Paraíba do Sul (RJ)

Estado do Rio de Janeiro - Bela estação no centro da Cidade...

Porque Ir

A região é famosa por abrigar diversos hotéis-fazenda - refúgios de cariocas e moradores de Juiz de Fora nos finais de semana e férias de julho. Paraíba do Sul, porém, guarda belas heranças dos tempos de ouro do Ciclo do Café como palacetes e obras públicas que trouxeram progresso às terras dos barões.

Trem da Estrada Real faz passeio turístico até o distrito de Cavaru, a 14 quilômetros

Entre as construções mais festejadas do século 19 está a Ponte da Parahyba. Patrocinada pelo Barão de Mauá, foi feita com peças de treliça que chegam a quase três metros de altura. Também faz parte da história a Estação Ferroviária, inaugurada em 1867 com a presença do Imperador. O prédio antigo foi demolido e o atual leva a assinatura do engenheiro Paulo de Frontin. 

É dali que parte o trem da Estrada Real, que faz passeio turístico até Cavaru, a 14 quilômetros. A viagem inclui desembarques em Werneck e no ponto final. Aproveite para comprar doces caseiros e artesanato.

No Centro da cidade os destaques ficam por conta do Palacete Barão Ribeiro de Sá - atual prédio da Prefeitura - com influência renascentista e quatro fachadas; e do Palácio Tiradentes, construção em estilo neoclássico que funcionou como residência, casa bancária e armazém de café.

Para completar o passeio histórico-cultural, vale esticar até o distrito de Sebolas, onde está o Museu Sacro de Tiradentes. Instalado em uma pequena casa rural, reúne imagens sacras, alfaias, fardas militares e documentos.
Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.