Dicas de Viajantes

Parque Ibitipoca - Vila Linda e Charmosa
Guia da Cidade Aluguel por Temporada Envie sua dica
Filtrar por categoria
Em destaque
Mais recentes

"Esteja preparado para a aventura."

Enviada por PAOLO PHILIPPE DE ARAUJO XAVIER

em 2021 e achou Excelente!

O Parque Estudual do Ibitipoca é o lugar ideal para os praticantes de ecoturismo. Ontem (28/10/2021) fizemos o circuito Janela do Céu, a mais famosa e também a mais desafiadora trilha do parque. São 16 km de caminhada ao todo e gastamos oito horas para fazer todo o trajeto, fazendo pequenas pausas nas atrações. Não é preciso de guia porque as trilhas são bem definidas e sinalizadas, não tem como se perder. 

Mas é tranquilo o percusso? Definitivamente não! Não existem obstáculos ou subidas que exigem equipamento de escalada por exemplo, mas é um trajeto longo. Os primeiros 4 km são só subida. Depois da Janela do Ceu, é uma sucessão de descidas e subidas em uma trilha bem irregular de pedras, o que requer muita atenção para evitar acidentes. 

Os joelhos e tornozelos vão trabalhar bastante.Para quem não estiver bem de saúde e tiver problemas nas articulações, eu não recomendo esse passeio, é melhor optar pelo Circuito da Águas que é mais tranquilo. 

Dito isso, quem topar o desafio da Janela do Ceu não vai se arrepender, garanto. São muitas cachoeiras, mirantes de tirar o fôlego e um banho nas piscinas naturais vai compensar todo o esforço. A Janela do Ceu faz jus a fama, é espetacular as fotos que se pode tirar ( não vá para beiradinha ou invente muito na pose, a queda é fatal e já aconteceu acidente ali). 

Para encarar a trilha, vale levar bastão de caminhada (ajuda muito!), muita água, lanche leve, protetor solar, chapéu, roupas e calçado adequados. Não espere encontrar um quiosque ou um vendedor de picolé no meio do caminho kkkk. Aliás, o restaurante do parque está fechado aguardando licitação para uma empresa assumir a concessão. Banheiros também só na entrada do parque. Uma vez na trilha, e só você e a natureza. Ela te abraça e te encanta, mas não a substime.

Sobre o distrito de Conceição do Ibitipoca: lugar bem tranquilo, uma vila pacata mas que oferece boas opções de bares e restaurantes. O mesmo digo das pousadas e chalés, ideais para descansar com a família ou curtir dias românticos a dois. 

O acesso entre Lima Duarte e Ibitipoca não é uma maravilha, mas está melhor do que imaginei. Um carro de passeio comum consegue chegar. É preciso ir devagar por causa dos buracos e da largura da estrada, mas com paciência você nem percebe a distância de 27 km.

"Acesso à Vila Conceição do Ibitipoca"

Enviada por Edna Lúcia Cardozo Martin

em 2016 e achou Excelente!

É preciso que as autoridades reconheçam a maravilha que tem em suas mãos e governem. Estive na Vila de Conceição do Ibitipoca, mas não recomendo em dias de chuva... A Vila é lindaaaaa... Aconchegante... O parque maravilhoso... Mas fui numa época de chuva e é assustador, tamanhos trechos de lamaçal... Se não for com a ajuda e apoio dos demais viajantes que se encontram na mesma situação de "atolamento" não se entra ou sai do lugarejo... Venho solicitar apoio de quem conhece a Vila Conceição do Ibitipoca, para que divulgue esta mensagem para que chegue às autoridades competentes em modificar o acesso ao lugarejo... É um ponto turístico maravilhoso, mas quanto ao acesso em tempos de chuva "horrível... Péssimo".

"Ibitipoca - Va Preparado para Andar"

Enviada por eduardo

Foi com a família em 2018 e achou Bom

Estivemos eu e minha familia em julho de 2018, e venho dar meu relato para pessoas iniciantes em caminhada. 

Andei 18 km ao todo, fazendo o percurso da janela do céu, subindo pela primeira entrada, perto da gruta do coelho.

Minha opniao:
a) grutas = nota 8
b) ponte de pedra = nota 9
c) outros pontos do parque ( cruz, etc ) = nota 7
d) janela do céu = nota 6 ( bonito, porem muita caminhada para pouco prazer )

Algumas dicas:
1) Vá preparado para andar (caso você queira ir na janela do céu ou outras trilhas mais longas ), e muita subida, tem que ter MUITA disposição

2) NÃO leve crianças pequenas para as trilhas grandes elas vão sofrer e você também. 

3) Leve água, comida, energético, chocolate, manteiga de cacau para os lábios, protetor solar e lanterna ( de preferencia 1 para cada pessoa)

4) Use um tenis confortável, não leve muita roupa, pois no caminho você vai tirar

5) Se você NÃO esta acostumado a andar e mesmo assim quer ir , suba pelo lado da prainha.

6) Leve um cajado de andarilho, vai ser muito útil

7) Se você tem problemas no joelho, pense 2 vezes antes de ir.

8) Comece a subir as 7:30 para ir na janela do céu, e você deve voltar somente entre 17 e 18 horas, na janela do céu fiquei mais ou menos 1 hora, devo ter ficado ao todo entre 2 a 3 horas parado, o resto foi somente subindo ou descendo, ou seja , fiquei andando 6 horas sem parar.

9) Entre nas grutas, e muito legal, a lanterna serve para isto e para quando você voltar ( caso esteja escuro )

10) Se o tempo tiver ameaça de chuva, nem pense em ir

Reclamação:
a) achei pouco sinalizado, teve horas que segui as pegadas para ter certeza q estava certo.

Boa aventura.

"Ótimas Trilhas"

Guaraci dos Santos Dias

Enviada por Guaraci dos Santos Dias

Foi com amigos em 2015 e achou Muito bom

Subida do Morro da Cruz
Subida do Morro da Cruz Enviada por Guaraci dos Santos Dias
Para quem ama trilhas com paisagens bem diferentes, com grutas e cachoeiras pelo caminho.
Primeira dica: Carro 1.0 e pesado com barracas, malas e 5 pessoas não sobe a serra pra chegar na cidade.

No parque é possível fazer três percursos: Janela do Céu, Pico do Pião e Roteiro das águas.
Como fiquei apenas dois dias escolhi fazer o Roteiro das Águas no primeiro dia. São 5 Km somente na parte baixa do parque, passando por muitas quedas d'água e poços para banho com água cor de ouro devido a grande quantidade de matéria orgânica vegetal. Caminhada tranquila com muitos pontos para tirar excelentes fotos e relaxar nas águas geladas da cachoeira. Ponte de Pedra formando uma gruta é imperdível.

No segundo dia encaramos a maior trilha do parque com 16 km em direção a Janela do Céu. Claro que não são apenas 16 Km pois você quer ver e conferir todas as atrações e anda um pouco mais que isso. A primeira parte é só subida e depois longos trechos de descida, leve bastante água e lanche para passar o dia. O lugar é incrível e com muitas paisagens diferentes, além do visual inesquecível da Janela do Céu. Peguei chuva com tempestade de raios no retorno e a adrenalina foi a mil. Vi muitas famílias com crianças fazendo a trilha tranquilamente.

"Rua do Céu"

Mary Island

Enviada por Mary Island

Foi com amigos em 2013 e achou Excelente!

Pôr do sol na Pousada Poente
Pôr do sol na Pousada Poente Enviada por Mary Island
Estive em Ibitipoca semana passada 18/07/2013, e fiquei na Pousada Poente, adorei, o carinho e a energia maravilhosa da dona da pousada que me deixou com vontade de voltar, e com certeza voltarei . O por do sol é a coisa mais linda visto da varanda dos quartos, imperdível. Se vc quer se sentir bem acolhido, beber água na moringa e saborear um delicioso café da manhã este é o lugar.

"Não deixe de fazer em Ibitipoca."

Evelyn Apolonio

Enviada por Evelyn Apolonio

Foi com amigos em 2012 e achou Excelente!

Caminho das águas
Caminho das águas Enviada por Evelyn Apolonio
No Parq. Est.de Ibitipoca um dos passeios mais bonitos é o ?Caminho das águas?. Esse passeio vc caminha pela parte baixa do parque, conhece cachoeiras linda, e ainda faz altas fotos.

"As belas águas de Ibitipoca!"

Enviada por Erica

Foi com a família em 2015 e achou Excelente!

Demais!
Demais! Enviada por Erica
Na cidade de Ibitipoca, fui até a famosa Cachoeira Janela do Céu! Mais de 16 km de trilha com muita subida, mas que valem a pena cada passo. A primeira etapa da trilha é a mais íngreme. O grande primeiro objetivo é chegar até a lombada, a parte mais alta da trilha, e então iniciar uma pequena descida para subir novamente até a tão esperada cachoeira.

Para essa trilha é recomendado levar muita água e algum lanche, pois a caminhada dura cerca de 6 horas. Eu demorei 7, com paradas para descansar, tirar fotos, beber água e aproveitar a vista e a cachoeira.

E depois de andar e andar e andar... Eu cheguei! Cheguei em cima da primeira das 7 quedas da cachoeira. A vista e a água gelada são de tirar o fôlego! Ahhh, a subida também é de tirar o fôlego! Ou seja, esse passeio é para quem tem fôlego!

Vale a pena explorar os arredores da queda, pois são mais tranquilos, sem muitos turistas. O rio que vai até a queda é belíssimo. A cor da água é dourada devido a grande quantidade de matéria orgânica, o que da todo o chame ao local. A volta teve que ser rápida. Uma tempestade ameaçava cair e nessa hora ninguém quer estar molhado em cima de um morro cheio de pedras. Foi nessa hora que descobri que Ibitipoca significa montanha que estoura, ou seja, caem muitos e muitos raios na região. Todos os dias que estive lá choveu, mas na maioria, a chuva foi no final da tarde. Então novamente a dica é acordar (7h) cedo para aproveitar os passeios.

Para saber mais sobre Ibitipoca, visite meu blog! Conto a minha viagem até esse lugar incrível!
http://floresdooceano.blogspot.com.br/2015/03/carnaval-em-ibitipoca-mg.html

"Janela do Céu."

Enviada por Adilson

Foi com amigos em 2008 e achou Excelente!

Relógio do Sol. Um lugar incrível.
Relógio do Sol. Um lugar incrível. Foto: Lia Budin
Entrar na trilha antes das 9:00 hs, com roupas leves, levar no mínimo 1 litro de água e lanche salgado e doce ( é importante repor sal e açúcar), levar lanterna, a caminhada é longa e pode terminar depois do escurecer. Levar ainda uma capa de chuva e se possível um agasalho. Pelo caminho existem várias cavernas e uma vegetação típica muito bonita. Mas a Janela do Céu é o máximo, e não deixe de entrar no cânion e dar um mergulho nas águas geladas, que existe na entrada da Janela do Céu. A volta pode ser pelo outro lado, desta forma você faz a volta completa em um único dia e deixa o outro para descansar nas cachoeiras.

"Terça á quinta só de sanduba"

Enviada por Jose

Foi com a família em 2014 e achou Excelente!

Maravilhoso lugar
Maravilhoso lugar Enviada por Jose
Estive lá no do dia 2/04 á 06/04/2014. e fiquei na pousada poente. Valeu muito a pena pois, a proprietária é uma verdadeira anfitriã. Mas se for se hospedar de terça feira em diante de preferencia a chalés onde possa cozinhar pois na vila fica tudo fechado ou saia do parque tarde e almoce depois das trilhas lá pelas cinco da tarde pois o rango é bom e não é caro .Outra coisa leve dinheiro pois nem todos os lugares aceitam cartão e em Lima Duarte só tem Bradesco, caixa e banco do brasil e nada de 24hs.
SE gosta de trilhas esse é o lugar.

"Vá preparado para as trilhas"

Enviada por Hugo

Foi a dois em 2018 e achou Muito bom

Cachoeirinha
Cachoeirinha Enviada por Hugo
Estive com minha esposa em Ibitipoca no período de 14 a 17/02/18.
Ficamos na Repousada Chalés (R$ 185,00 a diária). Muito boa e com um café da manhã fenomenal.
A vila é muito acolhedora com vários barzinhos, comércios de queijos e doces e baadulaques. Ficamos mais no Ibitilua que nos finais de semana tem música ao vivo. As refeições para duas pessoas ficam em média R$ 95,00.

Quanto ao passeio no parque. R$ 15,00 a entrada por pessoa e R$ 25,00 para entrar com o carro. Não seja muquirana. Da portaria até a sede do parque e 1.200 metros. Se vc já vai andar pra burro lá dentro, é uma economia que não compensa.

Se vc gosta de fazer caminhada faça todas as trilhas, se não, faça apenas o circuito das aguas que vai dar uns 5kms. I/V e tem vários pontos de atração.
O tão falado circuito Janela do Céu tem 15Kms I/V sendo 4,5kms. apenas de subida com pouquíssimos pontos de atração. As grutas não passam de buracos na rocha. E outra coisa, se vc for visitar no final de semana ou feriados, ao chegar vai ter que entrar em uma fila apenas para tirar fotografia. Neste carnaval a espera foi de 3 horas.

O Circuito do Pião é a mesma coisa, 11Kms. para ver mirantes.
Para ver mirantes há inúmeros lugares no Brasil com um esforço muito menor.
Agora como disse, vc gosta de fazer caminhas longas...manda bala.
Mais dicas

Mais informações e atrações de Ibitipoca

Copyright 2000-2024 Férias Brasil©