Taubaté (SP)

  • Figureiro - Delicados trabalhos são os souvenirs típicos Figureiro - Delicados trabalhos são os souvenirs típicos
    Enviada por Miguel Schincariol - FCVB-SP
  • Jeca Tatu - Personagem de Monteiro Lobato é homenageado na praça Jeca Tatu - Personagem de Monteiro Lobato é homenageado na praça
    Enviada por Miguel Schincariol - FCVB-SP
  • Sítio do Picapau Amarelo - Personagens encantam adultos e crianças Sítio do Picapau Amarelo - Personagens encantam adultos e crianças
    Enviada por Miguel Schincariol - FCVB-SP
  • Santuario de Santa Terezinha - Muito bonita e charmosa Santuario de Santa Terezinha - Muito bonita e charmosa
    Enviada por sheila

Porque Ir

Dois moradores ilustres garantem a Taubaté lugar de destaque no mapa turístico do interior de São Paulo: Monteiro Lobato e Amácio Mazzaropi. Conhecer os lugares onde o escritor e o cineasta viveram é um programão!

A chácara do avô, onde Monteiro Lobato passou boa parte da infância, ganhou o nome da obra-prima do mestre - Sítio do Picapau Amarelo. Visitado por crianças e adultos, o espaço de 20 mil metros quadrados de área verde é freqüentado pelos personagens da estória, como Dona Benta, Tia Anastácia, Emília, Visconde, Pedrinho, Narizinho... O sítio ganhou um Museu Histórico e Pedagógico com biblioteca e toda a literatura infantil do autor. 

Já no Museu Mazzaropi as atrações ficam por conta dos objetos originais utilizados nas gravações, dos cenários e das muitas fotos do ator. Merece atenção o acervo cinematográfico com mais de 30 filmes - a maioria protagonizada por personagens simplórios, como o caipira Jeca Tatu, que fez enorme sucesso nas décadas de 50 a 70.

Sítio do Picapau Amarelo atrai crianças e adultos em busca de Dona Benta, Tia Anastácia, Emília, Visconde, Pedrinho e Narizinho

Para celebrar as contribuições culturais dos dois grandes nomes, Taubaté promove a Semana Mazzaropi & Monteiro Lobato na segunda quinzena do mês de abril. A intensa programação inclui exposições fotográficas e de objetos, apresentações de filmes e de peças teatrais, exposições de objetos e utensílios, além de saraus e serestas. O evento movimenta o Sítio do Pica-Pau Amarelo, o Teatro Metrópole e os parques Monteiro Lobato e Vale do Itaim.
  
A história da região do Vale do Paraíba também faz parte das atrações de Taubaté. Na Divisão de Museus, um centro cultural formado por quatro pequenos museus que dividem um casarão típico dos barões de café, destaca-se a coleção formada por fotos, objetos, documentos e mapas de época. Já na Casa do Figureiro, o artesanato tradicional à base de argila e barro desenvolvido desde 1850 está em cartaz até hoje. Instalado no bairro da Imaculada, onde nasceram os mais famosos escultores do município, o espaço conta com ateliê, área para exposições e ponto de venda das belas peças como presépios, santos, galinhas-d'angola e, principalmente, pavões, esculpidos pelas mãos hábeis de cerca de 30 artistas.

Na hora de almoçar, todos os caminhos levam ao distrito de Quiririm, onde uma comunidade italiana mantém os costumes dos imigrantes que chegaram no século 19. Visite o Mercato della Colônia, um galpão com cantinas e estandes de vinhos, massas, queijos e embutidos. Nas ruas ao redor também é grande a oferta de restaurantes da mamma.
Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.