famoso pelas ruas, muros, ruínas e casas (algumas restauradas) de pedra onde viveram os garimpeiros no século 19. Os aventureiros vinham de todos os cantos atrás das riquezas escondidas na maior mina de diamantes da região, a Brejo-Verruga, de 380 metros e aberta à visitação. A vila chegou a ter mais de nove mil moradores e hoje contabiliza cerca de 300 pessoas.

Quem chega ao povoado se encanta também com artesanato - exposto em locais agradáveis como a Galeria Arte & Memória, um mix de museu e galeria de arte ao ar livre, café e loja. E tem ainda a singela igreja de São Sebastião - em pedra - e seu pequeno cemitério bizantino, perfeitamente restaurados.

Andaraí fica a cerca de 100 quilômetros de Lençóis (BR-242 e BR-142).


Dicas dos Viajantes

"A cidade mais bem localizada da Chapada Diamantina"

Enviada por Ana

a dois em Junho/2010 e achou Excelente!

Já conheci bastante coisa de Chapada Diamantina, mas me surpreendi com Andaraí. Você está bem perto de vários atrativos encantadores da Chapada como : Poço Azul (indescritível) , Gruta da Paixão (fantástica), Cachoeiras do Buração, do Roncador, da Garapa, da Donana, das 3 barras, do bocório; Praias do rio Paraguaçu, um outro Pantanal dos Marimbus. Foi aqui que descobri que o Pantanal é muito mais extenso do que eu conhecia. Ele é divido em três partes.

Marimbus de cima (Lençóis, onde começa , que é o leito do rio) Muito sem graça, diga-se de passagem; Marimbus do meio, em Andaraí. Fantástico! Uma rede de lagoas interligadas, com uma fauna e flora exuberante. Passeios que variam de 2 horas, 4 horas ou dia todo. Você pode descer o rio desde a cachoeira do Roncador até o Poço Azul, com paradas para acampar na beira do rio Santo Antonio ou para quem gosta de uma pescaria também é muito bom.

Pousada Sincorá quem opera esse passeio. Falando em pousada, essa pousada é super aconchegante, ambiente bem familiar, você se sente muito bem. Os proprietários me deram dicas valiosas e perfeitas, tudo deu muito certo. Você sai revigorado da pousada, não só pelo atendimento acolhedor, mas também pelo café da manhã que é um pecado. Sucos naturais, quitutes feitos na hora: pãezinhos de queijo, biscoitinhos, panquequinhas com xaropes naturais, pão integral, pão caseiro, muita fruta, cereais, queijos deliciosos...afffff!! Cozinheira de mão cheia, essa D. Ana. É isso ai gente, conheça Andaraí.

Mais informações e atrações da Chapada Diamantina

Copyright 2000-2019 Férias Brasil©