Não são poucos os turistas que conhecem Barra de São Miguel somente como ponto de embarque para a praia do Gunga. O que eles não sabem é que a pequenina cidade, a 30 km da capital, abriga um dos balneários preferidos da elite alagoana, com uma bela praia de piscinas naturais na maré baixa e ondas fortes na alta. As boas formações, aliás, fazem de São Miguel cenário constante de campeonatos regionais de surf.
Praia do Gunga tem trechos de burburinho e outros de pura paz
Um dos passeios mais concorridos é o de barco, que leva à praia do Gunga e à lagoa do Roteiro, passando por ilhotas, manguezais e barreiras de recifes.
Gunga, um dos cartões-postais de Alagoas salpicado de coqueirais e areias finas, fica na área de uma fazenda de cocos, no encontro do mar com a lagoa. Muitos barzinhos espalham-se pela orla - na alta estação, costumam lotar com as excursões vindas de Maceió. Neste caso, basta caminhar um pouco para encontrar uma faixa de areia quase vazia.
Também na praia de São Miguel é comum a presença de ônibus fretados nos finais de semana. A turma toma conta da área que concentra bares e quiosques.
Para fugir do burburinho, siga para o trecho em frente às residências, que é menos concorrido.
Na hora do jantar, circule pelas pizzarias, tapiocarias e sanduicherias que se espalham pelo centro e pela Vila Niquin. Ou siga para os resorts, que têm restaurantes abertos ao público.