São Francisco Xavier (SP)

  • Cachoeira Pedro David - Muitas Quedasde Água Cachoeira Pedro David - Muitas Quedasde Água
    Enviada por SUELI LOPES
  • Cachoeira Pedro David - Muitas Quedasde Água Cachoeira Pedro David - Muitas Quedasde Água
    Enviada por SUELI LOPES
  • SFX vista da Pedra da Onça SFX vista da Pedra da Onça
    Enviada por Otávio Pedroso Gomes

Porque Ir

Distrito de São José dos Campos, São Francisco Xavier - São Xico para os íntimos - surpreende pelo rico artesanato. Integrante do Circuito das Artes, reúne artistas que trabalham com cerâmica, flores de madeira e máscaras venezianas. A região é famosa ainda pelas atividades de lazer na natureza, pela boa mesa e pelas charmosas pousadas.
O banho de cachoeira é garantido no Pouso do Rochedo, uma propriedade com trilhas que levam a quedas e mirantes 
No quesito compras, vale fazer um roteiro e segui-lo à risca! Comece pelo Atelier de las Máscaras, do artista Carlos Alberto Gaudin, especialista em máscaras venezianas, mitológicas e de teatro. As peças exclusivas são perfeitas para decoração e também para uso pessoal. Já na casa da jornalista Maly Caran, as obras primas vêm do jardim - as plantas são transformadas em cremes, sabonetes e incensos de aromas irresistíveis.

No Manacá da Serra, da artista Camila Giffoni, as peças em cerâmica, que podem ser utilitárias ou decorativas, ganham cores vivas e design estiloso. São luminárias, porta-velas, jogos de chá e café... Enquanto isso, nas mãos da artista Tânia Negrão, folhas de madeira compensada viram flores nativas em alto relevo. Tem hibisco, copo-de-leite, lírio....

A aventura também tem lugar de destaque durante uma visita a São Xico. Para os corajosos, a dica é o aquaride no Rio do Peixe. Trata-se de uma descida pelas corredeiras, deitado de bruços, em um bote inflável. Quem prefere algo mais relax, o Rancho São Xico oferece cavalgadas para iniciantes e cavaleiros experientes. O banho de cachoeira é garantido no Pouso do Rochedo, uma propriedade com trilhas que levam a quedas d´água e mirantes.

Por falar em vistas panorâmicas, os trekkings para a Pedra da Onça e a Toca do Muriqui duram cerca de cinco horas, descortinando belas paisagens de mata Atlântica. Já a caminhada rumo à Monte Verde dura oito hora em meio a riachos e bosques. Para repor as energias, siga para Ô Pastel, onde a delícia é montada e frita na hora!

Quem visitar o distrito em maio encontra mais uma agradável surpresa. É o Festival da Mantiqueira, que tem a literatura como tema. Na programação, palestras, debates e oficinas com escritores consagrados, lançamentos de livros e shows.
Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.