Marechal Deodoro

Portal de Entrada

Porque Ir

Antiga capital do estado de Alagoas, Marechal Deodoro reúne um conjunto colonial formado igrejas, sobrados e coloridas casas do século 18. O acervo arquitetônico coroou a cidade com o título de Patrimônio Histórico Nacional em 2006, o que vem garantindo melhorias nas construções - muitas em ruínas.

Merece destaque especial o importante complexo formado pelo Museu de Arte Sacra, Convento de São Francisco e igreja de Santa Maria Madalena, atualmente em obras. Já o conjunto do Carmo foi totalmente restaurado. Completam o cenário as igrejas do Senhor do Bonfim e a de Nossa Senhora do Amparo; e o Palácio Provinciano. Também preservada está a casa onde nasceu o primeiro presidente do país, que dá nome à cidade.

Conjunto histórico- arquitetônico reúne museu, convento e igreja
Tão famosas quanto as construções são as rendeiras de Marechal Deodoro. As delicadas peças, além de trabalhos em cestaria, são encontradas no Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul. 

Já na vila de pescadores de Massagueira, a festa fica por conta da associação de doceiras. São cerca de 30 barraquinhas que oferecem quitutes preparados artesanalmente. As cocadas são a maioria, mas não aparecem apenas nas versões originais - branca e coco queimado. Sabores como banana, goiaba, maracujá, jaca e amendoim encantam os paladares.

A natureza também presenteou o município, que abriga a concorrida praia do Francês. Com mar calmo - no trecho protegido por recifes - e águas esverdeadas, tem movimento o ano inteiro. Vale registrar que os quiosques ali instalados irregularmente estão sendo demolidos, deixando a paisagem ainda mais bonita. Já a vizinha Saco da Pedra tem coqueirais e paisagens bastante desertas.

O que fazer em Marechal Deodoro
Atração em destaque

Copyright 2000-2020 Férias Brasil©