Dicas de Viajantes

Guia da Cidade Hotéis e Pousadas Aluguel por Temporada Envie sua dica
Filtrar por categoria
Em destaque
Mais recentes

"Respeito ao turista"

Enviada por Wolney Silva

Foi com a família em 2016 e achou Muito bom

Belas falésias
Belas falésias Enviada por Lais
No dia que fomos à praia de Pitinga a estrada de acesso foi fechada por várias horas, em razão de um evento ciclistico. Com isso, centenas de pessoas, algumas de idade avançada e com problemas de locomoção foram obrigadas a uma caminhada forçada, de quase uma hora, para alcançar a praia de Mussugê e ter acesso à condução. A falta de planejamento e de respeito ao turista decorre do fato de que é inconcebível o fechamento do único acesso para realização de um evento e, pior ainda, não dar a devida divulgação e orientação. Lastimável!

"Porto Seguro e Arraial D'Ajuda - Lugar pra morar e aproveitar cada instante"

Enviada por Johnny Cardoso

Foi com a família em 2016 e achou Excelente!

Nossa viagem a Porto Seguro-BA, foi programada em Maio de 2016.
Partida em 01 de Agosto (segunda-feira) com retorno em 6 de Agosto (sábado), tendo em vista os custos de passagem aérea.
Após pesquisar por roteiros na região, montamos nosso roteiro, o qual não deu pra seguir a risca, tendo em vista a mudança no clima. Optamos por locar um veículo pela Jamcos, com o Nilton (whattsapp-73 8832-3203) que foi muito atencioso e com o menor preço de diária.

Dois adultos e uma criança de 4 anos.
Principais gastos na nossa viagem:

1050,00 hotel
1282,70 passagens aéreas
330,00 aluguel de carro
17,90 balsa - De Porto Seguro para Arraial, paga o veículo e cada pessoa. No retorno só paga o veículo.
85,00 combustível - Rodamos cerca de 350km no período
94,00 almoço praia dos espelhos
87,20 jantar Rua Mucugê
75,00 placa carro, perdida.
90,00 almoço Coroa Vermelha
31,90 lanche Passarela Álcool
82,00 almoço Praia Mucugê
79,09 jantar Rua Mucugê
20,00 cerveja/ caipirinha
77,00 almoço Praia Mucugê
130,00 entradas Ilha dos Aquários. Crianças até 10 anos não paga.
10,00 estacionamento
34,00 lanche Ilha dos Aquários

Tivemos um gasto total de R$4.152,00 para os cinco dias de viagem, incluindo lembrancinhas, uma rede, tapetes, sorvetes e outras quinquilharias. Não esbanjamos, mas não ficamos nos privando de aproveitar. Daria pra economizar mais, do hotel aos restaurantes.

Dia 01 de Agosto-Partindo de Navegantes-SC, às 12:05hs, com sol, fizemos conexão em Viracopos-Campinas e desembarcamos em Porto Seguro-BA as 18:05hs, debaixo do maior toró. O Nilton nos aguardava com uma placa da locadora. Uma rápida inspeção no GolG6, assinatura do contrato de locação e pagamento e, atravessando a balsa, fomos para Arraial D'Ajuda, na Pousada Maria Pitanga - http://www.pousadamariapitanga.com.br. Todo o staff da Pousada é simpático, atencioso e educado. Feito o Check-In, debaixo de guarda chuvas, fomos jantar na Rua do Mucugê.

Dia 02 de Agosto-Café delicioso e farto na Pousada, ao som da chuva que persistiu por toda a noite anterior. Decidimos ir para o Quadrado, no centrinho de Trancoso. Lá chegando, fomos abordados por um garoto uniformizado com jaleco de setor de Informações, que disse que o as lojinhas do Quadrados somente abririam após as 15 horas, sugerindo que ficássemos num bar da praia até esse horário. Obviamente, optamos por rodas até as praias dos Espelhos, antecipando nosso roteiro. São 26km de estrada de terra, com muitos buracos e depressões inundadas pela água das chuvas torrenciais. Perdemos a placa dianteira do carro e até desbalanceou a ventoinha com a lama abundante. Mas chegamos e, apesar do mau tempo inicial, o sol, ainda que timidamente, apareceu. É uma bela região, mas com o tempo ruim, só havia dois restaurantes abertos. Optamos pelo Restaurante Oribá e pedimos um petisco de isca de peixe, onde o peixe estava saboroso mas o empanado dele (farinha) estava com gosto horrível, de óleo velho.
Retornamos ao Quadrado, lá pelas 16hs, com tempo fechado, chuviscando eventualmente. Casas e lojinhas fechadas, em sua maioria. A igreja também estava fechada. O lugar é lindo. Voltamos para Arraial D'Ajuda e fomos jantar na rua do Mucugê, sempre imperdível e romântica.

Dia 03 de Agosto-Café sempre espetacular na Pousada Maria Pitanga, incluindo uma deliciosa tapioca (dia sim, dia não). Fomos para Santa Cruz de Cabrália, no monumento do descobrimento, passando pela feirinha de artesanato indígena, paralela à praia, onde nos instalamos na Cabana do Alemão Catarinense, em Coroa Vermelha, muito simpático e receptivo, bem como a garçonete Aline, uma simpática ímpar, que brincava e dava toda atenção ao nosso filho, inclusive. Bons preços em tudo com um bom papo, que recomendamos. Passamos o dia e, ao final da tarde, fomos ao centro de Porto Seguro, na passarela do Álcool. Fizemos um lanche ali pela praça central. Certamente eles não conhecem os lanches de Santa Catarina, pra acharem que seus lanches são bem servidos, mas não é tão ruim assim.

Dia 04 de Agosto-Café reforçado e, tínhamos decidido ir a praia de Santo André, mas após conversar com outra hóspede, optamos por ir conhecer a praia do Mucugê, pela tranquilidade para nosso filho. Praia espetacular. Ficamos na barraca Lumiar, onde podíamos apreciar a vista maravilhosa proporcionada pela maré vazante da parte da manhã, formando piscinas naturais espetaculares, recuando o mar em cerca de 150 metros. É possível seguir pela areia até a praia de Pitinga e do Parracho, igualmente linda e atrativas. Um petisco muito saboroso e meu filho tirou aquela soneca, à tarde, na cama disposta na areia, com cobertura de piaçava. fim de tarde, voltamos para a Pousada, onde aproveitamos um pouco da piscina e tomamos um chá da tarde, com bolo, oferecido por eles, muito gostoso. A noite, fomos para a Rua do Mucugê e passeamos pela praça, onde ouve-se boa música e com boas opções de jantar ou lanches. As lojas em toda a rua, proporcionam produtos de excelente qualidade com preços variáveis.

Dia 05 de Agosto-Ahhhh, o café da Pousada...dá um UP para aguentar o pique até o almoço. E lá fomos nós, de volta a praia do Mucugê. Não que não haja outras opções mas optamos por essa, privilegiando a união familiar. Tem passeios de chalana, do Recife de fora, e outros, mas toma muito tempo de traslado e preferimos algo mais tranquilo, até por conta do tempo, que hora estava nublado, hora abria o sol.
Nosso objetivo era a mesma barraca, a Lumiar, mas fomos pescados pelo Jan da Bahia, da barraca ao lado, muito simpático e cativante, com um proposta irrecusável de uma caipira de brinde e acabei cedendo. Passados uns 10 minutos, a barraca Lumiar, ao lado ainda era mais atrativa e optei por pagar a caipira e mudar o destino. Fim do dia, voltamos à pousada para apreciar o chá da tarde, descansar um pouco para a noite. Fomos para a Ilha dos Aquários. Comprei ingresso, em cash somente, na agência TripTur, na Rua do Mucugê, próximo da agência da Caixa Econômica Federal. Deixamos o carro num estacionamento próximo da balsa (lado de Arraial) e pegamos um barco para a Ilha. É interessante pois dispõem de aquários com peixes (tubarão lixa, arraias, morea, etc.) Um show com um biólogo num dos aquários com os tubarões, não impressiona tanto, mas estava valendo. Adoramos o show teatral com encenação dos piratas, entretendo a criançada e seus pais. Há algumas opções de lanches e petiscos nos bares e na arena central, um palco com shows que varam a madrugada, lotada pelos locais e turistas. Lá pelas 23horas retornamos a pousada, descansando para o retorno a vida normal.

"Arraial d'Ajuda, meu cantinho de sossego!"

Enviada por Gianni Oliveira

Foi com a família em 2015 e achou Muito bom

Arraial d Ajuda é o destino certo para quem gosta de sossego com um toque rústico e charmoso. Para se chegar em Arraial, deve-se fazer a travessia de balsa pelo Rio Buranhém. Do aeroporto de Porto Seguro até a balsa, um táxi cobra em média R$ 35,00. Na balsa, paga-se para ir (Porto Seguro para Arraial) e não paga ao voltar (Arraial para Porto Seguro - carros pagam para ir e vir). Descendo em Arraial, tem várias vans, ônibus e táxis que vão para o centro, para as praias e também para Trancoso. 

O centro de Arraial é um charme: a praça da Igreja de Nossa Senhora d Ajuda (o primeiro Santuário Mariano do Brasil), rodeada por casinhas coloridas (lojinhas de artesanato, sorveterias...) e o mirante atrás da igreja, com uma visão estonteante... e ainda pode amarrar uma fitinha e fazer um pedido! A Bróduei, uma rua com lojinhas. A Rua do Mucugê, considerada a mais charmosa do Brasil, com suas lojinhas e restaurantes (a maioria abre à partir de 16 horas), o ponto forte é à noite: gastronomia diversificada, lojinhas charmosas, casas de show, o Beco das Cores... imperdível! Restaurante que indico para um ótimo almoço: Portinha, no shopping Arraial d?Ajuda, na Rua do Mucugê. Ótima comida, ambiente agradável e bom atendimento. Não abre à noite. Tem um bom supermercado, Cambuí.

Hospedagem: oferece hospedagem desde a estrada da balsa (ponta do Apaga Fogo até a Praia dos Pescadores), centro e orla sul (Praias de Mucugê, Parracho e Pitinga), para todos os gostos e bolsos.
Dica: os hotéis na estrada da balsa que não são pé na areia (beira-mar) podem deixar a desejar quanto ao acesso à praia. O Hotel Santa Fé não é pé na areia, mas é o único com bom acesso à praia, pois a pousada em frente (Canto D Alvorada) oferece a passagem aos hóspedes e, logo ao lado tem um caminho para a praia de Araçaípe. Nos hotéis do centro a praia mais próxima é a de Mucugê (tem que descer uma ladeira). Na Rua do Mucugê tem alguns hotéis, mas a maioria fica bem no meio do movimento, que acontece principalmente à noite. A Alameda dos Flamboyants é um local tranquilo e os hotéis são um charme, além de ficar bem próximo do centro e da Rua do Mucugê.

Minha experiência de hotéis em Arraial:
Mar Paraíso Resort: Pé na areia (frente ao mar), na praia do Mucugê. Espaços externos e jardins muito bonitos e bem cuidados, a piscina é linda, bom atendimento, funcionários atenciosos, bom café da manhã, bom enxoval, boa limpeza, muito confortável, ambiente familiar e muito tranquilo. Mas não é resort, a estrutura é de um hotel confortável.
Pousada Ancoradouro: Fica na estrada da balsa, na praia do Apaga Fogo, a 500 metros da balsa. Espaços externos e jardins bem cuidados, bonitos e aconchegantes, boa piscina, mas é de adulto, não tem piscina infantil, bom atendimento, funcionários atenciosos, café da manhã básico, enxoval básico, quartos precisando de manutenção (tive problemas no quarto), ambiente familiar e tranquilo. Pousada simples. Achei o acesso à praia ruim.
Praias: as praias de Arraial são lindas, mar calmo, águas mornas e limpas, natureza exuberante.
Nota: Arraial não tem acesso fácil às praias. Na estrada da balsa, encontram-se alguns caminhos estreitos de acesso à praia: um na Ponta do Apaga Fogo (ruim), outro na Praia de Araçaípe e outro na Praia dos Pescadores, próximo ao Eco Parque. Na praia da Pitinga costumam cobrar estacionamento. A praia de Mucugê é a que tem o acesso mais fácil, é só descer a ladeira da Rua do Mucugê. Uma boa pedida para quem gosta de caminhar (muito) é ir conhecendo as praias, desde Apaga Fogo até Taípe. Tem vans que saem da balsa e passam pelo centro que vão para as praias.
Apaga Fogo: a primeira praia de Arraial (onde fica o Eco Resort), mar calmo, mas tem um pouco de influência do Rio e muitas pedras. Bem na ponta tem uma praia de água doce e uma vista bonita do rio.
Araçaípe: mar calmo na maré baixa, bem familiar e tranquila. Mar um pouco agitado e pequena faixa de areia na maré alta. Na minha opinião a melhor praia. Pescadores: mar calmo e bem tranquila. Ficam uns barquinhos de pescadores.
Mucugê: a mais frequentada, por ter barracas e serviços de praia, mas é tranquila, mar calmo. Parracho: tranquila e point da galera jovem.
Pitinga: a mais badalada. Tem barracas e serviços de praia. As falésias dão o charme. Tranquila.
Taípe: a mais selvagem, mar aberto com ondas e falésias. Faz divisa com Trancoso.
Nota: As praias de Apaga Fogo até Pitinga, formam piscinas naturais na maré baixa devido à barreira de coral natural existente na costa.
Tem muitas opções de passeios pela região. Os hotéis disponibilizam as informações.
Para conhecer tudo com mais tranquilidade, vale a pena alugar um carro, em média R$ 80,00 a diária, mas também dá para passear de ônibus ou vans.
No mais é continuar descobrindo os encantos dessa terra abençoada!

"Segurança"

Enviada por Luciana Mendonça

Foi com amigos em 2017 e achou Excelente!

Estava com uma amiga em Arraial e a Pousada me indicou o taxista Hélio (73) 999-224148. O carro é novo, confortável e o sr. Hélio é educado, discreto, simpático e bom motorista. Nos sentimos seguras

"Fiquei satisfeita!!!"

Enviada por Joseane Cunha Hubert

Foi a dois em 2015 e achou Excelente!

Gostaria de indicar para passeio a agência Arraial Trip Tur. Conheci por uma indicação do hotel, no primeiro dia estive lá e fui muito bem atendida. Mesmo sem saber se faria os passeios, nos foi explicado tudo. Realizamos 4 passeios por eles: o do Recife de Fora, o da Baleia e fomos duas vezes a Praia do Espelho. São tão honestos que na minha primeira ida a Praia do Espelho a maré estava baixa, portanto consegui ver toda a beleza do lugar. 

Quando me interessei para ir novamente prontamente me explicaram que teria uma vista diferente, pois a maré já estaria mais alta, perguntei se a praia era a mesma para nadar, responderam que nessa questão não mudaria. Como a minha segunda ida era para curtir a praia, fui e não me arrependi. Estava um pouco diferente a paisagem, como eles haviam dito, mas o mar continuava maravilhoso!!!! Não recomendo o passeio para a Praia do Espelho de carro, de Van é tranqüilo, pois o motorista conhece bem o caminho. E não adianta pensar em ir de carro para voltar mais tarde, porque por causa da estrada não dá para sair de lá tarde. Todos dessa agência são muito simpáticos e atenciosos, valeu muito a pena fazer passeios com eles!

"Não tenham medo de andar de ônibus"

Myrian Marcia Miranda

Enviada por Myrian Marcia Miranda

Foi com a família em 2014 e achou Muito bom

Realmente tudo que li sobre a locomoção em Porto Seguro é verdade. Você pode conhecer praticamente tudo por conta própria... Eu, minha mãe e meu filho de 3 anos conhecemos Coroa Vermelha, Arraial d' Ajuda e Trancoso, TUDO de ônibus e vãs... Ficamos em Taperapuã, então acordávamos cedinho, tomávamos café da manhã e bora pra rua! Ou melhor, para o ponto de ônibus.... Para ir pra Coroa Vermelha é só pegar um ônibus e você desce pertinho da praia... Para Trancoso e Arraial é necessário pegar o ônibus até o centro e atravessar o rio de balsa, depois pega-se uma vã apropriada ao seu destino... Para Arraial não peguem ônibus após a balsa, optem pela vã, pois pegamos o ônibus e não sei se recebemos informação errada da cobradora, mas andamos muuuuuito para chegar na praia. Trancoso é um pouco mais longe do que Arraial, mas dá pra ir tranquilo... Fomos em um dia para Arraial e outro para Trancoso. As agências costuma fazer passeios visitando os dois lugares no mesmo dia (R$ 35,00), mas não ficam muito tempo em Arraial, então é melhor destinar um dia para cada, pois Arraial é simplesmente maravilhoso.. Foi o melhor banho de mar que tomamos na viagem, pois andamos vários metros mar a dentro com a água na cintura... Foi ótimo! Com certeza voltaremos!

"Incrível!"

Carlos Henrique

Enviada por Carlos Henrique

Foi a dois em 2013 e achou Excelente!

Na Praia
Na Praia Enviada por Damila Araujo
A praia de Pitinga, em Arrraial d'Ajuda é incrível! De longe, a mais bela praia da região. Quando passar por lá, não deixe de ir na barraca Maré. A atendente Didi é uma simpatia só. Coma o carrossel de frutos do mar, é excelente. Lá aceita cartões e tudo, fique tranquilo. Aproveite o mar calmo e tire ótimas fotos. As falésias ao fundo criam um cenário encantador. Se o tempo for bom, faça um belo voo de parapente (paraglider) é caro (R$ 200/pessoa) mas é show. Ah, não pague por pacotes abusivos. Eu e minha namorada fomos por conta própria e gastamos bem menos. São R$ 3,50/pessoa para atravessar de balsa (Porto Seguro-Arraial) e mais R$ 5,00/pessoa que as vans cobram pra te levar até a praia que quiser. A balsa se paga apenas uma vez. As vans ficam na praia a partir das 14:30 pra levarem de volta. Se animarem, desçam caminhando pela praia até Mucugê, outra praia encantadora, subam a rua de mesmo nome e visitem a vila de Arraial, é linda. Lá, procurem pela Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda, a vista de cima é linda. Peguem o lotação na praça São Pedro com destino às balsas (R$ 2,50).

"Dia bom no Eco Parque"

Enviada por Fernando Ferreira Pires

Foi com amigos em 2019 e achou Excelente!

Toboagua do Eco Park de Frente para uma Maravilhosa Praia
Toboagua do Eco Park de Frente para uma Maravilhosa Praia Enviada por Lidiane
O ingresso do parque custa 120,00. De início achei meio alto, mas o dia foi favorável.

As agências costumam cobrar, e caro, pelo translado. Mas seguindo uma dica da própria agência em que fechei os passeios fomos só para lá. Pegamos a balsa por 5,00 (a volta não paga) e em seguida a van que nos deixou na porta do parque por 3,50 por pessoa. As empresas cobram de 60 a 70,00 para levar e buscar. Gastei 12,00 indo por conta. Essa é uma dica preciosa, porque é bem perto o local.

Não gostei muito do sistema de cobrança interno: 10,00 para uso do armário (e é dificil ficar sem), porém você tem de deixar 50,00 e pegar o troco na saída. 

No restaurante você coloca créditos num cartão que te vendem por 1,00 e daí o que sobrar você retira na saída também.

Apesar de tudo eu recomendo o passeio.

"Sanduíche artesanal delicioso!"

Enviada por Michelle Hahn

Foi a dois em 2016 e achou Excelente!

A rua do Mucugê em Arraial D´Ajuda oferece várias opções de restaurantes, para todos os gostos e bolsos. Depois de andar por toda a extensão da rua, vi um trailer completamente vazio, e resolvi parar e olhar o cardápio. Era o Hamburguesa, que oferece hamburgueres artesanais com montagens bem interessantes. Resolvi experimentar o combo Thai, hamburguer artesanal de frango com molho de laranja e mel, acompanhando de batatas fritas e refrigerante em lata. O preço é atraente (R$24,00) e o atendimento é ótimo. Mas a melhor surpresa foi o sabor do sanduíche. O molho de laranja e mel é simplesmente delicioso! Fiquei impressionada de ver o trailer vazio. Como pode um sanduíche tão gostoso não ser o mais procurado de Arraial? O chef é uma simpatia, e eu tentei conseguir a receita do molho, mas é secreto (a esposa dele é quem faz). Uma pena, porque agora, pra matar a saudade dessa delícia, só voltando em Arraial. O que eu certamente farei! Vale muito a pena experimentar esse e outros hamburgueres do Hamburguesa!

"Praia da Pitinga Show de bola"

Anderson

Enviada por Anderson

Foi a dois em 2014 e achou Excelente!

Caminhada forçada
Caminhada forçada Enviada por Wolney Silva
Acabei de retornar de Porto Seguro e como peguei muitas dicas aqui antes da viagem, to passando pra retribuir e auxiliar os próximos viajantes....

Me hospedei no hotel CasaBlanca e fiz passeios por conta. É bem fácil se deslocar em Porto Seguro.
Do Hotel até a balsa dá uns 20 min de caminhada mas é melhor pegar um onibus 2,50 e te deixam perto da balsa quase todos passam por lá mas é bom confirmar com o motorista. Pra atravessar até Arraial a balsa custa 3,50 por pessoa (paga só a ida). Assim que desembarcar tem um monte de vans e onibus para ir pra arraial e trancoso os caras fazem o trajeto bem rápido. Para ir até o centro historico onde tem a igreja de Arraial custa 2,00. Até as praias custa 5,00. Dica boa é ir direto pra uma das praias (Parracho e mucugê são boas mas a praia de pitinga é show de bola) Vale a pena conferir! A praia tem algumas ondas, o destaque fica por conta das enormes falésias. E ainda tem o passeio de parapente que é sensacional eles cobram 200,00 mas vale a pena vc sobe até as falésias e salta de lá, voa uns 15 a 20 min beirando as falesias o visual é incrivel.
Na volta é só ir até o estacionamento da praia onde a van te deixou e retornar até a balsa, cobram 5,00. A balsa de retorno não paga e do outro lado é so pegar o ônibus Campinho no ponto antes do Itau, na rua atras da passarela do Alcool. O onibus passa em frente ao Hotel Casa Blanca mas se vc estiver em algum hotel da Av dos Navegantes pode ir nele tbm.
Espero ter ajudado. 
Mais dicas

Mais informações e atrações de Arraial D'Ajuda

Copyright 2000-2024 Férias Brasil©