Museu da Fotografia Fortaleza (CE)

Inaugurado em março, espaço reúne um dos maiores acervos de fotos do Brasil
28 de Março de 2017

Mostras temporárias e permanentes são as atrações Mostras temporárias e permanentes são as atrações (foto: Celso Oliveira)

Além das belas praias, da boa mesa, do forró e do Dragão do Mar, Fortaleza tem mais um atrativo cultural e turístico: o Museu da Fotografia, instalado no bairro Varjota. O espaço reúne mais de 400 obras que abrangem dois séculos de história da fotografia nacional e estrangeira, clicadas pelos maiores expoentes da arte no Brasil e no mundo como Henri Cartier-Bresson, Steve McCurry, Cindy Sherman, Sebastião Salgado e Evandro Teixeira.

As imagens pertencem a um dos mais ricos acervos fotográficos do país, a Coleção Paula e Silvio Frota, com mais de duas mil fotos.

Um dos destaques da coleção é a icônica "Menina afegã", que tem apenas 25 originais espalhados pelo mundo. A garota foi capa da revista National Geographic em 1985, após ser registrada por McCurry. Ela perdeu os pais durante a invasão soviética ao Afeganistão.

O primeiro andar do prédio é ocupado por exposições temporárias. Nos outros dois andares, o visitante encontra exposições permanentes, sendo o último piso dedicado às imagens do Norte e Nordeste brasileiros. O espaço, de 2.500 metros quadrados, conta também com auditório para palestras e oficinas, livraria temática e café.

Museu da Fotografia Fortaleza fica na Rua Frederico Borges, 545 - Varjota. Visitação: de quarta a domingo, das 12h às 17h.

Fotos
Celso Oliveira
Steve McCurry / Divulgação (Menina Afegã) 


Planeje sua ida para Fortaleza

Descubra um destino
Veja mais ideias de viagens
Copyright 2000-2024 Férias Brasil©