Cachoeira da Fumaça

  • Apreciando a queda d´água na cachoeira da Fumaça Apreciando a queda d´água na cachoeira da Fumaça
    Enviada por Paulo Doretto
  • Voltando da Cachoeira da Fumaça, final de tarde na trilha com o Morrão ao fundo. Voltando da Cachoeira da Fumaça, final de tarde na trilha com o Morrão ao fundo.
    Enviada por Natália
  • Obra de Deus! Obra de Deus!
    Enviada por Brigida Alves Leal
  • Fim de Tarde Cachoeira da Fumaça Fim de Tarde Cachoeira da Fumaça
    Enviada por atualizacao
  • Que maravilha! Que maravilha!
    Enviada por Guto
  • Vista do Abismo da Fumaça Vista do Abismo da Fumaça
    Enviada por Higor
  • Cachoeira da Fumaça e o Poço lá embaixo... Cheia por causa das chuvas! Cachoeira da Fumaça e o Poço lá embaixo... Cheia por causa das chuvas!
    Enviada por Natália
  • Cachoeira da Fumaça e o Poço lá embaixo... Cheia por causa das chuvas! Cachoeira da Fumaça e o Poço lá embaixo... Cheia por causa das chuvas!
    Enviada por Natália
Por Editoria Férias Brasil
A segunda cachoeira mais alta do Brasil, com 340 metros, é uma das principais atrações da Chapada. A maneira "mais fácil" de vislumbrar a água que jorra de um buraco no paredão é de cima, arrastando-se até a beira do precipício. Para chegar lá é preciso caminhar duas horas (6 km). Quem pretende apreciar a queda por baixo deve se preparar - partindo de Lençóis, são três dias de caminhada em meio às serras.

Dicas dos Viajantes

"Cachoeira da Fumaça - Preparo físico"

Enviada por MARIO FERNANDES ALVES

com amigos em Setembro/2018 e achou Excelente!

Fiz pela 3ª vez a trilha Fumaça por baixo e por cima/Capão. Aconselho quem pretende fazer por baixo que tenha um bom preparo físico, pois o caminho é somente de obstáculos e exige muito esforço.
Mas é simplesmente SHOW ! Vale a pena, e muito.

"Trilha Cachoeira da Fumaça"

Enviada por Ariane

a dois em Maio/2014 e achou Excelente!

É mais fácil dormir em Capão quando for fazer a Cachoeira da Fumaça. Muitas pessoas vêem de Lençóis, pois fazem o roteiro com término no Pai Inácio no dia anterior, mas como é um passeio de um dia, o acesso a Capão é mais demorado por ser estrada de chão, então eu preferi dormir em Capão mesmo.
Para ir até o início da trilha é mais fácil ir de carro (eles podem ficar estacionados na estrada). No início da trilha há a associação de guias, portanto, há a possibilidade de contratar um guia só na hora do passeio. O valor é de R$ 100,00 para duas pessoas (maio/2014).
Como tinha vários grupos indo no horário que chegamos resolvemos arriscar e fomos sem guia! Super tranquilo. O caminho é bem marcado mas é meio complicado por ser 1,5 km de subida mais 4 km no plano.

A vista é linda, vale muito a pena!
Na volta tem uma hora que a trilha bifurca, se seguir para a direita vai para um mirante (não fomos) e para a esquerda volta para o início. Entramos na direção errada!!! Mas logo percebemos e voltamos... essa foi a única dificuldade de ir sem guia que sentimos...
No mais, a Chapada é maravilhosa e vale muito a pena ficar em Capão, para conhecer as particularidades da vila como o palmito de jaca e a pizzaria de 2 sabores, e fazer a trilha da Cachoeira da Fumaça!

"Conheça a Vila de Capão!"

Enviada por Ariane

a dois em Maio/2014 e achou Excelente!

Quando estava planejando minha viagem a chapada já me disseram: Conheça Capão, mas não botava tanta fé até ir ao local.
Dá vontade de morar lá, de verdade, até cheguei a pensar em que poderia trabalhar lá!
A noite duas boas opções são a pizzaria de dois sabores e o chopp artesanal. O chopp não é do Capão, mas se tornou um atrativo da cidade e a pizzaria (que tem somente um sabor salgado - queijo, cenoura, etc e um doce - banana e etc) é muito boa! É diferente da pizza de paulista!!!
Ficamos na Pousada do Capão e recomendo! Porém para se hospedar lá precisa ter um meio de transporte, pois ela fica a 3 km da vila.
O valor da diária foi R$ 120,00 o casal no quarto mais simples (mas como eles estavam em reforma recebemos um up grade e ficamos num quarto de categoria superior pelo mesmo preço). Ela é ótima! É só procurar algumas fotos que vai se surpreender!

"Passeio imperdível!"

Enviada por Lua

com amigos em Janeiro/2004 e achou Excelente!

A trilha é fantástica e linda, cheia de energia! E a vista da pedra, para que você possa olhar a cachoeira é de tirar o fôlego. Observe e veja como nossa natureza é grandiosa, bom lugar para meditar e tirar fotos.

Mais informações e atrações da Chapada Diamantina

Copyright 2000-2019 Férias Brasil©