Na casa de Vinícius de Moraes

Centro de memória ocupa restaurante no antigo lar do poeta, em Salvador
04 de Outubro de 2016

Violão e fotos do casal enfeitam as paredes Violão e fotos do casal enfeitam as paredes (foto: Tatiana Azeviche)

Misto de restaurante e centro de memória, a Casa Di Vina ocupa a antiga residência do poeta Vinícius de Moraes e da ex-esposa Gessy Gesse, em Itapuã. Erguido nos anos 70, o belo projeto leva a assinatura dos arquitetos baianos Jamison Pedra e Sílvio Robatto. 

O restaurante, que abriu as portas em 2015, manteve a estrutura original da morada e ganhou ainda mais charme com os objetos pessoais cedidos por Gessy. A sala de estar do casal, por exemplo, é decorada com o violão e a máquina de escrever do compositor, onde repousa a letra original de “Tarde em Itapuã”. Na parede que dá acesso ao restaurante, fotos e objetos que revelam o interesse de Vinícius pelo candomblé

A suíte principal também guarda lembranças do poeta, como a banheira com as louças da época, estrategicamente voltada para o mar de Itapuã, e o banheiro de azulejos pintados pelo artista Udo Knoff, em 1975. Udo também é o responsável pela piscina da casa, em formato de ameba, piso de mosaico e pedra portuguesa. O nome do restaurante foi inspirado no apelido que Vinícius ganhou dos amigos “Vina” – logo, “Casa de Vina”. 

Para acompanhar a bela história da residência, a cozinha capricha nos sabores, aromas e lembranças – algumas receitas levam a assinatura da própria Gessy e faziam parte do cardápio do casal, entre eles, “Frango a Gesse e Vina” e o drink “Tarde em Itapuã”. Comandado pelo chef italiano Stefano Bof e pela chef baiana Maria das Graças dos Santos, o restaurante desenvolveu receitas próprias inspiradas na culinária mediterrânea, sempre incrementadas com os peixes e frutos do mar do litoral baiano. 

O memorial é aberto ao público diariamente, a partir das 12h. Depois da visita ou antes do almoço, fica a dica: escolha uma mesinha no bonito jardim e vá de “Tarde em Itapuã”, drink preferido do casal, à base de sorvete de coco verde e vodca. Pura poesia! 

Fotos
Tatiana Azeviche - Bahiatursa

Planeje sua ida para Salvador

Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©