Juazeiro (BA)

  • Vinícolas - Passeios guiados levam a parreirais carregados Vinícolas - Passeios guiados levam a parreirais carregados
    Enviada por Jota Freitas - Bahiatursa
  • Rio São Francisco, Itamotinga - Eu, no Velho Chico Rio São Francisco, Itamotinga - Eu, no Velho Chico
    Enviada por RAIMUNDO ARAUJO
  • Balneários e Ilha do Rodeador às margens do São Francisco - Travessia de Barco Balneários e Ilha do Rodeador às margens do São Francisco - Travessia de Barco
    Enviada por SGA
  • Juazeiro do Norte - Flores de muitas cores Juazeiro do Norte - Flores de muitas cores
    Enviada por Gleice Englis
  • Juazeiro do Norte - Na Igreja de juazero Juazeiro do Norte - Na Igreja de juazero
    Enviada por Gleice Englis

Porque Ir

Agitado que só, o centrinho histórico de Juazeiro tem ruas estreitas, construções antigas, barulho e o melhor: feiras livres repletas de frutas variadas e de sabores para lá de doces. Os cestos e caixotes, porém, dividem a atenção com outra particularidade da região - a carne de bode, encontrada em muitas barraquinhas.

Na Fazenda Ouro Verde, o programa de enoturismo inclui harmonização de vinhos com carne de bode

A estrela da culinária regional pode ser degustada também nas vinícolas dos arredores - sim, o solo fértil por conta da proximidade com o rio São Francisco permite a plantação de uvas em pleno sertão Nordestino. Na Fazenda Ouro Verde, o programa de enoturismo inclui harmonização de vinhos com a carne do caprino em uma combinação perfeita. A fazenda oferece ainda um passeio guiado por enólogos que levam aos parreirais e às áreas de produção, terminando numa lojinha de onde é impossível sair de mãos vazias. O tour dura cerca de uma hora e meia. 

A visita à fazenda pode ser ainda mais exótica: através do Vapor do Vinho, uma embarcação típica da região que permite ao visitante subir à eclusa do Lago Sobradinho e apreciar toda a beleza do Vale do São Francisco ao som de música regional. O passeio pela vinícola acontece logo depois.

Além de irrigar o solo, o Velho Chico vira praia em Juazeiro. Na orla, barzinhos capricham nos pratos típicos, nos peixes e também nas caixas de som, de onde saem axé e forró. Petrolina não tem praia, mas as águas do rio garantem o lazer. 

Caso prefira manter os pés em terra firme, siga para o Museu Regional do São Francisco. Uma bela reforma deixou o prédio de 1925 novinho em folha. Além de um novo acervo formado por documentos, fotos, móveis, roupas e peças dos barcos a vapor que navegavam pelo rio São Francisco, o espaço ganhou biblioteca, lanchonete e loja.

Copyright 2000-2017 Férias Brasil© Todos os direitos reservados.