Parque do Itatiaia - 80 anos!

Parque do Itatiaia - 80 anos!

Exposição fotográfica abre as comemorações

19 de Janeiro de 2017

O Parque Nacional do Itatiaia (RJ), primeira reserva criada no Brasil, completa 80 anos no dia 14 de junho, mas as comemorações já começaram! Em cartaz no Centro de Visitantes, a mostra fotográfica "A alma do Mato", que enfoca os mamíferos da unidade de conservação como tatu, queixada, tamanduá, muriqui, jaguatirica, onça parda...

São 22 fotos do fotógrafo Christian Spencer e do engenheiro ambiental Marcelo Motta que retratam imagens inéditas. Tudo impresso em preto e branco, numa iniciativa que demandou tempo e paciência para sair do papel. A exposição é fruto de um ano de trabalho. Durante o período, os idealizadores do projeto espalharam “armadilhas fotográficas” pela mata, com sensores que identificam a presença dos animais. 

O equipamento utilizado não é só para registro, mas específico para imagens artísticas, que valorizam todo o ambiente em volta. As câmeras estacionárias foram colocadas em locais isolados na floresta, sem que houvesse qualquer artifício para atrair ou induzir a presença dos animais fotografados.

Segundo os autores, o registro desses raros mamíferos, muitos deles em perigo de extinção, mostra a diversidade da fauna que ainda povoa as matas da Serra da Mantiqueira, protegidas pelo parque. As fotos revelam os animais em seu habitat natural, em instantes de rara beleza. As cenas capturam o quanto ainda se esconde neste pedaço de Mata Atlântica.

A exposição tem como objetivo despertar o espírito contemplativo no visitante, fazendo-o sentir que animais desses portes ainda vivem na região. “É um convite à sensação de andar na floresta e sentir essa presença, a alma do mato”, reforçam os idealizadores.

Fotos
Christian Spencer & Marcelo Motta

Veja também: Descobrindo Itatiaia


Gracie Croce

Jornalista, adora viajar e descobrir novos lugares. O que não impede de voltar àqueles por onde andou...

Outras Postagens
Ver Mais Postagens
+ Ideias de Viagens
Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.