Parque Nacional do Pau-Brasil (BA)

Parque Nacional do Pau-Brasil (BA)

Entre as atrações, árvores que deram nome aos país

23 de Março de 2017

Aberto no fim do ano passado, o parque fica na bela Costa do Descobrimento – próximo à Porto Seguro, Arraial d ´Ajuda e Trancoso. 

Entre os atrativos espalhados por seus 19 mil hectares de mata Atlântica estão seis trilhas sinalizadas para adeptos do trekking, ciclistas e cadeirantes, além de áreas para piquenique, mirantes, cachoeira e o “Refúgio do pau-brasil” - área que reúne árvores de até 800 anos de idade ao lado de um berçário de pau-brasil.

Por lá, aliás, está a maior população da árvore que deu nome ao país. A biodiversidade, porém, é gigantesca: a área protege mais de dez mil espécies da fauna e flora da mata Atlântica, algumas endêmicas (só existem no local), além de importantes recursos hídricos.

Para conhecer o parque é preciso fazer agendamento por e mail. Além da área de preservação, vale a pena conhecer também o povoado de Vale Verde, onde fica a sede do parque. Fundado em 1536, foi um dos primeiros aldeamentos jesuítas do Brasil e ainda hoje preserva boa parte de sua história. 

Antiga estrada Arraial D'Ajuda-Itabela Km 7 - distrito de Vale Verde
Tel: (73) 3281-0805
E-mail para agendamento: parnadopaubrasil@gmail.com

Fotos
Acervo Icmbio (pau-brasil)
Luciano Candisani (mirante)
Thiago Haussig (ponte)

Veja também: Descobrindo Porto Seguro


Gracie Croce

Jornalista, adora viajar e descobrir novos lugares. O que não impede de voltar àqueles por onde andou...

Outras Postagens
Ver Mais Postagens
+ Ideias de Viagens
Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.