Piraí (RJ)

  • Aqua-Arvorismo - Vale a pena fazer. Aqua-Arvorismo - Vale a pena fazer.
    Enviada por Nelson
  • Igreja Matriz Sant'ana Igreja Matriz Sant'ana
    Enviada por geylla sall
  • Reservas naturais - Cidade é repleta de recantos para relaxar Reservas naturais - Cidade é repleta de recantos para relaxar
    Enviada por Rose

Porque Ir

O município de Piraí, integrante do Vale do Café, remete aos tempos áureos das plantações, no século 18. A origem da cidade teve início com as obras da capela de Sant'Anna, em 1772. Hoje, reformada, abriga a principal igreja da cidade.

Lago do Caiçara oferece áreas para piqueniques e praias lacustres
Outra construção remanescente do período dos barões é o Casarão de Arrozal, no distrito de mesmo nome. O prédio imperial guarda muitas histórias, entre elas, as hospedagens de D. Pedro II e sua comitiva em várias ocasiões.

A natureza preservada da região está protegida através dos parques da Mata do Amador e do Lago do Caiçara - este, com áreas para piqueniques e praias lacustres. 

Já o Reservatório de Ribeirão das Lajes, propriedade pertencente à Light S.A, abriga centenas de animais como tatu, capivara, anta, javali e onça pintada, além de espécies variadas de peixes.

No mês de julho, a igreja de Sant'Anna e a Praça da Preguiça tornam-se palco para os espetáculos do Festival do Vale do Café. O evento tem intensa programação musical, com ritmos que vão do clássico ao samba, passando pelo chorinho e bossa-nova. 

Há apresentações também nas praças, igrejas e fazendas das cidades vizinhas, como Barra do Piraí, Valença, Vassouras e Mendes.

Já no final de agosto é a vez do Festival de Música Popular de Piraí, um dos mais antigos e tradicionais do país, movimentar a cidade. Shows com grandes nomes da MPB encerram o evento, que reúne jovens músicos de vários estados. Em outubro, a tilápia é a estrela do Piraí Fest, evento gastronômico que se tornou tradicional na região. Quem visitar a cidade fora da festa, encontra a delícia e outros tipos de pescados de água doce - destaque tbm para a traíra - no Bar do Peixe, no Centro.
Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.