Pouso Alto (MG)

Saltando na hipica do Hotel Serraverde

Porque Ir

Um dos nove municípios que integram o Circuito das Terras Altas da Mantiqueira - onde a altitude média é de 1.200 metros -, a pequena Pouso Alto apresenta as características que fazem da região uma das mais aconchegantes de Minas. O cenário é emoldurado por picos, montanhas cobertas por mata Atlântica e cachoeiras que formam piscinas perfeitas para banhos.
Na zona rural ficam as pousadas, os restaurantes rústicos e as lojinhas repletas de delícias típicas
O descanso é garantido nas pousadas, instaladas na zona rural, onde ficam também os restaurantes rústicos e as lojinhas que oferecem as delícias típicas, como queijos, embutidos e biscoitos de polvilho. Não se preocupe com as calorias - calce um par de tênis e aproveite para fazer uma bela caminhada em meio a trilhas emolduradas por quedas d'água, orquídeas, araucárias e muita tranquilidade.

Considerada a maior reserva natural dos Campos de Altitude em território brasileiro, o Circuito das Terras Altas da Mantiqueira reúne quatro parques florestais - Floresta Nacional de Passa Quatro (IBAMA), Parque Estadual do Papagaio, Área de Preservação Ambiental (APA) da Mantiqueira e o Parque de Itatiaia, este o mais antigo parque nacional do Brasil.

A história de Pouso Alto - a segunda cidade mais antiga de Minas (a primeira é Passa Quatro) - remete ao século 17, quando os Bandeirantes começaram a desbravar a serra e abrir caminhos para o transporte do ouro e das pedras preciosas da região. Considerado um dos pousos preferidos dos Bandeirantes, o vilarejo abrigou desbravadores ilustres como Fernão Dias Paes Leme, o caçador das esmeraldas; Borba Gato e Matias Cardoso.

Também a Princesa Isabel percorreu a região, passando pelo trecho da Estrada Real que corta Pouso Alto e pernoitando na cidade. Em épocas mais recentes, viveram lá o escritor Julio Ribeiro, autor do romance A Carne; e o poeta Manuel Bandeira, que chegou em busca de repouso e reabilitação. Ribeiro Couto, diplomata, poeta e escritor, foi promotor em Pouso Alto por quatro anos, onde escreveu a novela Cabocla, sucesso na TV.
Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.