Ivoti (RS)

Colônia japonesa - Flores e muitas cores!

Porque Ir

A cidadezinha a apenas 55 quilômetros de Porto Alegre é conhecida como "a cidade das flores". Mas elas não as únicas a conferir charme à Ivoti. A colonização alemã se faz presente e garante o clima europeu através das construções em enxaimel - casinhas feitas de madeira, tijolo e barro - e do cheiro de cucas fresquinhas que se espalha pelas ruas.
Feira Colonial tem pães, cucas e embutidos fresquinhos
A arquitetura típica é apreciada, em especial, no Núcleo de Casas Enxaimel. São sete residências que foram erguidas pelos imigrantes entre 1826 e 1950. Hoje, restauradas, são abertas à visitação e remetem às habitações originais do início do século 19 através dos móveis, dos utensílios e dos objetos de decoração. 

Uma delas abriga o Museu Municipal Cláudio Oscar Becker, onde estão objetos, documentos e imagens históricas. Em outra construção funciona a Casa do Artesão.

O caminho que leva ao Núcleo de Casas Enxaimel também guarda um atrativo. É a Ponte do Imperador, com 148 metros de comprimento e construída em pedra entre 1857 e 1864 em estilo romano.

Quem puder programar a viagem, vale agendar a visita ao núcleo para o segundo domingo do mês - nesse dia, produtores da região realizam a Feira Colonial no local, comercializando artesanato, produtos agrícolas e o melhor: pães, cucas e embutidos fresquinhos! Durante a semana, a atração é a Feira Agroecológica, que acontece às quartas, na Praça Emancipação, com flores, produtos coloniais e objetos de arte. Em outubro, o núcleo é palco da Festa das Flores, com exposição, venda e muita música.

Para ver de perto o trabalho apresentado nas feirinhas, a dica é percorrer a Rota Colonial Teufelsloch. O passeio pela pela zona rural remete aos primeiros anos da colonização alemã. Entre uma propriedade e outra, é possível degustar um "frustick" - café da manhã - composto por pão, rosca, cuca, bolo, linguiça cozida, mel e nata. Não deixe de visitar a Cachaçaria Weber Haus, com cachaças de diversos sabores e licores, com direito a degustação e acompanhado do processo de fabricação. Já na Vinhos Berwian, o visitante participa de uma verdadeira aula sobre viticultura!

As festas típicas fazem parte do calendário da cidade. Entre as mais animadas está a Kerb, com dança, música, chopp, comidas tradicionais e missa. O evento acontece em janeiro, na Praça Concórdia e, para a divulgação, é usado o Kerbwagen, um caminhão antigo com uma bandinha típica na boleia! Já a Kolonistenfest, em julho, reúne bailes, Jogos Rurais e desfile de tratores e caminhões enfeitados com produtos agrícolas.

A cultura nipônica também marca presença em Ivoti. No Vale das Palmeiras fica a Colônia Japonesa, fundada por imigrantes em 1966. Por lá, o forte é a produção de uvas finas de mesa, caquis, bergamotas, flores, hortaliças e kiwi, além de capim-cidró, lavanda e alecrim.

Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.