Cataguases (MG)

  • Estação Ferroviária - Construções preservadas estão entre as atrações da cidade Estação Ferroviária - Construções preservadas estão entre as atrações da cidade
    Enviada por Emanuel
  • Estação Ferroviária - Hoje funciona o Espaço Cultural Eva Nil e a Sala Humberto Mauro Estação Ferroviária - Hoje funciona o Espaço Cultural Eva Nil e a Sala Humberto Mauro
    Enviada por Emanuel
  • Mural Tiradentes - Réplica do Mural de Tiradentes. Portinari. Mural Tiradentes - Réplica do Mural de Tiradentes. Portinari.
    Enviada por Emanuel
  • Praça Santa Rita - Vista parcial do Santuário da Padroeira da cidade. Santa Rita. Praça Santa Rita - Vista parcial do Santuário da Padroeira da cidade. Santa Rita.
    Enviada por Emanuel
  • Ponte Metálica - Vista Noturna Ponte Metálica - Vista Noturna
    Enviada por Emanuel
  • Vista parcial do Prédio da Prefeitura Vista parcial do Prédio da Prefeitura
    Enviada por Emanuel
  • Colégio Cataguases - Vista parcia do prédio. Um projeto de Oscar Niemeyer . Colégio Cataguases - Vista parcia do prédio. Um projeto de Oscar Niemeyer .
    Enviada por Emanuel

Porque Ir

A cultura sempre esteve presente na história de Cataguases, cidade de médio porte na Zona da Mata Mineira. No rico e preservado conjunto arquitetônico, há casarões do século 19 e construções do período modernista. Esculturas, monumentos e jardins assinados por grandes nomes da arte brasileira enfeitam praças, prédios públicos e casas particulares, conduzindo o turista a uma viagem no tempo.

Tour pelos anos 40 começa com uma visita ao Colégio Cataguases, obra de Oscar Niemeyer

O tour pode começar nos anos 40, com uma visita ao Colégio Cataguases, obra de Oscar Niemeyer - responsável pelo projeto de diversas residências - incrementada com um painel de pastilhas do modernista Paulo Werneck e mobiliário do português Joaquim Tenreiro.

Uma parada na praça de Santa Rita de Cássia revela a igreja Matriz, ornamentada com um belo painel da pintora Djanira. Para voltar a períodos mais remotos, siga em direção ao Paço Municipal (1900), ao Museu da Eletricidade (1914),  ao Grande Hotel (1893) e ao Museu Chácara Dona Catarina (1888), com exposições de artes plásticas e concertos musicais.

A cidade foi também um dos berços do cinema brasileiro e serviu de cenário para os primeiros filmes do cineasta Humberto Mauro. O diretor dá nome a um centro cultural voltado para a fotografia, o teatro e as novas mídias digitais.
Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.