Dicas de Viajantes

Guia da Cidade Hotéis e Pousadas Aluguel por Temporada Envie sua dica
Filtrar por categoria
Em destaque
Mais recentes

"Trilha Cachoeira da Fumaça"

Enviada por Ariane

Foi a dois em 2014 e achou Excelente!

Queda imensa transforma água em névoa ao longo do caminho
Queda imensa transforma água em névoa ao longo do caminho Foto: Jota Freitas - Bahiatursa
É mais fácil dormir em Capão quando for fazer a Cachoeira da Fumaça. Muitas pessoas vêem de Lençóis, pois fazem o roteiro com término no Pai Inácio no dia anterior, mas como é um passeio de um dia, o acesso a Capão é mais demorado por ser estrada de chão, então eu preferi dormir em Capão mesmo.
Para ir até o início da trilha é mais fácil ir de carro (eles podem ficar estacionados na estrada). No início da trilha há a associação de guias, portanto, há a possibilidade de contratar um guia só na hora do passeio. O valor é de R$ 100,00 para duas pessoas (maio/2014).
Como tinha vários grupos indo no horário que chegamos resolvemos arriscar e fomos sem guia! Super tranquilo. O caminho é bem marcado mas é meio complicado por ser 1,5 km de subida mais 4 km no plano.

A vista é linda, vale muito a pena!
Na volta tem uma hora que a trilha bifurca, se seguir para a direita vai para um mirante (não fomos) e para a esquerda volta para o início. Entramos na direção errada!!! Mas logo percebemos e voltamos... essa foi a única dificuldade de ir sem guia que sentimos...
No mais, a Chapada é maravilhosa e vale muito a pena ficar em Capão, para conhecer as particularidades da vila como o palmito de jaca e a pizzaria de 2 sabores, e fazer a trilha da Cachoeira da Fumaça!

"Conheça a Vila de Capão!"

Enviada por Ariane

Foi a dois em 2014 e achou Excelente!

Que maravilha!
Que maravilha! Enviada por Guto
Quando estava planejando minha viagem a chapada já me disseram: Conheça Capão, mas não botava tanta fé até ir ao local.
Dá vontade de morar lá, de verdade, até cheguei a pensar em que poderia trabalhar lá!
A noite duas boas opções são a pizzaria de dois sabores e o chopp artesanal. O chopp não é do Capão, mas se tornou um atrativo da cidade e a pizzaria (que tem somente um sabor salgado - queijo, cenoura, etc e um doce - banana e etc) é muito boa! É diferente da pizza de paulista!!!
Ficamos na Pousada do Capão e recomendo! Porém para se hospedar lá precisa ter um meio de transporte, pois ela fica a 3 km da vila.
O valor da diária foi R$ 120,00 o casal no quarto mais simples (mas como eles estavam em reforma recebemos um up grade e ficamos num quarto de categoria superior pelo mesmo preço). Ela é ótima! É só procurar algumas fotos que vai se surpreender!

"Água Geladinha Deliciosa Pós Caminhada"

íse oliver

Enviada por íse oliver

Foi a dois em 2014 e achou Excelente!

Mucugezinho vale a pena ir...maravilhoso!
Mucugezinho vale a pena ir...maravilhoso! Enviada por Nal
Maravilhoso, a caminhada cansa um pouco antes de chegar lá mas vale super apena.
Depois de aquecer o corpo subindo e descendo pedras no caminho, finalizar o passeio com um banho de cachoeira é a melhor forma.

"Gente Dá Medo Demais!"

íse oliver

Enviada por íse oliver

Foi a dois em 2014 e achou Muito bom

Imperdível!
Imperdível! Enviada por Nani
Super fundo, pena que quando fomos não estava tão cristalino, foi um dia de pouco sol, mas foi ótimo, valeu pela experiência, super diferente e as fotos e filmagens ficaram demais!

"Lindo Demais!"

íse oliver

Enviada por íse oliver

Foi a dois em 2014 e achou Excelente!

O Lugar Mais Encantado do Mundo
O Lugar Mais Encantado do Mundo Enviada por ROGENILDO FIGUEREDO TRINDADE
Nossa parece encantado mesmo, o nome tá certo. Coisa linda, pena que não pode mais nadar nesse. Só no poço azul. Mas foi ótimo as fotos ficaram lindas. 

"Vista Espetacular"

íse oliver

Enviada por íse oliver

Foi a dois em 2014 e achou Muito bom

Contato com a Natureza Muita Paz e Amor
Contato com a Natureza Muita Paz e Amor Enviada por SÉRGINHO-PEIXE
Foi ótimo demais! Fotos lindas e paisagem maravilhosa, sem falar que a história de porque o nome do morro é esse é super romântica! Amei, voltarei mais vezes.

"Cachoeira do Buracão: parada obrigatória na Chapada Diamantina!"

Petrônio

Enviada por Petrônio

Foi com a família em 2014 e achou Excelente!

Cânion de acesso ao Buracão. Imperdível!
Cânion de acesso ao Buracão. Imperdível! Foto: Guto
Amigos viajantes,

Se forem à Chapada Diamantina, não deixem de fazer a trilha até a cachoeira do Buracão. O início da trilha é ao longo do leito do rio Espalhado. Rio de águas negras, como quase todos os rios da Chapada. A trilha é muito agradável, visual único. Ao longo do caminho, vegetação típica do cerrado e de caatinga, uma mistura que só vemos ali. Chegando perto do Buracão, alguns pequenos saltos belíssimos já fazem o aquecimento do que está por vir. Três quilômetros depois, dá para ver a cachoeira por cima. Mas não a veja ainda! Contenha a sua ansiedade, pois quem chegar nesse ponto estará prestes a ver um dos melhores atrativos da Chapada! Primeiro, temos que ver a cachoeira por baixo, e quem já foi sabe o que estou dizendo. Então, é preciso descer uma escadaria de madeira e pegar mais um trecho de trilha para ver a cachoeira por baixo. Chegando na parte baixa desta última trilha, antes mesmo de se deparar com a majestosa cachoeira do Buracão, mais uma surpresa da natureza: a cachoeira do Recanto Verde. Nossa, é uma pequena cachoeira que nasce no meio do imenso paredão de pedra que é a porta de entrada para o Buracão. Até ai, nos perguntamos: será que depois de ver tanta beleza, é possível ainda se surpreender com a cachoeira do Buracão? A resposta é sim! Já na parte baixa, temos que percorrer a nado ou escalando o paredão de pedra que dá acesso a cachoeira de frente! Finalmente, chegando de fato em frente a cachoeira, o sentimento é de felicidade e gratidão por estar naquele lugar! É difícil explicar, mas quem gosta de natureza, quando vê a cachoeira do Buracão, fica sem palavras... É preciso interagir com o lugar, sentir sua força. E que força! Após contemplar o espetáculo, hora de subir até a parte de cima da cachoeira novamente. Com muito cuidado, dá para chegar na beira do imenso penhasco circular, que dá o formato ao vale onde a cachoeira se forma. De preferência, vá com guia. Ele com certeza vai informar o melhor ponto para fotos, pois todo cuidado é pouco ao chegar na beira do penhasco. Nesse ponto, você entende o porquê da cachoeira do Buracão ter esse nome. Bom... tudo isso é um pouco cansativo, mas vale muito a pena! A cidade da cachoeira é Ibicoara. Como me hospedei em Lençóis, fiquei a três horas de viagem de lá. Sendo assim, Melhor se hospedar em Ibicoara. Andei em vários lugares do Brasil, mas este, é um que quero voltar. Recomendo muito este passeio. Agradeço muito a Deus a oportunidade de conhecer este lugar!

"Dicas em geral - Chapada Diamantina"

Petrônio

Enviada por Petrônio

Foi com a família em 2014 e achou Excelente!

estive entre 01/03 a 04/03 na chapada (carnaval 2014). seguem algumas dicas:
clima: em relação ao clima, os meses mais secos são entre abril e novembro. no resto do ano, chove bastante na chapada. contudo, as chuvas sempre são passageiras e o sol aparece na maior parte do dia. assim que cheguei na região, me dirigi à cidade de lençóis. chuva forte, trovoadas e raios nos assustaram um pouco. o dia amanheceu totalmente nublado. mas é normal. pouco depois o sol aparece. todos os dias em que estive na chapada foram assim, com chuva a noite toda e muitas nuvens no céu nas primeiras horas da manhã. mas o tempo muda muito. sendo assim, não há muito com o que se preocupar. fiz passeios belíssimos debaixo de muito sol. porém, aconselho verificar a previsão do clima, pois se optar por fazer os passeios muito cedo, há risco de chuva nos períodos mais úmidos.
época para visitar: é aconselhável evitar ir até a chapada nos feriadões. os passeios ficam lotados e as filas de espera são inevitáveis. cheguei a perder um dos passeios, pois a fila dava voltas. também nos meses de chuva mais forte, alguns atrativos não podem ser visitados, pois o nível da água e a força da correnteza impossibilita aproximação a pé e interrompe alguns acessos de veículos.
onde ficar: se for a chapada para ficar pouco tempo, ficar em lençóis é uma boa opção. muitas agências, hotéis e guias turísticos estão à disposição. porém se for ficar mais tempo, é melhor verificar o local de cada passeio e escolher a cidade mais perto. por exemplo, aos poços azul ou encantado, cachoeiras do buracão e fumaçinha, ficam mais perto de mucugê e ibicoara. Para visita às grutas, pai inácio, fazenda pratinha e poço do diabo, ficar lençóis é uma boa opção.
contrate uma agência: ir à chapada é uma experiência única. para quem nunca foi, não vale a pena querer bancar o esperto e tentar fazer as coisas por conta própria ou contratar pessoas sem procedência. contrate serviços de traslado e passeios organizados por uma agência. muita gente quebra a cara por querer economizar. a chapada não é para principiantes. tem que estar sempre acompanhado por quem conhece bem a região, pois o parque é um lugar isolado e de difícil acesso. fiz passeios com um grupo de 04 pessoas e acredito ser o ideal. as agências podem fechar um pacote com 04 pessoas mais 01 guia (veículo, passeio e alimentação inclusos), daí, o grupo fica livre para fazer os passeios num tempo menor e a ordem dos passeios pode ser otimizada.

"Super aconchegante em Ibicoara/Ba - Chapada Diamantina"

Enviada por Jorge Andrade

Foi com amigos em 2013 e achou Excelente!

Arco íris surreal
Arco íris surreal Enviada por Jorge Andrade
Já fui várias vezes na Chapada Diamantina e as cachoeiras mais lindas ficam em Ibicoara. Sempre me hospedava em Mucugê ou Lençóis, porque a cidade só tinha lugares bem simples pra se ficar. Era muito cansativo depois de um passeio espetacular como o do Cachoeira do Buracão fazer uma longa viagem para outras cidades. Tive a grata surpresa dessa vez com a inauguração de uma Pousada simplesmente incrível - Pousada Flor de Lótus - no caminho que vai para as Cachoeiras a 2,5km de entrada da cidade. Muito bem cuidada, área enorme de jardins, chalés amplos com varanda e rede e tudo que se necessita para ficar bem instalado. Atendimento maravilhoso onde os proprietários se esmeram em servir bem e a comida é excelente. Não deixem de experimentar a galinha caipira com pirão, que dentre os acompanhamentos sai um GODÓ que é um prato típico da cidade e é delicioso. Recomendo.

"Dicas para viajar de carro p Chapada"

Enviada por Flávia

Foi a dois em 2013 e achou Excelente!

Olá! Fui p Chapada c meu marido na semana passada. Passamos 03 dias lá. Fomos até Salvador, alugamos um carro pela Unidas (muito bom). Não há necessidade de guia para a maioria dos passeios, somente para alguns passeios onde as cachoeiras ficam mais distantes, e vc tem q caminhar por vários quilômetros p chegar, pois pode ser perigoso se perder na mata. Para passeios mais curtos e que são possíveis de se chegar de carro, há placas, orientação e funcionários dentro das fazendas e parques, que servem de acesso ás atrações. Vc terá que pagar para ter acesso á todas elas, as taxas variam de 5,00 á 40,00. Nos hospedamos em Andaraí, mas qdo voltarmos á Chapada ficaremos em Lençois, que possui melhor infraestrutura, é bem localizada p os passeios, e á noite vc se sente em uma cidade caiçara, é bem gostoso. O almoço no Poço Azul foi o melhor de todos! A Dona Alice é uma fofa e a comida é uma delícia...! A Gruta da Damarota é maravilhosa! Tem uma energia incrível, e o Tetê é um senhor muito simples e humilde, muito gente fina, que cuida de 02 filhinhos sozinho, batalhador... Conselho ficar pelo menos 01 semana p conhecer várias cachoeiras. Ficamos apenas 03 dias, uma pena não poder ficar mais tempo... mas valeu! Lugar lindo e cheio de energia, muito bom!!
Mais dicas

Mais informações e atrações da Chapada Diamantina

Copyright 2000-2024 Férias Brasil©